Releases Geral
Workshop debate empregabilidade de pessoas com deficiência, com foco nas leis
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 14 de julho de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
São Paulo, SP–(DINO – 14 jul, 2023) –
O programa Coexistir e a Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência realizaram no último dia 07 de julho, no auditório da sede do Sincovaga, o workshop ‘Empregabilidade de Profissionais com Deficiência – Legislação, laudos e dicas’, que discutiu a empregabilidade de profissionais com deficiência, com foco na legislação, orientação sobre laudos e como promover a inclusão no ambiente de trabalho.
O treinamento foi apresentado por José Carlos do Carmo (Kal), que é médico, especialista em Saúde Pública e Medicina do Trabalho, auditor fiscal do Trabalho e coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em SP, além de coordenador da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Após a abertura do evento pelo presidente do Sincovaga, Alvaro Furtado, que reforçou a importância de garantir cidadania às pessoas com deficiência, Kal iniciou falando sobre vieses e preconceitos, que, segundo ele, “levam a um tratamento injusto, chamando a atenção apenas para uma das características delas e não para seus talentos”.
Entre os tópicos abordados estão a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) – 13.146/2015, as diferenças entre as classificações CID e CIF, e a importância de conhecer as instruções normativas da Auditoria Fiscal do Trabalho, o Decreto 5.296/2004, e a própria Constituição, a fim de avaliar o quanto a deficiência prejudica a funcionalidade da pessoa.
Kal também falou sobre a natureza dos impedimentos, conforme a Convenção da ONU e LBI (física, sensorial, intelectual e mental), ante o que determina o Decreto 5.296/2004, considerado mais atual (física, auditiva, visual, mental e múltipla), e que não somente médicos, mas qualquer profissional da área de saúde pode fazer um bom laudo caracterizador, peça fundamental para que a pessoa com deficiência tenha acesso a direitos e garantias.
Abordou ainda os conceitos que indicam a possibilidade de caracterização das deficiências para cumprimento de cota e as regras envolvidas. Ao final, abriu-se a oportunidade para um debate e para os presentes tirarem dúvidas.
Para a coordenadora do Coexistir, Maria de Fátima e Silva, é importante que os profissionais, sobretudo de RH, se preparem antes de entrevistar os candidatos com deficiência. “Os profissionais que realizam as entrevistas têm que analisar, em conjunto com o entrevistado, se a atividade a ser desenvolvida requer alguma adaptação, recursos de acessibilidade. É preciso conhecer as atividades, como e onde são desenvolvidas, que ferramentas e equipamentos são utilizados e quais capacidades sensoriais, motoras ou cognitivas estão envolvidas”, explica.
“Até para o entrevistador saber o que perguntar, o que deverá contar a ela, para que a pessoa o ajude a entender se é possível ou não. Isso foge dos processos que fomos acostumados a realizar antes da Lei de Cotas, em que nos limitávamos a saber sobre escolaridade, local de residência e experiência dos candidatos”, conclui Fátima.
Kal complementou que as empresas têm de entender seu papel social e dar atenção aos profissionais com deficiência, pois preconceito leva a discriminação e exclusão. “A inclusão vai muito além de buscar laudos e cumprir cotas. Estamos desperdiçando talentos e faz tempo: a Lei de Cotas completa 32 anos este mês”, completou o especialista.
A palestra reuniu representantes de 19 organizações, empresas e entidades: Ayumi Supermercados, Casa Negreiros, Espaço Cidadania, Fecomerciários, Goodbom Supermercados, Grupo SBF, Hospital Nipo-brasileiro, HSR Shopping dos Lustres, Instituto Aliança, Instituto Rumo, Nurap, Prefeitura Municipal de Osasco, Recserv Contabilidade, Santa Causa, Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Senac SP, Siemaco (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo), Softtek e Sonda Supermercados.
Mais informações: (11) 3335-1100 ou no site https://www.coexistir.com.br/
Website: https://www.coexistir.com.br
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral WordPress está presente em 45% dos sites do mundo
4 de março de 2024DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo–(DINO – 04 mar, 2024) – O WordPress é uma plataforma para criação de sites e, segundo um estudo divulgado pela W3Techs,
Saiba Mais -
Releases Geral B3 registra alta expressiva de investidores por CPF
3 de agosto de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 03 ago, 2023) – A bolsa de valores brasileira (B3) atingiu o patamar recorde de número de CPFs distintos de investidores pessoas físicas
Saiba Mais -
Releases Geral Agência de intercâmbios passa a comercializar microfranquias
27 de março de 2024(DINO - 27 mar, 2024) - A Estudar no Exterior Intercâmbio, agência de estudos no exterior, que já conta com três lojas físicas, está come&cc
Saiba Mais