NAvegue pelos canais

Releases Geral

Bebida de origem vegetal é opção para alimentação saudável

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 8 de agosto de 2023

DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

São Paulo–(DINO – 08 ago, 2023) –
Segundo dados recentes, o mercado global de alimentos à base de plantas deve ter uma taxa de crescimento anual de 12,4%, atingindo US$ 95,52 bilhões até 2029. Além de procurar novas opções para a ingestão de proteínas, esses números também refletem a disposição do consumidor de experimentar outros produtos para diversificar a alimentação e, ao mesmo tempo, criar novos hábitos e manter uma dieta nutritiva e balanceada.

A busca por alternativas vegetais também é motivada por outros fatores, como alergias e intolerâncias alimentares – a exemplo da alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e da intolerância à lactose, que ocorre devido à diminuição da atividade da enzima lactase para hidrolisar a lactose, principal carboidrato do leite, na mucosa do intestino delgado. Para se ter uma ideia, atualmente cerca de 68% da população mundial não tolera bem a lactose, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH).

‘A partir de inúmeras pesquisas indicando que dietas à base de proteína vegetal podem ser opções saudáveis ao organismo, a soja e seus derivados passaram a ser conhecidos como ‘alimentos completos’ em virtude da sua composição nutricional’, sinaliza a nutricionista Adrianne Machado, do Departamento de Ciências & Pesquisas da Yakult do Brasil. Esse conceito ganhou ainda mais peso com observações de dietas e baixa incidência de doença cardiovascular e menores índices de LDL-colesterol (conhecido como colesterol ruim) na população do Japão e de outros países da Ásia – locais onde o consumo de produtos derivados da soja é alto.

As bebidas à base de extrato de soja também são alternativas para compor uma alimentação saudável e equilibrada, e estão entre as principais opções ao consumo de leite de vaca – inclusive por pessoas sem qualquer restrição alimentar. “A soja é uma excelente fonte de micronutrientes como cálcio, ácido fólico, ferro, zinco, potássio, fósforo, vitaminas E e do complexo B, proteínas e lipídeos. Além disso, contém fibras, que promovem a sensação de saciedade e contribuem para melhorar o trânsito intestinal”, acentua a nutricionista da Yakult, empresa que disponibiliza em seu portfólio um alimento à base de extrato de soja. 

A soja
Cultivada há mais de 5 mil anos pelos povos orientais, a soja desembarcou no Brasil em 1908 com os primeiros imigrantes japoneses, uma das populações que mais consomem o grão no mundo. No entanto, a expansão do plantio no País só começou nos anos 1970, quando a indústria de óleo passou a ser ampliada e houve aumento da demanda internacional pelo grão. Hoje, o Brasil é o segundo país em produção e processamento mundial de soja e o segundo maior exportador de grão, óleo e farelo de soja. As estimativas são de que a cadeia produtiva da leguminosa reúna mais de 243 mil produtores no País e um mercado de 1,4 milhão de empregos.

A Embrapa Soja – que é uma das 43 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária – se destacou, a partir da década de 1980, por incentivar o consumo de soja na alimentação humana no Brasil. As orientações com técnicas adequadas de preparo do grão e receitas diversas estão disponíveis em publicações gratuitas no site da instituição (www.embrapa.br/soja/publicacoes). A FDA, órgão do governo dos Estados Unidos que regulamenta os setores de alimentos e medicamentos, recomenda a ingestão diária de 25 gramas de proteína de soja para melhorar a atividade fisiológica do organismo.

Mais informações
Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de mais de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completa 55 anos em 2023. Para outras informações, basta acessar o site ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficial Instagram@yakultbrasil

Website: http://www.yakult.com.br
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe