Releases Geral
Transtorno Opositor Desafiador requer cuidado no diagnóstico
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 17 de agosto de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
Fortaleza- Ce–(DINO – 17 ago, 2023) –
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Saúde Mental e o artigo ‘Transtorno de Oposição Desafiante(TOD): Intervenção Cognitivo-comportamental, o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é caracterizado por um padrão frequente e persistente de humor raivoso e irritável, comportamentos contestadores com muita frequência e até mesmo vingativos.
Os sintomas são de intensos comportamentos de oposição e dificuldade de lidar com regras que pode acontecer em um ou mais ambientes, normalmente são crianças que fazem mais birras, são agressivas em momentos de raiva e têm dificuldade de seguir regras e combinados. Contudo, é importante atenção e cuidado na hora de diagnosticar, pois nem toda criança que é opositora ou se irrita fácil apresenta o TOD.
Carol Bitar, que é psicóloga, especialista em comportamento e neurociência, além de autora do livro ‘Socorro, tenho filhos’, atua também com o público de crianças diagnosticadas com TOD há muitos anos. Segundo a psicóloga, esse transtorno sem tratamento adequado é um marcador para gerar muitos problemas nas relações entre pais e filhos ou nas interseções sociais da criança. Por isso a importância de além do tratamento com profissionais, psicólogo e psiquiatra, os pais saberem lidar bem no dia a dia, afinal, quem fica boa parte do tempo com a criança são os pais e estudos apontam melhora no quadro quando existe uma boa condução parental.
De acordo com a pesquisa Clinical Characteristics of Preschool Children with Oppositional Defiant Disorder and Callous-Unemotional Traits, os sintomas mais comuns são:
– Frequentemente perde a calma;
– Raivoso ou ressentido;
– Discussões diárias com pais, colegas de sala e professores;
– Hostilidade com tudo e todos;
– Pessimismo;
– Comportamento vingativo;
– Provocação em terceiros sem motivo aparente;
– Ataques de fúria;
– Predominância de agressividade;
‘Para diferenciar o que é ou não transtorno, faz-se necessário entender o ambiente dessa criança, a rotina, a relação dela com seus pais e outros cuidadores principais, como são pais dessa criança e se ela está passando por algum sofrimento psicológico que justifique os comportamentos desafiadores que levam a suspeita do TOD’, diz a especialista.
Segundo a Carol, muitos pais de crianças com TOD se sentem cansados fisicamente e emocionalmente por lidarem com os frequentes embates com a criança na rotina. Muitos relatam que por conta da exaustão se sentem cada vez mais desmotivados na educação de seus filhos, pois já não sabem mais o que fazer.
Para a especialista, crianças com este transtorno se descontrolam muito fácil emocionalmente e se opõem a tudo que os pais pedem, então isso pode ser de fato muito desgastante para os cuidadores principais. Carol complementa dizendo que a família muitas vezes também precisa de suporte psicológico, a depender do caso, para conseguir de lidar com os com desafios de uma criança com TOD.
O TOD pode aparecer em outros lugares?
Sim, os comportamentos desafiadores e opositores do TOD podem aparecer em diversos ambientes diferentes. Carol Bitar diz que os comportamentos e sintomas do TOD podem ser apresentados em um ou mais ambientes, e quanto mais lugares a criança apresentar os comportamentos desafiantes, mais grave é o quadro do transtorno.
O que pode melhorar o comportamento desafiador de uma criança com TOD?
1- Rotina bem-organizada e estabelecida;
2- Regras e combinados claros com a criança;
3- Tempo de qualidade com o filho;
4- Acolhimento nas emoções mais intensas, mas, ao mesmo tempo, manter a firmeza nas decisões;
5- Dar liberdade para a criança fazer pequenas escolhas na rotina;
6- Reforçar as atitudes positivas;
7- Ensinar a criança maneiras assertivas de resolver conflitos ou problemas;
8- Ensinar formas da criança se autorregular nos momentos de raiva e frustração
9- Os pais darem o exemplo de controle emocional quando estão enfrentando desafios com a própria criança;
10- Usar estratégias de comunicação que favoreçam a cooperação e o cumprimento das atividades da rotina.
Website: https://www.instagram.com/carolbitar_/
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Amazon Brasil lança ebook com receitas de Natal
21 de dezembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 21 dez, 2023) – A Amazon Brasil se aproxima ainda mais do Natal brasileiro e da literatura: em sua categoria de ebooks, lança ‘Um Natal à
Saiba Mais -
Releases Geral Boehringer Ingelheim and the Mary Tyler Moore Vision Initiative join forces to combat vision loss from diabetes
12 de novembro de 2024·More than 530 million people worldwide living with diabetes are at risk for developing diabetic retinal disease (DRD), the leading cause of blindness in working-age adu
Saiba Mais -
Releases Geral Blue Diamond Resorts Anuncia Upgrades Empolgantes para as Categorias Diamond Club? e Star Class?
2 de agosto de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS Toronto/ON–(DINO – 02 ago, 2023) – TORONTO, Aug. 02, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — O Blue Diamond Resorts, uma renomada empresa de resorts all-inclusive
Saiba Mais