PR Newswire Brasil
CGTN: China e Cuba se unem para construir comunidade com futuro compartilhado para a humanidade
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 20 de setembro de 2023
PR NEWSWIRE
A China e outros países em desenvolvimento estão trabalhando lado a lado para promover o desenvolvimento adicional da cooperação Sul-Sul.
Após participar da cúpula do G77 mais China, Li Xi, membro do Comitê Permanente do Departamento Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), fez uma visita oficial a Cuba de sábado a segunda-feira e se reuniu com uma série de líderes cubanos, prometendo aprofundar a cooperação prática em várias áreas e apoio mútuo em questões relacionadas aos interesses centrais de ambos os países.
Profunda amizade entre a China e Cuba com sólido apoio mútuo.
Cuba foi o primeiro país do hemisfério ocidental a estabelecer relações diplomáticas com a China.
Ao visitar Raul Castro, o líder da revolução socialista de Cuba, Li, também secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do PCC, disse que a amizade tradicional entre a China e Cuba foi forjada e cuidadosamente cultivada pela geração mais antiga de líderes dos dois países.
Em 2022, o primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e o presidente cubano Miguel Diaz-Canel fizeram uma visita estatal à China, e os dois lados publicaram uma declaração conjunta sobre o aprofundamento das relações entre a China e Cuba na nova era.
“A China está pronta para promover o desenvolvimento do partido e da causa socialista”, disse Li durante uma reunião com Díaz-Canel.
No âmbito da construção conjunta da Iniciativa Cinturão e Rota, a China e Cuba aprofundaram intercâmbios e expandiram a cooperação prática em áreas como energia, agricultura, biomedicina, ciência e tecnologia, educação e cultura ao longo dos anos, trazendo benefícios tangíveis aos dois povos.
Durante a pandemia da COVID-19, os dois países priorizaram a segurança da vida das pessoas e realizaram uma cooperação antipandemia frutífera. Quando a situação da pandemia em Cuba se tornou grave, a China forneceu suprimentos urgentemente necessários, como respiradores, oxigenadores, alimentos e medicamentos.
Agradecendo à China por sua assistência ao desenvolvimento econômico e social de Cuba e apoio firme à luta justa do povo cubano contra o bloqueio e sanções unilaterais, Díaz-Canel prometeu manter intercâmbios amigáveis com o PCC e promover a cooperação prática.
Durante a reunião com Roberto Morales Ojeda, membro do Bureau Político e secretário de organização do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, os dois lados concordaram em fortalecer a confiança política mútua e a coordenação estratégica e aprofundar a cooperação prática em várias áreas. Também concordaram em fortalecer os intercâmbios e o aprendizado mútuo em matérias de governança, o compartilhamento de experiências e cooperação na gestão do partido e a luta contra a corrupção.
Os dois lados também testemunharam a assinatura de um memorando de entendimento sobre cooperação entre a Comissão Nacional de Supervisão da China e o escritório do Superintendente General de Cuba.
Avançar a cooperação Sul-Sul para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade
Como membro da família do Sul Global, a China tem fortalecido ativamente a cooperação Sul-Sul e contribuído para o desenvolvimento comum dos países em desenvolvimento.
A China forneceu assistência ao desenvolvimento para mais de 160 países, trabalhou com mais de 150 países na construção conjunta da Iniciativa Cinturão e Rota e promoveu a cooperação na Iniciativa de Desenvolvimento Global (GDI, da expressão inglesa “Global Development Initiative”) com mais de 100 países e organizações internacionais.
Entretanto, a China criou um Fundo Global de Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul com um financiamento total de 4 bilhões de dólares.
“O fundo fornece assistência incondicional ao desenvolvimento a uma série de países em desenvolvimento, sem interferência nos assuntos internos desses países, desempenhando um papel importante no estabelecimento de uma nova ordem econômica e social internacional mais equitativa e justa”, disse o embaixador cubano na China, Alberto J. Blanco. Silva.
“A China tem apoiado firmemente as nações do Sul Global e protegido efetivamente os interesses comuns dos países em desenvolvimento”, disse Diaz-Canel a Li.
Pedindo esforços conjuntos para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, Li disse que a China está disposta a trabalhar com Cuba para promover a implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, da Iniciativa de Segurança Global e da Iniciativa de Civilização Global.
FONTE CGTN
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Brasil Snapdragon Chemistry, uma empresa da Cambrex, é reconhecida com o CPhI Pharma Award por desenvolvimento de API
25 de outubro de 2023PR NEWSWIRE EAST RUTHERFORD, Nova Jersey, 25 de outubro de 2023 /PRNewswire/ — A Cambrex, uma organização líder global em desenvolvimento e fabricação por contrato (CDMO), anunciou hoje
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil Xinhua Silk Road: Distrito de Yubei em Chongqing, na China, aumenta esforços para completar cadeias industriais e impulsionar investimentos
21 de março de 2023PR NEWSWIRE Xinhua Silk Road: Distrito de Yubei em Chongqing, na China, aumenta esforços para completar cadeias industriais e impulsionar investimentos PR Newswire PEQUIM, 21 de março de 2023
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil Koura apresentará refrigerantes de última geração na Chillventa 2022
12 de outubro de 2022PR NEWSWIRE Koura apresentará refrigerantes de última geração na Chillventa 2022 PR Newswire NUREMBURG, Alemanha, 12 de outubro de 2022 Novos produtos inovadores têm um papel crucial na
Saiba Mais