PR Newswire Internacional
Um terço dos consumidores brasileiros usam lanches como substituição de refeições em meio ao aumento da inflação
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 25 de maio de 2023
PR NEWSWIRE
- 52% dos consumidores brasileiros cortaram itens supérfluos (como lanches) de suas listas de compras devido ao aumento de preços e à inflação.
- 40% dos consumidores afirmam preferir lanches com embalagens sustentáveis.
- Quase 4 em cada 10 (39%) consumidores entre 16 e 34 anos afirmam consumir lanches para relaxar/desestressar.
SÃO PAULO, 25 de maio de 2023 /PRNewswire/ — A inflação crescente faz com que os consumidores brasileiros sintam o aperto, resultando em uma redução nos gastos não essenciais. De acordo com a pesquisa mais recente da Mintel, 52% dos consumidores brasileiros reduziram itens supérfluos e não essenciais, como lanches, de seus orçamentos para economizar dinheiro. Outra medida de redução de custos é substituir refeições completas por lanches, o que um terço (33%) dos brasileiros fez nos últimos três meses.
Ao analisar por que os consumidores estão substituindo refeições por lanches, dois terços (66%) afirmam que fazem isso para satisfazer sua fome. Embora pareça óbvio, as Tendências Globais de Alimentação e Bebidas da Mintel de 2023, intituladas Savvy Sustanance, indicam que, neste período de instabilidade econômica e alta inflação, os consumidores estão preferindo alimentos que os deixem saciados por mais tempo e ofereçam uma composição nutricional mais completa, o que pode estar diretamente relacionado ao consumo de lanches.
Laura Menegon, Analista de Alimentos e Bebidas da LatAm, disse:
“A substituição de refeições não é nova, especialmente porque os consumidores estão cada vez mais ocupados; no entanto, como esses consumidores estão optando por produtos convenientes, há uma oportunidade para marcas de lanches lançarem produtos que sejam práticos, mas também proporcionem uma sensação de saciedade semelhante à de uma refeição e com ingredientes e nutrientes mais variados. Produtos com maior densidade energética e nutricional que oferecem uma sensação de saciedade mais longa estão bem posicionados para conquistar a preferência do consumidor por uma melhor relação custo-benefício”.
Preocupação do consumidor com embalagens e ingredientes sustentáveis
A embalagem é a principal preocupação dos consumidores de lanches preocupados com a sustentabilidade, já que 40% preferem lanches em embalagens sustentáveis, enquanto 28% preferem lanches naturais porque eles geralmente vêm com menos embalagens. Os consumidores desejam que as marcas sejam mais transparentes, como demonstrado por 36% dos consumidores brasileiros que esperam que mais marcas façam declarações claras sobre suas ações sustentáveis.
Além disso, de um terço (30%) dos consumidores que se preocupam com a sustentabilidade dos ingredientes usados em lanches, 76% estão dispostos a pagar mais por lanches de alta qualidade/premium. Por fim, 22% deixariam de comer um lanche se soubessem que a marca não contribui para iniciativas de sustentabilidade.
“Como a sustentabilidade é um fator cada vez mais importante para os consumidores brasileiros quando se trata de embalagens e ingredientes para lanches, fabricantes e varejistas precisarão ser transparentes em seus esforços para reduzir o desperdício e reutilizar materiais. A redução pode ocorrer pela eliminação da embalagem secundária e pelo uso de material biodegradável e mais fino. As marcas também podem investir em embalagens reutilizáveis, que não só carregam as credenciais de sustentabilidade, mas também agregam valor ao produto. Marcas que priorizam soluções de embalagens sustentáveis têm maior probabilidade de atrair os consumidores brasileiros”, continuou Menegon.
Para obter o comunicado de imprensa completo, clique aqui. Pesquisas adicionais sobre as atitudes dos consumidores brasileiros em relação ao consumo de lanches e entrevistas com a analista estão disponíveis mediante solicitação ao Departamento de Imprensa da Mintel. Para aqueles interessados em comprar o relatório completo, por favor, acesse a Mintel Store.
Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/2082704/Mintel_Logo_New.jpg
FONTE Mintel Group, Ltd.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Internacional Página “De Bem Com a Vida”, da MDS, abre espaço para a população tirar dúvidas sobre a saúde com especialistas
18 de maio de 2023PR NEWSWIRE Modernizado, o site traz informações sobre boas práticas e cuidados com a saúde, bem-estar e qualidade de vida SÃO PAULO, 18 de maio de 2023 /PRNewswire/ — Comprometida com a
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional HUAWEI WATCH GT Cyber recebe oito prêmios internacionais por inovação no mercado de vestíveis
12 de maio de 2023PR NEWSWIRE SÃO PAULO, 12 de maio de 2023 /PRNewswire/ — Realizado no começo do ano em Barcelona, o Mobile World Congress 2023 (MWC) é um dos principais eventos de inovação tecnológica do
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional A XCMG entrega ao Brasil um guindaste com peso recorde de 3000 toneladas, estabelecendo um novo marco de exportação
25 de maio de 2024O grupo XCMG Machinery (SHE:000425, "XCMG") alcançou uma conquista notável ao entregar um guindaste de rodas XCA3000BR de 3000 toneladas a um cliente brasileiro, ultrapassando seu
Saiba Mais