PR Newswire Economia
Com inovação e sustentabilidade, Youcom cresce 40 vezes sua receita em dez anos
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 8 de setembro de 2023
PR NEWSWIRE
Marca de lifestyle jovem da Lojas Renner S.A., que comemora 10º aniversário em 2023, multiplicou por oito o número de lojas físicas no mesmo período e vê potencial de nova rodada de expansão nos próximos cinco anos
PORTO ALEGRE, Brasil, 8 de setembro de 2023 /PRNewswire/ — Conectada com as principais tendências de moda, as novas tecnologias e as melhores práticas de sustentabilidade para proporcionar experiências cada vez mais encantadoras a seus 1,3 milhão de clientes ativos, a Youcom, marca de lifestyle jovem da Lojas Renner S.A., comemora 10 anos em 2023 como um dos principais players do segmento do país. Neste período, enquanto ampliou em quase oito vezes o número de lojas, a varejista multiplicou por 40 a sua receita líquida anual até 2022.
A rede fechou o ano passado com vendas líquidas recordes de R$ 406 milhões ante os R$ 10,1 milhões apurados em 2013, em valores nominais. Já o número de unidades em operação subiu de 15 em dezembro de 2013 para 115 no encerramento do primeiro semestre deste ano.
“Esta evolução consistente deve-se ao sólido posicionamento construído pela Youcom nesta primeira década de atuação. Hoje, somos referência no Brasil em moda e lifestyle jovem, no desenvolvimento de produtos social e ambientalmente responsáveis e no uso de dados e tecnologia para oferecer uma jornada de compras omnicanal completa e encantadora para fidelizar cada vez mais os nossos consumidores”, diz o diretor da marca, Cláudio Barone.
Aceleração omnicanal – Ao longo dos últimos anos a varejista ampliou os canais de venda e aprimorou os serviços de entrega para reforçar o relacionamento com os clientes por meio da integração total entre os ambientes offline e online. Além das lojas físicas, a Youcom dispõe de aplicativo próprio, de e-commerce e está presente no marketplace Alameda Renner.
Outras facilidades são a venda por WhatsApp, a aquisição, nas unidades físicas, de itens do e-commerce com entrega no endereço do cliente (Showrooming), a compra no site com retirada em loja (Pick Up Store) e o Youcom na Sua Casa, serviço de envio de malas aos consumidores mais assíduos com peças selecionadas com auxílio de inteligência artificial segundo o perfil de consumo de cada um. Há ainda programa de Social Selling, com a participação de influenciadores afiliados que promovem produtos mediante comissão sobre as receitas geradas.
Integrada a essas soluções, a qualificação do sistema logístico proporcionada pela migração gradual dos estoques da Youcom para o centro de distribuição da Lojas Renner S.A., inaugurado no ano passado em Cabreúva (SP), também contribui para a melhoria constante da experiência de compra dos consumidores. Na grande São Paulo e na região metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, 85% das vendas online já são entregues em até dois dias úteis. Em nível nacional, o tempo médio para entregas no mesmo dia ou dia seguinte, ultrapassa 63%.
Potencial de expansão – Depois de inaugurar 11 unidades em 2022 com investimentos de R$ 14 milhões e expandir a presença principalmente na região Nordeste, nos Estados do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, o plano da Youcom para este ano e abrir até 15 pontos de venda, com foco em novos mercados como Paraíba, Piauí e Acre. Quatro deles já entraram em operação no primeiro semestre, em Bauru (SP), Niterói (RJ), Teresina (PI) e Rio Branco (AC).
Para os próximos cinco anos, a marca vê potencial para até dobrar o número de lojas e triplicar o patamar atual de faturamento. Além da evolução do modelo e da produtividade do negócio, a avaliação leva em conta projeções como a apresentada na edição do ano passado do Interactive Retail Show, em São Paulo, de que daqui a sete anos metade da população brasileira fará parte das gerações Z e Alpha, que nasceram a partir de 1997 e de 2010, respectivamente, e formam a maior parte do público-alvo da Youcom.
Youcom Change – Alinhada ao conceito “destination jeans”, com produtos desde os mais básicos até as tendências mais atuais, a marca tem sua identificação própria de moda responsável, chamada Youcom Change, que reúne todas as suas ações de sustentabilidade. Atualmente, 100% das suas peças em jeans possuem algum atributo mais sustentável, como menor consumo de água no processo produtivo e uso de algodão certificado e rastreável, cultivado com técnicas voltadas à preservação e à recuperação do solo e da biodiversidade, e ao sequestro de gases de efeito estufa nas áreas de plantio.
Em 2020 a varejista lançou a primeira calça circular pós-consumo do Brasil, confeccionada a partir da reciclagem de roupas doadas pelos clientes e, recentemente, desenvolveu coleções cápsula em jeans de pré e pós-consumo, produzidas a partir da reciclagem dos resíduos de corte gerados na confecção (pré) e de peças sem condições de uso, reforçando seu compromisso com a moda circular. Atualmente, todas as lojas da Youcom contam com a coleta permanente de peças jeans. O objetivo é dar um destino novo às roupas doadas pelos consumidores. Em 2022, a marca criou, ainda, sua primeira linha de jeans digital, desenvolvida com uso de computação gráfica tridimensional (3D), que permite a redução no volume de amostras físicas produzidas.
Internamente, as ações de responsabilidade social incluem o estímulo à diversidade das equipes e hoje mais de 70% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, enquanto 42% do total de 800 colaboradores de autodeclaram LGBTQIAPN+.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2203696/FabianoPanizzi_20230327_01_0050.jpg
FONTE Youcom
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia Crescimento de 83% nas criptomoedas: a SOFTSWISS revela informações sobre o iGaming
10 de agosto de 2023PR NEWSWIRE GZIRA, Malta, 10 de agosto de 2023 /PRNewswire/ — A SOFTSWISS, um provedor de tecnologia inovador que oferece soluções de iGaming, apresenta seu mais recente relatório de
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Livelo traz nova funcionalidade para solução de cashback
26 de outubro de 2023PR NEWSWIRE Os clientes do programa de recompensas podem realizar transações recorrentes para transformar pontos em dinheiro todos os meses em sua conta bancária SAO PAULO, 26 de outubro de 2023
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Descubra os segredos para uma pele reluzente em todas as fases da vida
8 de abril de 2024Produtos dermocosméticos aliados a procedimentos estéticos minimamente invasivos podem auxiliar nos cuidados para manter uma pele saudável ao longo dos anos
Saiba Mais