NAvegue pelos canais

Releases Economia

Cafeteria que começou em garagem improvisada vira food hall em prédio do litoral de SP e fatura 6,5 milhões ao ano

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 25 de agosto de 2023

Casal fez vaquinha virtual para ampliar negócio, que possui quatro cardápios diferentes, loja com produtos feitos no local, pratos autorais e mobília de escola arrematada em leilão.

A ideia de usar a garagem da casa da mãe para servir café e conversar com amigos acabou evoluindo para um negócio no ramo de gastronomia que fatura R$ 6,5 milhões por ano. Seis anos depois, a REVO Manufactory continua numa garagem, mas agora também ocupa um prédio inteiro, em Santos, no litoral de São Paulo, e se orgulha de produzir à mão os seus próprios produtos em cada andar do edifício.

Aliás, a manufatura é um dos muitos diferenciais da REVO. “Procuramos fazer tudo que a gente puder aqui dentro, desde pães, doces, macarrão até o presunto”, destaca um dos sócios, Vinicius Ferreira. Para se ter uma ideia do volume de produção, mesmo sem ser uma sorveteria, a REVO fez no ano passado 200 litros de sorvete e 7 mil casquinhas, uma média superior a 580 por mês.

A variedade de produtos e sabores é a marca registrada do ‘complexo gastronômico’ que possui ambiente contemporâneo com parte do mobiliário de uma escola arrematada em leilão, além de quatro cardápios diferentes com pratos criativos assinados pelos próprios donos. “Temos um cardápio para cada momento do dia, com destaque para o nosso brunch, servido todos os dias e que é uma licença poética para você fazer qualquer coisa”, acrescenta Ferreira.

Até por isso, os sócios Vitor Ladaga e Vinicius Ferreira garantem que preferem ficar longe dos rótulos quando questionados se a REVO é uma padaria ou uma pizzaria, por exemplo. “Depois de seis anos eu já tenho maturidade para saber que a REVO é o que ela é para cada um. Se a pessoa vem aqui para pegar um pão, então ok, pode ser uma padaria”, explica Vinicius Ferreira.

O food hall do restaurante ocupa a garagem do prédio em uma área residencial no bairro da Ponta da Praia, a poucos metros da praia, tem ainda um galpão nos fundos, onde está uma enorme jabuticabeira. Já nos demais andares do edifício funcionam a cozinha, o estoque, o administrativo e o vestiário. São mais de 50 funcionários trabalhando em um prédio construído em 1969 e totalmente reformado.

Vaquinha virtual e amigos funcionários
No início, o casal Vitor Ladaga e Vinicius Ferreira pensava em abrir uma torrefação de cafés especiais orgânicos. Em pouco tempo, as xícaras de café ganharam a companhia de fatias de pão de fermentação natural feitas pelo Vinicius. Ele tinha deixado um emprego formal no mercado financeiro para fomentar a ideia de empreender e se aventurar na cozinha.

Para dar vida ao sonho a dupla foi criativa e fez uma vaquinha virtual pedindo apoio em uma plataforma de crowdfunding. Eles conseguiram R$ 41 mil – mais do que o previsto, e garantiram a expansão do negócio que hoje conta ainda com uma lojinha de produtos próprios. “Pensamos a REVO como uma revolução mesmo, de trazer uma fábrica junto de um restaurante. Queremos a REVO em mais lugares porque ela é mais do que um projeto de negócio, é um movimento”, destaca Vitor Ladaga.

As pessoas que antes frequentavam a casa apenas como amigos foram mudando de status com o tempo. A maioria se tornou cliente, enquanto outros, como Vitor Quintela, acabaram fazendo parte da equipe. Quintela é um desses exemplos de amigo de infância e que hoje ocupa o cargo de gerente financeiro no Edifício Revo.

Estrutura do Edifício REVO
O espaço amplo tem capacidade para 100 pessoas e, além de oferecer uma experiência gastronômica única (desde o café da manhã até o jantar), também possui equipamentos vindos de vários lugares do mundo, como Alemanha e Itália, de onde veio uma máquina de café Victória Arduino, usada no campeonato mundial de baristas; e dos Estados Unidos, de onde veio a máquina de sorvete soft da marca Taylor, usada pela rede Mcdonald’s.

O projeto arquitetônico é assinado pelo Antigo Estúdio Penha e atual Estúdio Memola, que segue sendo comandado por Vitor Penha, responsável por renomados restaurantes de São Paulo. A decoração do local, com muito verde, metais, vidro e peças garimpadas em construções, remete aos galpões antigos em estilo industrial.

Cardápio
A REVO oferece delícias como os pães de fermentação natural, croissant, tortas e doces; o empório, com cafés especiais vendidos em grãos ou moídos na hora, além de cervejas e vinhos; a cafeteria, onde é possível pedir sanduíches, omeletes e scrambled eggs (ovos mexidos com cogumelo e bacon) acompanhados de várias versões de cafés, e salão do restaurante, nos fundos, onde são servidos o almoço, jantar e pizza no estilo napolitano feito no forno a lenha.

Sobre a REVO
Serviço – Horários de funcionamento:

– Segunda a sexta
Almoço: 12h-15h
Chá da Tarde: 15h30-18h30
Pizza e Jantar: 19h-23h
– Sábado e domingo
Brunch e Almoço: 10h-17h
Pizza e Jantar: 18h-23h (sábado) // 18h-22h (domingo)

Itens da padaria e Empório ficam disponíveis ao longo do horário de funcionamento.

Av. Dr Epitácio Pessoa, 737 – Ponta da Praia, Santos
(13) 4042-3663

Informações para a imprensa – Almar Comunicação
Helena Passarelli | (13) 99188-6572
Orion Pires | (13) 99711-5519
E-mail: almarcomunicacao@gmail.com

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe