PR Newswire Esportes
Clínicas que utilizam inteligência artificial e chatbots têm redução de 60% no absenteísmo
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 30 de agosto de 2023
PR NEWSWIRE
SÃO PAULO, 30 de agosto de 2023 /PRNewswire/ — A digitalização dos serviços de clínicas médicas vem se tornando cada vez mais benéfica para o setor, automatizando processos e entregando uma melhor performance de atendimento para os pacientes. De acordo com dados da Linx – empresa especialista em tecnologia para o varejo, que conta com uma vertical focada em gestão de clínicas – consultórios que utilizam ferramentas digitais tiveram, nos últimos dois anos, uma redução de 60% no absenteísmo em comparação com aqueles que não utilizam.
A importância do atendimento automatizado também é comprovada pela análise feita no período das férias. O levantamento da Linx apontou que, nos meses de junho e julho, a taxa de ausências ou no-show em consultas presenciais costuma ficar em 16,50%. Além disso, o atendimento de novos pacientes em consultórios médicos passa de 16,24% (índice registrado em meses comuns) para 12,63% (índice registrado em meses de férias). Quando analisados apenas os retornos, o absenteísmo médio de 13,23%, registrado em meses comuns, chega a 21,35% nas férias.
“Os dados mostram que o fluxo de consultas costuma cair em períodos de recesso por três motivos principais: por conta das faltas em consultas agendadas, porque os pacientes tendem a postergar suas visitas ao médico em período de férias e porque o paciente marca o retorno após a consulta, ocupa a agenda, mas falta com mais frequência. Tudo isso interfere diretamente na receita e pode ser evitado com um atendimento automatizado disponível em tempo integral e opções tecnológicas de atendimento, como a teleconsulta”, afirma Rogerio Lucio Vieira, diretor executivo da vertical de Saúde da Linx.
Vieira explica que os profissionais que estão buscando novas soluções em gestão e atendimento apresentam um significativo crescimento em receita em comparação com concorrentes que optam pelo atendimento tradicional.
“A solução encontrada pelas clínicas para amenizar o impacto das faltas é o serviço de mensagens automáticas para relembrar a data e horário dos encontros com o médico, que permite ao paciente confirmar ou remarcar a consulta, evitando horários vagos na agenda. Das clínicas analisadas, a que teve o pior desempenho em absenteísmo (taxa média de 22,27%) afirma não se comunicar com os pacientes por nenhum canal. Já a que apresentou o melhor desempenho (10,81%) usa soluções como SMS e e-mail nas comunicações com os clientes. Isso é um claro reflexo dos resultados que a digitalização dos serviços pode trazer para esse setor”, finaliza o executivo.
Os dados foram levantados junto à base de clientes do Linx ClinicWeb, que integra a vertical de Saúde da Linx, e contou com a participação de consultórios de todo o Brasil.
Sobre a Linx
A Linx, empresa do grupo StoneCo, é líder e especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa
FONTE Linx
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Esportes Talking Tom e MrBeast comemoram o aniversário de Tom com um traje exclusivo e contribuem com o Hospital para Crianças Carentes
8 de agosto de 2023PR NEWSWIRE SÃO PAULO, 8 de agosto de 2023 /PRNewswire/ — Talking Tom e MrBeast anunciam uma colaboração especial para a festa de aniversário de 10 anos do Talking Tom! A partir de hoje, os
Saiba Mais -
PR Newswire Esportes Falta de acesso ao crédito é maior obstáculo para o crescimento de micro e pequenos negócios, aponta pesquisa
28 de agosto de 2023PR NEWSWIRE Dificuldade em conseguir empréstimos é o principal desafio para a expansão de 32% dos entrevistados em estudo exclusivo da SumUp A economia do Brasil – com seus impostos, juros e
Saiba Mais -
PR Newswire Esportes Concessionária importadora da Volkswagen ganha 80% em agilidade e eficiência ao incorporar serviços financeiros ao ERP
4 de agosto de 2023PR NEWSWIRE Ferramenta está integrada ao Linx DMS, ecossistema que atende de ponta a ponta toda a estrutura da concessionária SÃO PAULO, 4 de agosto de 2023 /PRNewswire/ — O Grupo Importadora
Saiba Mais