NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

Renexxion anuncia abertura de pedido de Novo Medicamento em Investigação (IND) de naronaprida para o tratamento da dismotilidade gastrointestinal em pacientes com fibrose cística

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 10 de janeiro de 2023

PR NEWSWIRE

Renexxion anuncia abertura de pedido de Novo Medicamento em Investigação (IND) de naronaprida para o tratamento da dismotilidade gastrointestinal em pacientes com fibrose cística

PR Newswire

ROSCREA, Irlanda, 10 de janeiro de 2023 /PRNewswire/ — A Renexxion Ireland Limited (Renexxion), uma empresa biofarmacêutica privada comprometida em oferecer medicamentos inovadores a pacientes com alta necessidade não atendida de distúrbios gastrointestinais (“GI”), tem o prazer de anunciar a abertura de pedido de Novo Medicamento em Investigação (em inglês: Investigational New Drug, IND) com a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA de naronaprida para o tratamento de distúrbios de motilidade gastrointestinal em pacientes com fibrose cística (FC), um primeiro passo para a realização de ensaios clínicos deste candidato a medicamento em pacientes com FC. A naronaprida, após a aprovação, pode ser o melhor procinético pan-GI da categoria para o tratamento da dismotilidade gastrointestinal na FC.  

A dismotilidade gastrointestinal na FC tem uma fisiopatologia neuroendócrina complexa que causa morbidade significativa e é listada como uma das principais prioridades de pesquisa pelos pacientes. A dismotilidade gastrointestinal afeta mais da metade dos pacientes com FC e é caracterizada por gastroparesia, dor abdominal e constipação refratária grave. Embora tenha ocorrido avanços no tratamento da FC, ainda há uma necessidade não atendida para o tratamento dos sintomas gastrointestinais. A naronaprida é uma pequena molécula nova, procinética pan-GI, com resultados positivos de ensaios clínicos de Fase II em indicações GI superior e inferior e demonstrou um perfil de segurança comparável ao placebo, tornando a naronaprida um tratamento potencialmente seguro e eficaz para a dismotilidade gastrointestinal na FC.

“Estamos muito animados com o potencial da naronaprida de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com FC. Após discussões com a CF Foundation, os principais formadores de opinião da FC e nosso parceiro europeu; identificamos uma alta necessidade não atendida de tratamento da dismotilidade gastrointestinal na FC. Recebemos informações construtivas da FDA sobre nosso plano de desenvolvimento clínico e projeto de ensaio clínico de Fase II. Receber a liberação de IND representa um marco importante no avanço de nosso plano de desenvolvimento clínico em paralelo com nosso parceiro na UE em gastroparesia”, disse Peter Milner M.D., FACC, presidente e CEO.

“A comunidade global de pacientes com fibrose cística continua precisando de tratamentos eficazes para complicações de motilidade gastrointestinal, como: constipação e gastroparesia. Apesar dos avanços nos tratamentos para as complicações pulmonares da fibrose cística, nenhum medicamento pró-motilidade substituiu o cisaprida desde sua retirada do mercado”, disse Zachary Sellers, MD, PhD, professor assistente de pediatria-gastroenterologia da Escola de Medicina da Universidade Stanford. 

Confirmando a necessidade não atendida de um agente procinético GI em pacientes com FC, Dhiren Patel, M.D., professor associado de pediatria da St. Louis University School of Medicine disse: “Damos as boas-vindas aos ensaios clínicos de naronaprida em pacientes com fibrose cística com distúrbios de motilidade gastrointestinal.  Se a naronaprida provar ser eficaz no tratamento desses pacientes, isso melhoraria significativamente sua qualidade de vida “.

Sobre a naronaprida: 

O principal programa da Renexxion Ireland é a naronaprida, um potencial candidato a melhor medicamento da classe em estágio avançado para indicações gastrointestinais não atendidas no trato gastrointestinal superior e inferior. Em estudos científicos, a naronaprida demonstrou ter uma combinação única das propriedades agonistas do receptor de serotonina 5HT4 e antagonistas do receptor de dopamina D2, ambas alvos clinicamente validados. A naronaprida foi projetada para ser minimamente absorvível, é localmente ativa no lúmen intestinal e, em estudos clínicos, seu perfil de efeitos colaterais é indistinguível do placebo. Quatro estudos positivos de Fase II foram concluídos, e a naronaprida está pronta para a Fase III na constipação idiopática crônica (CIC) e na doença de refluxo gastroesofágico (DRGE).

A naronaprida foi estudada em 11 estudos clínicos e em mais de 1.000 indivíduos até o momento. Nesses estudos, a naronaprida foi bem tolerada com um perfil de segurança que não diferiu dos pacientes tratados com placebo. É importante ressaltar que, com naronaprida, nenhum efeito cardiovascular, incluindo nenhum efeito na frequência cardíaca, pressão arterial ou parâmetros de ECG, foi observado em estudos clínicos.

Sobre a Renexxion: 

A Renexxion Ireland Limited é uma empresa biofarmacêutica privada irlandesa, uma subsidiária integral da Renexxion LLC, comprometida em fornecer novos medicamentos para pacientes com distúrbios gastrointestinais. Atualmente, a Renexxion Ireland está colaborando com um importante parceiro europeu de licenciamento GI para avançar a naronaprida nos últimos estágios de desenvolvimento e comercialização na grande Europa e em alguns outros países da Australásia. Atualmente, a Renexxion Ireland está desenvolvendo um programa de pesquisa adicional em doenças inflamatórias intestinais. (Para informações: https://www.prnewswire.com/news-releases/renexxion-ireland-ltd-announces-a-licensing-and-collaboration-agreement-with-dr-falk-pharma-gmbh-301392102.html). 

Para mais informações: https://www.rnexltd.ie/

Contato:
Catherine Pearson – diretora de operações
Press@rnexltd.ie   
+353 61 539121

FONTE Renexxion Ireland Ltd

A OESP nao e(sao) responsavel(is) por erros, incorrecoes, atrasos ou quaisquer decisoes tomadas por seus clientes com base nos Conteudos ora disponibilizados, bem como tais Conteudos nao representam a opiniao da OESP e sao de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe