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CGTN: Como a China compartilha dividendos de desenvolvimento com o mundo por meio da BRI
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 8 de setembro de 2023
PR NEWSWIRE
Para comemorar o 10.° aniversário da BRI e planejar a cooperação Belt and Road de alta qualidade com todos os parceiros, a China decidiu manter o terceiro Belt and Road Forum para a Cooperação Internacional em outubro, conforme o Chinese Foreign Ministry.
O BRI, uma referência à Rota da Seda Economic Belt e à Rota Marítima da Seda do século XXI, foi iniciado pela China em 2013 para construir redes comerciais e de infraestrutura conectando a Ásia com a Europa e a África e além das antigas rotas comerciais da Rota da Seda.
Uma década de prática demonstrou que se tornou um importante bem público global, e a China compartilha seus dividendos de desenvolvimento com os países e o mundo como um todo em busca da prosperidade.
“Uma mensagem de boa vontade”
Nos últimos 10 anos, a China assinou mais de 200 documentos de cooperação sobre a construção conjunta do Belt and Road com 152 países e 32 organizações internacionais, cobrindo 83% dos países com os quais a China estabeleceu relações diplomáticas, conforme a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o planejador econômico nacional da China.
Os números comprovam que a cooperação da BRI trouxe benefícios tangíveis tanto para a China quanto para os países participantes.
Uma vez um projeto há muito estagnado, o Porto de Gwadar no Paquistão está a caminho de se tornar um centro regional de conectividade que beneficia o Paquistão, o Afeganistão e a Ásia Central depois que as empresas chinesas assumiram.
Ela foi construída como uma área de desenvolvimento fundamental do principal projeto da BRI, o China-Pakistan Economic Corridor.
O porto lidou com mais de 600.000 toneladas de carga nos últimos 14 meses. Mais de 30 empresas relacionadas a armazéns no exterior, processamento de pescados, processamento de óleo comestível, fabricação de móveis, montagem de veículos elétricos, comércio e logística se instalaram na primeira fase da Zona Livre do Porto de Gwadar.
“A BRI? é uma mensagem de boa vontade da China para outros países em desenvolvimento. Isso permite que as economias emergentes aprendam com a China e aproveitem as oportunidades apresentadas pelo compartilhamento da China dos dividendos do desenvolvimento”, disse Adhere Cavince, uma acadêmica queniana de relações internacionais.
“Um divisor de águas” na arena global
A BRI, formada como uma nova plataforma para a cooperação econômica internacional, atuou como um forte impulso para facilitar a redução da pobreza, promover a conectividade transregional e impulsionar o avanço da nova economia.
Dados oficiais mostraram que, sob os 3.000 projetos de cooperação para a BRI, cerca de 420.000 empregos foram criados, tirando quase 40 milhões de pessoas da pobreza.
Conforme a World Bank, até 2030, espera-se que a infraestrutura de transporte da BRI, se totalmente implementada, aumente a renda real global entre 0,7 e 2,9%, tirando 7,6 milhões de pessoas da pobreza extrema e 32 milhões de pessoas da pobreza moderada.
A conectividade de infraestrutura entre regiões e continentes também se tornou mais acessível por meio da cooperação do Belt and Road.
O China-Europe Railway Express alcançou 211 cidades em 25 países europeus, e o Novo Corredor Internacional Terrestre-Marítimo conectou as regiões central e oeste da China com mais de 300 portos em mais de 100 países.
Enquanto isso, os parceiros da BRI têm trabalhado ativamente para realizar cooperação internacional em áreas emergentes, como a economia digital. A Digital Silk Road, como parte da BRI, está se tornando uma ponte digital que facilita um novo tipo de globalização.
“Nos últimos 10 anos, a BRI foi um elemento transformador no cenário global, trazendo mais multilateralismo para o mundo do que antes e também criando condições melhores para os países que estão na direção dessa iniciativa,” disse Boris Tabic, ex-presidente da Sérvia, à CGTN.
FONTE CGTN
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