Releases Geral
BPC/Loas: consignado para beneficiários volta em agosto
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 8 de agosto de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 08 ago, 2023) –
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou que os beneficiários do BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada/Lei Orgânica de Assistência Social) retomarão o acesso a linhas de crédito consignado em agosto. Em março, uma portaria do órgão estabeleceu que as instituições financeiras que atuavam na categoria deixassem de oferecer aos segurados o empréstimo com pagamento indireto, com parcelas deduzidas diretamente do benefício.
Os empréstimos consignados a quem recebe o BPC/Loas passaram a ser oferecidos em março de 2022, por meio da MP (Medida Provisória) 1.106, mas foram suspensos em março de 2023. No dia 20 de junho, a possibilidade de retorno veio à tona com a publicação da Lei 14.601, que instituiu o novo Bolsa Família e propôs a retomada.
Segundo a MP, o limite de empréstimo será de até 35% de comprometimento da renda mensal (R$ 462), uma vez que o valor da renda assistencial é de um salário mínimo nacional (R$ 1.320) – valor que passou a vigorar a partir do dia 1º de maio. Enquanto isso, aposentados e pensionistas da autarquia do governo contam com um percentual maior de empréstimo, de até 45%.
De acordo com o INSS, as regras do consignado ainda precisavam ser normatizadas no instituto, motivo pelo qual as operações foram programadas para retornar somente em agosto. A Dataprev (empresa de processamento de dados do governo federal) também precisa de tempo para fazer as alterações necessárias em um sistema próprio a fim de permitir a execução dos abatimentos.
João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira – portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS -, observa que a retomada do empréstimo para beneficiários do BPC tem sido muito aguardada.
“Os valores liberados trarão alívio financeiro para este grupo que, agora, poderá contar com a liberação de consignado com menor taxa de juros. A medida aprovada pelo governo é uma alternativa viável para os segurados do BPC”, considera.
Em julho, mais de 5 milhões de brasileiros receberam a benesse e, em maio deste ano, 529.695 indivíduos integravam a fila do INSS à espera de uma resposta para o pedido.
O BPC, previsto na LOAS, garante um salário mínimo nacional a cada mês a pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais. Para ter direito ao benefício, pago pelo INSS, é necessário comprovar que o cidadão não tem meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.
Para mais informações, basta acessar: https://www.joaofinanceira.com.br/blog/
Website: https://www.joaofinanceira.com.br/blog/
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Azerion announces new roles on its Supervisory Board
20 de novembro de 2023Azerion Group NV Amsterdam, 20 November 2023 Following its Extraordinary General Meeting held on 16 November 2023, Azerion is pleased to report that its Supervisory Board has appointed Wim de Pundert
Saiba Mais -
Releases Geral Constremac evolui e passa a chamar CTC Infra
1 de fevereiro de 2024DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo, SP–(DINO – 01 fev, 2024) – Em diversificação de portfólio e inovação nos processos, a construtora paulista
Saiba Mais -
Releases Geral Gestão de risco de commodities: como funciona a área
31 de maio de 2024(DINO - 31 mai, 2024) - Quando se fala em carreiras relacionadas ao campo, é provável que a maioria das pessoas pense imediatamente em profissões como engenhe
Saiba Mais