PR Newswire Economia
CGTN: Relações entre a China e o Golfo pérsico atingem novo patamar com a primeira Cúpula da China e o Conselho de Cooperação do Golfo realizada em Riade
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 12 de dezembro de 2022
PR NEWSWIRE
CGTN: Relações entre a China e o Golfo pérsico atingem novo patamar com a primeira Cúpula da China e o Conselho de Cooperação do Golfo realizada em Riade
PR Newswire
PEQUIM, 12 de dezembro de 2022
A China e os países do GCC são parceiros naturais, afirmou o Presidentente chinês Xi Jinping na sexta-feira em seu discurso na cúpula, convocando os dois lados a serem parceiros na promoção da união, do desenvolvimento, da segurança e da civilização.
A cúpula decidiu por firmar e fortalecer a parceria estratégica entre a China e os países do GCC.
Enriquecendo as estratégias das relações entre China e GCC
Fundada em 1981,, o GCC possui seis países membros: Bahrein, Omã, Kuwait, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos (EAU). Os países do GCC são parceiros importantes para a China em sua cooperação com o Oriente Médio. A China tem mantido contato com o GCC desde a sua criação.
Em seu discurso, Xi elogiou as conquistas feitas pelos dois lados durante os últimos anos, dizendo que a China e os países do GCC devem manter a amizade tradicional e considerar essa parceria estratégica como uma oportunidade para enriquecer a conotação estratégica da relações entre a China o GCC.
Ele afirmou que os dois lados devem ser parceiros para promover a união, fortalecer a confiança política mútua e apoiar firmemente os interesses centrais uns dos outros.
Os dois lados devem gerar sinergias estratégias para o desenvolvimento, desenvolver segurança juntos e aprender com as belas conquistas culturais uns dos outros, acrescentou.
Promovendo a cooperação para o futuro
O presidente chinês propôs cinco áreas principais para a cooperação entre a China e os países do GCC pelos próximos três a cinco anos: energia, finanças e investimento, inovação e novas tecnologias, aeroespacial e linguagem e culturas.
A China continuará importando mais petróleo bruto e gás natural liquefeito dos países do GCC, estabelecer um mecanismo de trabalho para investimentos bilaterais e cooperação econômica e aprofundar a cooperação para moedas digitais, bem como construir uma central de big data e computação em nuvem com os países do GCC, de acordo com o presidente.
De acordo com os dados da Administração Geral Alfandegaria da China, a China continua sendo o maior parceiro comercial do GCC e o maior mercado de exportação de produtos petroquímicos. O comércio bilateral ultrapassou $230 bilhões em 2021,, quando as importações chinesas de combustíveis fósseis da Arábia Saudita, Omã e Emirados Árabes Unidos atingiram $44.9 bilhões, $25.4 bilhões e $21.3 bilhões, respectivamente.
Nos últimos anos, as relações amigáveis entre os dois lados têm se desenvolvido de forma consistente. Em 19 de setembro,, por exemplo, o Conselheiro de Estado da China e Ministro das Relações Exteriores Wang Yi se reuniram com os ministros das Relações Exteriores do GCC como um grupo à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York. Durante a reunião, os dois lados concordaram em “fazer esforços conjuntos para alcançar um bem comum com o Tratado de Livre Comércio da China-GCC(FTA, na sigla em inglês) o mais breve o possível, de modo a liberar sinais positivos e ajudar um ao outro a alcançar um melhor desenvolvimento”.
Líderes de outros países do GCC elogiaram as relações entre a China e o GCC e a cúpula, afirmando que acreditam que a primeira cúpula é um grande encontro na história das relações entre a China e o GCC e um marco importante.
Os países do GCC apoiam firmemente o princípio de uma só China e estão prontos para trabalhar com a China para implementar os resultados da cúpula, aprofundar a cooperação bilateral em áreas-chave e trazer mais benefícios para os dois povos.
A cúpula também emitiu uma declaração conjunta e adotou o plano de ação 2023-2027 para o diálogo estratégico entre a China e os países do GCC.
FONTE CGTN
A OESP nao e(sao) responsavel(is) por erros, incorrecoes, atrasos ou quaisquer decisoes tomadas por seus clientes com base nos Conteudos ora disponibilizados, bem como tais Conteudos nao representam a opiniao da OESP e sao de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia PR NEWSWIRE – ECONOMIA E NEGÓCIOS :: Lexington Partners Abre Escritório em São Paulo, Expandindo a Presença na América Latina
15 de janeiro de 2021Lexington Partners Abre Escritório em São Paulo, Expandindo a Presença na América Latina PR Newswire NOVA IORQUE e SÃO PAULO, 15 de Janeiro de 2021 NOVA IORQUE e SÃO PAULO, 15 de Janeiro de
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Cory lança embalagens com frases populares de mães
10 de maio de 2024Iniciativa faz parte da campanha 'Papo de Mãe', uma edição limitada na linha de palitos cobertos com chocolate da marca
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Sobel Network Shipping Co., Inc. comemora 75 anos de excelência na indústria naval
9 de abril de 2024A Sobel Network Shipping Co., Inc., uma importante provedora de logística, tem o prazer de anunciar seu 75º aniversário em abril de 2024. Há 75 anos, estamos comprometidos com a e
Saiba Mais