PR Newswire Brasil
Scotia Group e RAND Europe organizam sessão histórica de enquadramento sobre “Financiamento Internacional e Diplomacia Energética” para a Assembleia Geral das Nações Unidas
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de setembro de 2023
PR NEWSWIRE
LONDRES, 22 de setembro de 2023 /PRNewswire/ — Uma sessão consultiva de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) sobre financiamento internacional e diplomacia de transição energética, que reuniu ex-chefes de estado e de governo, especialistas da RAND Corporation e membros do Scotia Group, foi convocada em 18 de setembro de 2023 pelo professor Malik Al Dahlan, especialista em mediação internacional e direito energético.
A Missão Permanente de Antígua e Barbuda, em conjunto com a Aliança dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (AOSIS) e com o Scotia Group (fundado por Al Dahlan em 2021 para apoiar informalmente a 26ª cúpula da COP) organizou a reunião lateral da 78ª Assembleia Geral da ONU sobre esta importante questão.
Durante o evento, foi feita uma Chamada à Ação que defende uma mudança radical na forma como o financiamento climático é arrecadado e implementado. A RAND Corporation e o Scotia Group anunciaram um “Roteiro para uma Transição Energética Global”, que introduz novas ferramentas financeiras e jurídicas para promover os investimentos ecológicos de que os pequenos estados insulares em desenvolvimento tanto precisam, em colaboração com o Escritório de Serviços de Projetos das Nações Unidas (UNOPS) e com membros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) e da MERCOSUL.
O evento revelou quatro propostas específicas:
Fundo Global de Transição Energética: Parcialmente financiado por 2,5% das vendas de hidrocarbonetos no mundo islâmico (valor reservado como uma contribuição ‘zakat’) para permitir que os países intensifiquem seus esforços de mitigação e concluam o processo de transição energética até 2050, com o apoio do Paraguai e do Brasil.
Plataforma Eletrônica para Títulos Verdes (‘Bolsa de Zero Emissões Líquidas’): Permitir que compradores e vendedores interajam e façam lances regularmente uns contra os outros para assim precificar novos Títulos de Cupons Verdes. Além de melhorar a eficiência e a disponibilidade dos dados, a plataforma democratizará o mercado global de dívida verde.
Planta de Demonstração de Hidrogênio Verde em Escala Mundial: Construída na Arábia Saudita para demonstrar a rentabilidade da produção de hidrogênio verde e de combustíveis verdes ou hipocarbônicos relacionados. A planta também facilitará a criação do primeiro centro de negociação de combustíveis de hidrogênio verde na região do CCG.
Acelerar o processo de transição energética por meio de uma moeda digital para a descarbonização, emitida por bancos centrais (MDBC): Desenvolver um novo sistema de preços para o carbono e explorar o potencial de uma nova moeda digital para ajudar os estados a melhorar a sustentabilidade de sua dívida. As novas tecnologias, em particular, podem permitir uma avaliação mais precisa dos ativos naturais que poderão desempenhar um papel importante no gerenciamento e reestruturação das dívidas soberanas.
O professor Malik Al Dahlan, fundador do Grupo Scotia, disse:
“Precisamos urgentemente de um Plano Marshall para a Descarbonização. A Península Arábica, que contribuiu com seus recursos naturais para garantir a segurança energética do mundo desenvolvido no século XX, tem agora, no século XXI, a oportunidade de liderar uma revolução energética sustentável nos países em desenvolvimento”.
Jorge Moreira da Silva, secretário-geral adjunto da ONU e diretor executivo da UNOPS, disse:
“A UNOPS está muito orgulhosa de participar desta parceria”.
O evento da AGNU teve os seguintes palestrantes: Silveria Jacobs, primeira-ministra de St. Martin; Aubrey Webson, embaixadora e representante permanente de Antígua e Barbuda junto às Nações Unidas; e o Dr. Qiang Liu, diretor da Divisão de Economia Energética da Academia Chinesa de Ciências Sociais.
Participaram do evento da AGNU as seguintes delegações: Antígua e Barbuda, St. Maarten, Vanuatu, Trinidad e Tobago, Nova Zelândia, Reino Unido, Países Baixos, Estados Unidos da América, México, União Europeia, Afeganistão, União Africana, Conselho de Cooperação do Golfo, Banco de Desenvolvimento das Nações Unidas e Banco de Desenvolvimento do Caribe.
O “Roteiro para uma Transição Energética Global” será agora analisado pelos estados membros da ONU, bem como pela AOSIS e pela UNOPS, e uma versão final será publicada no site da RAND Europe em 2 de outubro de 2023.
Notas aos Editores
- O vídeo completo do Evento da AGNU está disponível no canal de TV da Nações Unidas – aqui.
- O discurso do professor Malik Al Dahlan está disponível aqui.
- Para obter mais informações sobre o Grupo Scotia, seus membros e as sessões do ‘Diálogo Majlis Sobre o Clima’ (realizadas desde 2021), clique aqui.
Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/2216400/Scotia_Group_Logo.jpg
FONTE The Scotia Group
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Brasil Compromisso filantrópico de US$ 25 milhões de C.K. McWhorter: um legado visionário
11 de janeiro de 2024PR NEWSWIRE NOVA YORK, 11 de janeiro de 2024 /PRNewswire/ — McWhorter continua sua abordagem visionária para enfrentar os desafios de hoje e do futuro. Em um mundo onde a tecnologia e as
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil Ligação Shenzhen-Zhongshan: A SANY participa de outro feito importante na infraestrutura da China
11 de julho de 2024Em 30 de junho de 2024, sete anos depois da abertura ao tráfego da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, o Delta do Rio das Pérolas, na China, comemorou outro feito importante: a ligação
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil PR NEWSWIRE – BRASIL :: ZTE apoia a Ncell para completar a manutenção preventiva da rede no acampamento base do Everest
30 de novembro de 2020ZTE apoia a Ncell para completar a manutenção preventiva da rede no acampamento base do Everest PR Newswire SHENZHEN, China, 30 de novembro de 2020 SHENZHEN, China, 30 de novembro de 2020
Saiba Mais