Agência 99
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 20 de setembro de 2023
Com mais de 15 anos de experiência navegando por um conjunto de cargos de gestão e liderança de equipes multidisciplinares, Thiago Hipolito é formado em Economia e tem ampla experiência em planejamento estratégico, implantação e execução de estratégias.
Atualmente ele é o diretor sênior de inovação em mobilidade da 99 e líder do DriverLAB, um centro de inovações 100% focado nos motoristas parceiros.
Entre as iniciativas relacionadas, a Aliança pela Mobilidade Sustentável, ação que busca reunir grandes empresas para desenvolver a infraestrutura necessária para a eletrificação da frota brasileira.
Em entrevista para a Agência 99, Thiago Hipolito apresenta informações importantes sobre este tema. “Os aplicativos vão liderar a eletrificação por dois fatores: a alta rodagem e previsibilidade das áreas de deslocamento; e a utilização do veículo majoritariamente nos centros urbanos, permitindo a otimização do uso em relação aos pontos de recarga”.
Assim como aconteceu em diversos outros setores, a tecnologia mudou a forma como as pessoas se locomovem. Olhando para isso, atualmente tem se discutido muito a relação entre mobilidade e sustentabilidade. Nesse contexto, é possível afirmar que os veículos elétricos realmente são o futuro para o transporte?
Para viabilizar o uso de elétricos e híbridos no país, a partir do transporte por aplicativo, em abril de 2022 a 99 criou a Aliança pela Mobilidade Sustentável surgiu em abril, com o objetivo de discutir e implementar ações que promovam a infraestrutura necessária para a eletrificação da frota brasileira, incluindo ações como contribuição para a criação de estações públicas de recarga, diminuição de barreiras para aquisição de veículos eletrificados e facilitar a locação entre motoristas de aplicativo.
Liderada pela 99, a Aliança reúne outras 12 empresas aliadas, como Banco Santander , Banco BV , BYD, CAOA Chery, Movida, Unidas, Raízen, Enel X Way, EzVolt, Tupinambá Energia e Zletric e alcançou 251 toneladas de CO2 foram evitados de serem lançados na atmosfera graças ao trabalho feito pela Aliança.
Tem sido uma experiência muito bem-sucedida. Até julho deste ano, por exemplo, foram mais de 200 mil viagens realizadas, 251 toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidos na atmosfera e cerca de 1.000 carros eletrificados rodando, com mais de 330 mil passageiros impactados.
Importante destacar que a 99 é uma empresa que usa a tecnologia para transformar a mobilidade do Brasil. Conectamos pessoas em mais de 3.300 cidades – em quatro e duas rodas – um milhão de motoristas parceiros ativos. Sabendo da nossa capacidade de capilaridade, acreditamos que o futuro da mobilidade será elétrico.
A 99 acredita que poderá mudar a forma como está a mobilidade das grandes cidades em relação ao uso de combustíveis fósseis e etanol?
Apostamos na união e na parceria que esta Aliança oferece como a plataforma para realizar uma transformação a médio e longo prazos. Neste estágio incipiente do desenvolvimento da indústria de VEs no Brasil, será necessária uma grande quantidade de capital para construir uma capacidade de produção, infraestrutura e incentivos financeiros para impulsionar a adoção. Trabalharemos com fundos de investimento verde, governo e entidades privadas para trazer capital inicial para catalisar a adoção de uma frota eletrificada no Brasil.
O que os carros elétricos representam atualmente para o transporte por aplicativo? Como está a atual situação no Brasil? O que já avançou e quais os desafios que ainda necessitam ser superados?
A gente acredita que os aplicativos serão a porta de entrada dos veículos eletrificados no Brasil. Segundo uma pesquisa da McKinsey, divulgada em outubro do ano passado, até 2040, 85% da frota de veículos por aplicativo deve ser elétrica, número quatro vezes superior ao estimado para os carros de uso pessoal (21%).
Os aplicativos vão liderar a eletrificação por dois fatores: a alta rodagem e previsibilidade das áreas de deslocamento; e a utilização do veículo majoritariamente nos centros urbanos, permitindo a otimização do uso em relação aos pontos de recarga.
A eletrificação dos veículos por aplicativo gera uma relação de ganha-ganha para todo o ecossistema. Ganha o motorista, que tem uma economia de até 80% nos custos com combustível; ganha o passageiro com uma viagem mais confortável; e ganha a sociedade com veículos mais sustentáveis e com menor emissão de CO2.
O valor dos carros elétricos ainda é proibitivo para a maioria dos motoristas de aplicativo. Como mudar essa realidade?
A popularização dos veículos elétricos passa, necessariamente, pela redução dos custos. Por isso, estamos buscando engajamento com parceiros da indústria. A ideia é unir a indústria – incluindo setores de abastecimento, manufatura, locação e transporte por aplicativo – para combinar especialidades de diferentes mercados e alavancar o desenvolvimento de todo o ecossistema. Por exemplo, assim como os motoristas de aplicativo dependem das montadoras e locadoras para conseguir veículos, os automóveis dependem de combustível – é um ciclo.
O aplicativo da 99 tem um milhão de motoristas parceiros em atuação e fornece grande escala para incentivar a demanda por carros elétricos e negociar melhores margens de custos de produção: a gente é capaz de girar toda a indústria e favorecer o consumidor, seja ele condutor de app ou não.
O que esperar para a mobilidade nos próximos anos? É possível projetar algum cenário para o futuro?
Acreditamos que o caminho da eletrificação no Brasil será colaborativo. Por isso, investimos no modelo Aliança. Desenvolver a mobilidade sustentável no Brasil e na América Latina é um caminho longo e impossível de ser traçado sozinho. Nenhum player isolado é capaz de promover as mudanças necessárias sozinho, por isso a Aliança pela Mobilidade Sustentável propõe a integração de diversas marcas em uma grande rede com vista para o futuro do país, com objetivo de reduzir a emissão de CO2 nos grandes centros urbanos, e com uma vida melhor para todos.
Com investimentos cruzados na iniciativa, e dentro da área de expertise de cada companhia, seremos capazes de impulsionar a demanda pelos EVs no país. A ideia é unir a indústria – incluindo setores de abastecimento, manufatura, locação e transporte por aplicativo – para combinar especialidades de diferentes mercados e alavancar o desenvolvimento de todo o ecossistema.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da 99 Tecnologia Ltda
Leia também
-
Agência 99 Conheça os impactos do transporte por app em cada região do Brasil
19 de agosto de 2021Por Agência 99 Mais de 331 mil postos de trabalho foram gerados de forma direta e indireta no Brasil, resultando em um acréscimo de R$ 15,1 bilhões à economia nacional. Os
Saiba Mais -
Agência 99 Vibra chega à Aliança pela Mobilidade Sustentável
22 de setembro de 2023desenvolvimento da infraestrutura de carregamento elétrico no Brasil. Entendemos que o impulsionamento para o crescimento dos pontos de carregamento são um fator fundamental na democratização do
Saiba Mais -
Agência 99 Rio de Janeiro também tem boas atrações no inverno
11 de julho de 2023Durante o inverno, o Rio de Janeiro revela um encanto especial, que vai além das praias. Apesar das temperaturas mais baixas, a cidade oferece uma variedade de opções de passeios para aproveitar
Saiba Mais