PR Newswire Internacional
Falta de acesso ao crédito é maior obstáculo para o crescimento de micro e pequenos negócios, aponta pesquisa
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 28 de agosto de 2023
PR NEWSWIRE
- Dificuldade em conseguir empréstimos é o principal desafio para a expansão de 32% dos entrevistados em estudo exclusivo da SumUp
- A economia do Brasil – com seus impostos, juros e taxas – é outro obstáculo frequentemente apontado pelos empreendedores
- Redes sociais são principal ferramenta de atração e retenção de clientes
SÃO PAULO, 28 de agosto de 2023 /PRNewswire/ — A falta de acesso ao crédito é o principal obstáculo para o crescimento dos micro e pequenos empreendedores brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pela SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras. Esse problema foi apontado por 32% dos entrevistados. No estudo, a SumUp ouviu 2.330 pessoas da sua base de clientes, distribuídas em todas as regiões do País, entre os dias 7 e 14 de junho de 2023.
A pesquisa está disponível neste link.
“A nossa pesquisa mais recente traz um alerta importante sobre a economia brasileira. Quase um terço dos micro e pequenos empresários não consegue crédito nas instituições financeiras tradicionais. Sendo assim, e levando em consideração os últimos dados do IBGE e do Ministério da Economia, que apontam que hoje são mais 25 milhões e quase 15 milhões de brasileiros que se enquadram, respectivamente, nas categorias autônomo e MEI, conseguimos ter a ideia da magnitude desse problema”, explica Mariana Lazaro, CFO da SumUp para as Américas.
“Fizemos esse levantamento”, continua, “porque levar um negócio a um novo patamar é uma tarefa desafiadora. Nossa ideia era entender qual era o fator que mais dificultava essa expansão. Além disso, podemos ouvir e atender melhor esses empreendedores com soluções que facilitem a sua vida.”
O segundo obstáculo mais percebido pelos empreendedores é o cenário econômico brasileiro, com seus impostos, juros e taxas. O problema foi apontado por 20% dos entrevistados.
Avaliando os setores desses empreendedores, a pesquisa apontou, ainda, que a falta de acesso ao crédito é o problema mais informado pelo setor de venda de eletrodomésticos, celulares e informática (48%). Enquanto isso, para os profissionais da saúde, a economia do Brasil é o principal desafio (27%). Entre taxistas e motoboys, por sua vez, o maior obstáculo é outro: o excesso de concorrência (30%).
A pesquisa também identificou que, para as empresas que atuam há mais de 10 anos, a economia brasileira é um entrave tão grande quanto a falta de acesso ao crédito.
Avaliando o tipo jurídico dos negócios, a pesquisa identificou que a falta de acesso ao crédito é a adversidade mais destacada por autônomos (31%) e MEIs (34%). Já em médios e grandes negócios, as condições econômicas brasileiras e a falta de capacitação em sua área de atuação são as questões mais latentes: ambas as opções citadas por 29% dos entrevistados.
A pesquisa também fez um recorte geográfico em relação aos desafios dos empreendedores. Os das regiões Norte e Nordeste têm mais problemas de acesso ao crédito. Enquanto isso, os do Sul e Sudeste reclamam mais sobre a falta de tempo para conciliar todas as atividades do negócio do que empreendedores de outras regiões.
O relatório também abordou, em uma questão que permitia múltiplas respostas, qual a maneira favorita dos empreendedores para atrair e reter clientes. Atualmente, as redes sociais são a opção preferida, com 51%, seguidas pelo tradicional boca a boca, apontado por 48% dos entrevistados. Promoções e descontos foram citados por apenas 15% e iniciativas de fidelidade por só 7% dos entrevistados.
Quando analisamos os segmentos desses empreendedores, a pesquisa revelou que a estratégia mais utilizada pelo setor de venda de roupas é apostar nas redes sociais, ação que auxilia 53% desses entrevistados. Em sinergia, serviços de estética e beleza também apontam utilizar mais desta tática (43%).
Por outro lado, o famoso ‘boca a boca’ é o maior aliado de cerca de 50% dos profissionais de saúde, de oficinas mecânicas e de motoboys e entregadores.
“Podemos perceber a grandeza de uma boa recomendação, principalmente, quando analisamos pequenos negócios. Uma indicação, em serviços que demandam confiança no atendimento prestado, faz toda a diferença e pode garantir novos clientes”, sintetiza a executiva.
Avaliando os estabelecimentos por seus faturamentos, o relatório identificou que o uso de redes sociais é superior em negócios maiores. Além disso, quanto maior o faturamento, mais ocorre a adoção de programas de fidelidade para reter e atrair clientes.
Confira a pesquisa na íntegra clicando neste link.
Sobre a SumUp??
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos, links de pagamento e educação financeira, entre outros produtos.
Há 10 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de donos de micro e pequenos negócios em mais de 35 mercados na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013, empregando 800 pessoas, sendo 59% mulheres e 28% LGBTQIAP+. Em junho de 2022, a fintech anunciou seu aporte mais recente, de 590 milhões de euros (R$ 3,2 bilhões). Deste total, até 70 milhões de euros (R$ 390 milhões) serão destinados à operação brasileira.
Informações à imprensa:
Hill + Knowlton Brasil
Atendimento SumUp – sumup@hkstrategies.com
Rua Dr Virgílio de Carvalho Pinto, 380
CEP 05415-020. São Paulo, Brasil
Telefone: +55 11 4873 7900
Fotografia – https://mma.prnewswire.com/media/2193111/credito_obstaculo_negocio.jpg
FONTE SUMUP
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Internacional PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: Alfasigma expande sua pegada digital
29 de janeiro de 2021Alfasigma expande sua pegada digital PR Newswire BOLOGNA, Itália, 29 de janeiro de 2021 DoctorAsyou on-line, uma plataforma web inteiramente dedicada a médicos O site otimiza a pesquisa nos bancos
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional ALIANSCE SONAE: Todos os shoppings abertos, com ocupação acima de 95%
12 de maio de 2021PR NEWSWIRE ALIANSCE SONAE: Todos os shoppings abertos, com ocupação acima de 95% PR Newswire RIO DE JANEIRO, Brasil, 12 de maio de 2021 RIO DE JANEIRO, Brasil, 12 de maio de 2021 /PRNewswire/
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional Ouro Preto investe em tecnologia para construir novos caminhos além da mineração
13 de maio de 2021PR NEWSWIRE Ouro Preto investe em tecnologia para construir novos caminhos além da mineração Valin Week traz proposta de discutir food tech na cidade histórica, em evento a ser realizado em junho
Saiba Mais