NAvegue pelos canais

PR Newswire Internacional

Parque das Neblinas é potencial campo de estudos para pesquisas científicas

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 30 de agosto de 2023

PR NEWSWIRE

Mais de 76 estudos já foram realizados em parceria com universidades e instituições de pesquisa

SÃO PAULO, 30 de agosto de 2023 /PRNewswire/ — O Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, é um potencial campo de estudos para uma diversidade de temas relacionados à Mata Atlântica como: técnicas de regeneração e conservação, educação ambiental e saúde e bem-estar. Para impulsionar a geração de conhecimento, o Ecofuturo desenvolve um programa estruturado para o apoio e desenvolvimento de pesquisas em parceria com universidades e instituições.

No total, 76 estudos já foram realizados e, a partir deles, quatro novas espécies para a ciência foram identificadas – o sapinho da neblina (Brachycephalus Ibitinga), o sapinho da barriga vermelha (Paratelmatobius yepiranga), endêmico do Parque, o sapinho da garganta preta (Adenomera ajurauna) e uma formiga identificada pela primeira vez no local, mas ainda sem nome oficial. Além disso, o conhecimento gerado fornece subsídios para o aprimoramento da gestão e amplia o conhecimento sobre o local e trabalho desenvolvido.

Todas as pesquisas ficam reservadas em um banco de dados administrado pelo Ecofuturo, disponibilizado para profissionais em futuros estudos e com os resultados publicados para o público geral. O Instituto entende que há uma grande oportunidade de ampliar o número de pesquisas na área, entre os temas com maior lacuna de informações, destacam-se espécies bioindicadoras de conservação, inventários e biofilia.

Um diferencial para as pesquisas no Parque é o apoio da equipe de guarda-parques, faz com que a operação de campo seja ainda mais segura e efetiva, uma vez que o conhecimento e a experiência que eles possuem da região são contribuições fundamentais. Além disso, é uma ótima oportunidade de troca de conhecimentos científicos e saberes tradicionais entre os envolvidos.

Com uma área de 7 mil hectares de Mata Atlântica, a reserva protege 1.330 espécies de fauna e flora, entre elas estão: a onça-parda (Puma concolor), o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides). Esses animais são classificados como vulneráveis (VU) e as suas principais ameaças são a caça ilegal e a destruição do habitat natural.

Para mais informações ou contato para parcerias, envie um e-mail para parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.

Sobre o Instituto Ecofuturo?? 

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.???? 

Sobre o Parque das Neblinas

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.? 

Planin?-?Assessoria de Imprensa da Suzano
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe -?www.planin.com??
Contato: Eduarda Lopes, Thallyta Nunes e Maíra Telles? 
suzano@planin.com?- Tel.: (11) 2138-8949? 

FONTE Instituto Ecofuturo

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe