PR Newswire Brasil
CGTN: Como a China compartilha dividendos de desenvolvimento com o mundo por meio da BRI
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 8 de setembro de 2023
PR NEWSWIRE
Para comemorar o 10.° aniversário da BRI e planejar a cooperação Belt and Road de alta qualidade com todos os parceiros, a China decidiu manter o terceiro Belt and Road Forum para a Cooperação Internacional em outubro, conforme o Chinese Foreign Ministry.
O BRI, uma referência à Rota da Seda Economic Belt e à Rota Marítima da Seda do século XXI, foi iniciado pela China em 2013 para construir redes comerciais e de infraestrutura conectando a Ásia com a Europa e a África e além das antigas rotas comerciais da Rota da Seda.
Uma década de prática demonstrou que se tornou um importante bem público global, e a China compartilha seus dividendos de desenvolvimento com os países e o mundo como um todo em busca da prosperidade.
“Uma mensagem de boa vontade”
Nos últimos 10 anos, a China assinou mais de 200 documentos de cooperação sobre a construção conjunta do Belt and Road com 152 países e 32 organizações internacionais, cobrindo 83% dos países com os quais a China estabeleceu relações diplomáticas, conforme a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o planejador econômico nacional da China.
Os números comprovam que a cooperação da BRI trouxe benefícios tangíveis tanto para a China quanto para os países participantes.
Uma vez um projeto há muito estagnado, o Porto de Gwadar no Paquistão está a caminho de se tornar um centro regional de conectividade que beneficia o Paquistão, o Afeganistão e a Ásia Central depois que as empresas chinesas assumiram.
Ela foi construída como uma área de desenvolvimento fundamental do principal projeto da BRI, o China-Pakistan Economic Corridor.
O porto lidou com mais de 600.000 toneladas de carga nos últimos 14 meses. Mais de 30 empresas relacionadas a armazéns no exterior, processamento de pescados, processamento de óleo comestível, fabricação de móveis, montagem de veículos elétricos, comércio e logística se instalaram na primeira fase da Zona Livre do Porto de Gwadar.
“A BRI? é uma mensagem de boa vontade da China para outros países em desenvolvimento. Isso permite que as economias emergentes aprendam com a China e aproveitem as oportunidades apresentadas pelo compartilhamento da China dos dividendos do desenvolvimento”, disse Adhere Cavince, uma acadêmica queniana de relações internacionais.
“Um divisor de águas” na arena global
A BRI, formada como uma nova plataforma para a cooperação econômica internacional, atuou como um forte impulso para facilitar a redução da pobreza, promover a conectividade transregional e impulsionar o avanço da nova economia.
Dados oficiais mostraram que, sob os 3.000 projetos de cooperação para a BRI, cerca de 420.000 empregos foram criados, tirando quase 40 milhões de pessoas da pobreza.
Conforme a World Bank, até 2030, espera-se que a infraestrutura de transporte da BRI, se totalmente implementada, aumente a renda real global entre 0,7 e 2,9%, tirando 7,6 milhões de pessoas da pobreza extrema e 32 milhões de pessoas da pobreza moderada.
A conectividade de infraestrutura entre regiões e continentes também se tornou mais acessível por meio da cooperação do Belt and Road.
O China-Europe Railway Express alcançou 211 cidades em 25 países europeus, e o Novo Corredor Internacional Terrestre-Marítimo conectou as regiões central e oeste da China com mais de 300 portos em mais de 100 países.
Enquanto isso, os parceiros da BRI têm trabalhado ativamente para realizar cooperação internacional em áreas emergentes, como a economia digital. A Digital Silk Road, como parte da BRI, está se tornando uma ponte digital que facilita um novo tipo de globalização.
“Nos últimos 10 anos, a BRI foi um elemento transformador no cenário global, trazendo mais multilateralismo para o mundo do que antes e também criando condições melhores para os países que estão na direção dessa iniciativa,” disse Boris Tabic, ex-presidente da Sérvia, à CGTN.
FONTE CGTN
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Brasil AM Green adquire a tecnologia de biocombustível 2G de última geração da Chempolis; para investir US$ 1 bilhão para produzir combustível de aviação sustentável (SAF)
24 de setembro de 2024A AM Green Technology and Solutions B.V. (parte do AM Green Group), uma das principais fornecedoras de soluções de transição energética do mundo, anunciou a assinatura de acordos
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil PR NEWSWIRE – BRASIL :: Maison Perrier-Jouët contrata estúdio de design mischer’traxler para criar uma experiência sensorial, Curiosity Cloud, iluminando a relação entre homem e natureza, na Design Miami/ 2020
27 de novembro de 2020Maison Perrier-Jouët contrata estúdio de design mischer’traxler para criar uma experiência sensorial, Curiosity Cloud, iluminando a relação entre homem e natureza, na Design Miami/ 2020 PR
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil Esculturas de luz adornam o céu do antigo Patrimônio Mundial da UNESCO de Hegra em AlUla, a majestosa cidade desértica no noroeste da Arábia
17 de outubro de 2022PR NEWSWIRE Esculturas de luz adornam o céu do antigo Patrimônio Mundial da UNESCO de Hegra em AlUla, a majestosa cidade desértica no noroeste da Arábia PR Newswire ALULA, Arábia Saudita, 17 de
Saiba Mais