Agência 99
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de julho de 2023
Com objetivo de traçar quais comportamentos podem levar pessoas ao endividamento, a 99Pay, carteira digital da 99, conduziu uma extensa pesquisa com seus usuários. Segundo o levantamento, 32% dos que acreditam não ter educação financeira não conseguem pagar as despesas todo mês, enquanto 84% dos que dizem ter conhecimento financeiro conseguem pagar todas as contas e 57% ainda têm dinheiro sobrando ao final do mês.
Segundo o estudo, a educação financeira avança de acordo com a renda. Ou seja, 73% dos que ganham mais de R$ 3.194 afirmam ter conhecimento de como organizar o orçamento familiar, contra 43% dos que possuem renda mensal de até R$ 864. A 99Pay acredita que educação financeira é uma prioridade e investe em parcerias que facilitem o acesso ao conhecimento, como o curso gratuito fornecido pela edtech Barkus e realizado por meio de inteligência artificial via Whatsapp.
“Na 99Pay temos a missão de criar soluções que facilitem o dia a dia e que façam sentido para os usuários. Queremos ser um agente de transformação na vida das pessoas, democratizando o acesso à economia digital com responsabilidade, ferramentas e informações que auxiliem em seu planejamento financeiro”, explica Anselmo Baccarini, Diretor de Comunicação da 99Pay.
Outro dado que chama atenção na pesquisa é o percentual de pessoas que fazem planejamento financeiro e não conseguem segui-lo. Esse comportamento atingiu 14% dos usuários com conhecimentos em educação financeira:
– 18% acabaram comprando mais do que deveriam
– 22% não guardaram o excedente ao final do mês
– 16% não investiram da melhor forma.
Enquanto isso, pessoas de menor renda afirmaram não terem se planejado financeiramente no último ano – parcela que mais se beneficiaria do planejamento.
“Muitas vezes o consumo é influenciado pelo efeito de manada ou por pressões. Agimos a partir de dois sistemas: o primeiro é por impulso e o outro exige concentração, raciocínio e planejamento. A educação financeira foca no desafio de reduzir a distância entre intenção e ação e conseguir realizar as melhores escolhas, sempre que possível. Porém, o primeiro sistema a ser acionado no cérebro humano é o que age por associações e busca satisfação imediata, sem considerar consequências”, explica a psicóloga da economia Vera Rita de Mello Ferreira.
No intuito de buscar informações para aprender a cuidar de seu dinheiro, incluindo contabilidade, análise de mercado e investimentos, os usuários da 99Pay consideram o caminho digital a melhor opção. De acordo com a pesquisa, 25% deles apontaram o YouTube como formato favorito, seguido de cursos online (22%) e redes sociais (20%).
Curso gratuito de educação financeira na 99Pay
Comprometida em apoiar o usuário na sua jornada e com a finalidade de fazer o dinheiro dos brasileiros valer mais, a 99Pay disponibiliza um curso gratuito de educação financeira. O conteúdo foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a carteira digital e a edtech Barkus. Com acesso gratuito, os interessados podem fazer o curso a partir do link: https://x.gd/ccvmi.
“A parceria com a Barkus está conectada com o compromisso da 99Pay de trabalhar de forma simples e descomplicada. É mais um passo para quebrarmos barreiras e avançar no acesso ao conhecimento financeiro”, reforça Anselmo.
A 99 acredita que o uso da tecnologia contribui para a educação financeira. Por isso, essa é uma das prioridades da 99Pay. Criada em 2020, durante a pandemia, a carteira é uma ferramenta de inclusão e aliada especialmente para a classe C. Diariamente, quem deixa dinheiro no saldo ganha uma bonificação equivalente a até 220% do CDI (3 vezes mais que o rendimento da poupança), considerando um saldo de até R$500,00.
Sobre a pesquisa
A pesquisa contou com uma amostra robusta de 3.219 pessoas cadastradas na 99Pay. O levantamento foi realizado em todas as regiões do país entre dezembro de 2022 e março de 2023. A carteira, atualmente, soma 12 milhões de usuários ativos nas mais de 3.300 cidades onde a 99 atua. Essa diversidade e capilaridade permitiram traçar um perfil amplo e identificar quais comportamentos podem levar ao endividamento. Para uma análise dos dados com profundidade, a pesquisa realizada dentro da 99Pay, contou ainda com a consultoria da doutora em psicologia econômica Vera Rita de Mello Ferreira.
Sobre a 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da 99 Tecnologia Ltda
Leia também
-
Agência 99 Carros elétricos conquistam cada vez mais espaço no mercado brasileiro
1 de julho de 2022Por Agência 99 Os veículos elétricos conquistam cada dia mais espaço. De acordo com um relatório da International Energy Agency, foram comercializados 6,6
Saiba Mais -
Agência 99 Banda Eva agita Salvador com show de esquenta para o Carnaval
2 de fevereiro de 2024A 99, empresa líder nacional em cobertura, marcou sua estreia como patrocinadora oficial do Carnaval de Rua de Salvador...
Saiba Mais -
Agência 99 Mobilidade é um dos pilares para reverter baixo desenvolvimento sustentável das cidades
8 de novembro de 2023Sete em cada dez municípios brasileiros apresentam baixo ou muito baixo desenvolvimento sustentável, de acordo com o Instituto Cidades Sustentáveis. Ainda...
Saiba Mais