PR Newswire Internacional
TENA apresenta primeira pesquisa sobre menopausa e incontinência urinária no Brasil
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 14 de março de 2023
PR NEWSWIRE
TENA apresenta primeira pesquisa sobre menopausa e incontinência urinária no Brasil
PR Newswire
SÃO PAULO, 14 de março de 2023
SÃO PAULO, 14 de março de 2023 /PRNewswire/ — No Dia Mundial da Incontinência Urinária, TENA, líder mundial em incontinência urinária adulta e uma marca Essity, apresenta a pesquisa “Menopausa e Incontinência Urinária”, primeira investigação qualitativa sobre o tema feita com mulheres brasileiras.
O estudo foi realizado pelo Instituto Data8, especializado em consumidores maduros, com consultoria da No Pausa, uma organização latino-americana que promove o diálogo aberto sobre a menopausa, além de oferecer informações, acompanhamento e ferramentas para quem atravessa esse período.
A pesquisa “Menopausa e Incontinência Urinária” ouviu seis grupos de mulheres localizadas em diversos estados do Brasil, após a imersão em uma base de dados da No Pausa constituída por 100 mil mulheres distribuídas em toda a América Latina. Os principais insights da pesquisa mostram que as mulheres costumam ter vergonha de falar sobre o tema “escape de xixi”, que em geral não têm conhecimento sobre menopausa e menos ainda que a incontinência é um sintoma comum, atingindo mais de 40% das mulheres nesse período (fonte: Study Kitchen).
“Nós já imaginávamos que havia pouco conhecimento sobre incontinência urinária como um dos sintomas da menopausa. Mas as entrevistas mostraram também que existe um grande tabu sobre o tema incontinência urinária. Assim como já sabíamos, a partir do 1º Estudo Menopausa e Suas Etapas, realizado em 2022 pela Essity, que 48% das brasileiras pensam que a menopausa é um assunto tabu. Dessas, 69% associam esse tabu à percepção de que as pessoas relacionam menopausa à velhice”, diz Carla Girolamo, gerente de marketing da TENA no Brasil. “Esse novo estudo é de grande contribuição para nossa jornada de apoio às pessoas que têm incontinência urinária adulta, especialmente as mulheres”, completa.
Em uma primeira abordagem as entrevistadas mostraram que:
- O tema da incontinência urinária não está presente em conversas – é um verdadeiro tabu;
- A incontinência urinária também não é associada aos sintomas de menopausa;
- Para muitas, os “escapes de xixi” não são incontinência;
- Por que não falam do tema “incontinência urinária”?
- Desinformação – as pessoas não sabem o que é, quais os sintomas, causas, como tratar e, muito menos, como prevenir;
- Associada à velhice – coisa de idoso, de quem faz xixi nas calças. As empresas, em suas campanhas, reforçaram por anos as fraldas geriátricas e seus consumidores “velhinhos”. Associaram incontinência com idosos, e com grande volume de urina e muitas vezes a uma condição de doença;
- Associado às mães, tias e avós – quando conhecem o assunto ou o produto, é porque têm algum parente que usa;
- É um problema pessoal/individual – muitas acham que os escapes eventuais e desconforto com vontade e fazer xixi é algo pessoal, um problema que só acontece com elas. Como não falam sobre isso, não fazem ideia de quantas (outras) têm escape também. Quando intensifica, acham que é doença;
- Menos problemático que outros sintomas – comparada com outros sintomas do climatério ou da pós-menopausa, os escapes de urina não configuram um grande problema. Elas dão seus jeitinhos, é algo muito eventual, que pode até ser visto como “normal”. Não incomoda tanto e não acham que aquilo pode piorar e virar uma “incontinência maior”. Algumas sequer pensam em levar como queixa ao médico.
As mulheres entrevistadas nos grupos focais só passaram a falar mais abertamente sobre incontinência urinária após terem sido informadas que mais de 1/3 das mulheres com 45 anos ou mais têm escapes de xixi. Passaram então a falar sobre como lidam com a incontinência urinária:
- Usam protetor diário e vão trocando ao longo do dia ou quando têm escapes (não gostam do absorvente molhado). Elas têm medo de não conseguir segurar o próprio xixi. O absorvente volta para a bolsa por essa necessidade;
- Algumas, poucas, usam calcinha descartável quando vão ficar mais tempo fora de casa, sem acesso fácil a banheiros ou em situações especiais (ex: festas);
- Algumas evitam beber muita água antes de sair e dormir e vão ao banheiro com mais frequência;
- Alguns protetores diários dobram com o uso, têm pouca fixação e às vezes caem na privada, e causam irritação na pele de algumas;
- Algumas entrevistadas conhecem e praticam exercícios e fisioterapia pélvicos;
- O pompoarismo é menos conhecido, somente quando estimuladas mencionam já terem ouvido falar;
- Essas práticas são mais compartilhadas pelas amigas e nas redes sociais, raramente pelo médico. Mas não conhecem essas práticas como prevenção da incontinência urinária, são mais relacionadas à vida sexual e ao prazer na relação;
- De maneira geral relatam que o assunto não é comumente abordado ou citado como sintoma do climatério / menopausa por alguns médicos, que não propõem ações preventivas, apenas métodos tradicionais quando a incontinência aparece.
“A dinâmica dos grupos nos possibilitou desenvolver um diálogo profundo sobre o tema com nossas entrevistadas. E ficou claro que quebrar o tabu da incontinência urinária poderá ajudar as mulheres em geral a terem maior qualidade de vida, procurando meios de prevenir e cuidar da situação”, diz Cléa Klouri, sócia-fundadora do Data8. “Sem dúvida é um assunto a ser aberto para a melhoria de qualidade de vida das mulheres maduras”.
CONTATO: Renata Toledo Piza, (11) 9.9248-4412, renata.piza@agenciatruly.com
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2032070/1.jpg
FONTE TENA Brasil
A OESP nao e(sao) responsavel(is) por erros, incorrecoes, atrasos ou quaisquer decisoes tomadas por seus clientes com base nos Conteudos ora disponibilizados, bem como tais Conteudos nao representam a opiniao da OESP e sao de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Internacional Youcom lança coleções de jeans com matéria-prima reciclada e reforça compromisso com moda circular
17 de julho de 2023PR NEWSWIRE Engajada com a transformação da moda desde 2014, a marca desenvolveu coleções de pré e pós-consumo, utilizando sobras de corte da produção têxtil e peças sem condições de uso
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: Ônibus Volkswagen ampliam presença no mercado brasileiro em 2020
14 de janeiro de 2021Ônibus Volkswagen ampliam presença no mercado brasileiro em 2020 PR Newswire SÃO PAULO, 14 de janeiro de 2021 4.246 Volksbus foram vendidos no Brasil em 2020, segundo números da Anfavea, o que
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional Inteligência Artificial é a tecnologia disruptiva com maior impacto nas empresas de acordo com CEOs entrevistados pelo Gartner
30 de maio de 2023PR NEWSWIRE O crescimento é a principal prioridade estratégica de negócios para metade dos CEOs A maioria dos CEOs acredita que uma crise econômica ou recessão será superficial e curta
Saiba Mais