Releases Geral
Queda na Taxa Selic pode beneficiar economia brasileira
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 17 de agosto de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 17 ago, 2023) –
No dia 2 de agosto, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu cortar a taxa básica de juros em 0,5 ponto. Com isto, a Selic caiu de 13,75% para 13,25% ao ano. A notícia repercutiu em um cenário em que autoridades, como o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e representantes de setores da sociedade pediam pela medida em prol do crescimento da economia nacional.
A fala de Lula, em julho, durante um evento de retomada do Programa Minha Casa Minha Vida, foi no sentido de que os juros precisam ser menores para facilitar a tomada de crédito por parte dos empresários, o que facilitará o crescimento da economia. O índice não tinha cortes desde agosto de 2020.
No comunicado, o comitê informou que fatores como a melhora do quadro inflacionário e a queda das expectativas de inflação a longo prazo permitiram ‘acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária’. Ainda segundo o órgão, há possibilidade de mais cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões. Ritmo adequado para controlar a inflação.
A notícia foi bem-recebida pelo mercado porque, resumidamente, juros mais baixos ajudam a baratear o crédito, incentivando o consumo e a produção. Nesta linha, Maurício Ferro, advogado formado pela PUC/RJ, com mestrado e especializações realizadas em universidades como a London School e University of London, comenta que o reajuste pode ser bem-vindo para o comércio varejista.
‘Dependendo das condições econômicas e do contexto em que essa redução ocorre pode ser altamente positivo. Uma queda nas taxas de juros reduz o custo do crédito para os consumidores e empresas. Isso pode estimular o consumo’, afirma.
Para Ferro, outro ponto importante é que as empresas varejistas frequentemente precisam de financiamento para manter seus estoques. Com juros mais baixos, o custo de manter esse financiamento é reduzido, o que pode permitir que as empresas mantenham estoques maiores e mais variados, atendendo o mercado consumidor de uma melhor forma.
Ilustrando a questão, em março deste ano a Fecomércio MG soltou nota demonstrando preocupação com a manutenção da taxa de juros (à época, ainda em 13,75%). Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas, afirmou que ‘a taxa Selic nesse patamar [13,75%] foi determinante para a desaceleração da movimentação econômica em 2022’.
Quanto às possibilidades de varejistas, o advogado Maurício Ferro comenta que a queda de juros pode também incentivar os empresários do comércio varejista a fazer investimentos em expansão, inovação e melhorias na infraestrutura das lojas. ‘Isso pode levar a uma experiência de compra melhorada para os clientes e potencialmente atrair mais pessoas para o comércio’, finaliza.
O Copom é formado pelo presidente do Banco Central e oito diretores do órgão e se reúne, geralmente, a cada 45 dias para a definição da taxa Selic. As próximas reuniões devem ocorrer entre 19 e 20 de setembro; 31 de outubro e 1º de novembro; e 12 e 13 de dezembro.
Para mais informações, basta acessar: www.mauricioferro.com.br
Website: http://www.mauricioferro.com.br
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Livro resgata costumes sociais do século XX no Brasil
10 de agosto de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS Rio de Janeiro/RJ–(DINO – 10 ago, 2023) – Com episódios da história do Brasil como pano de fundo, o escritor Aliel Paione lança Sol
Saiba Mais -
Releases Geral Check-ups anuais elevam expectativa de vida
28 de fevereiro de 2024DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo, SP–(DINO – 28 fev, 2024) – Pesquisas recentes do National Institute on Aging, localizado nos Estados Unidos, estão explorando como uma
Saiba Mais -
Releases Geral Futebol feminino evolui com formação integrada de atletas
28 de agosto de 2024Curitiba, Paraná--(DINO - 28 ago, 2024) - A formação de atletas no futebol feminino abrange mais do que apenas o treinamento técnico. Elementos como a família, a educação escolar
Saiba Mais