PR Newswire Brasil
CGTN: A democracia popular de processo integral garante que as pessoas assumam o comando
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de outubro de 2022
PR NEWSWIRE
CGTN: A democracia popular de processo integral garante que as pessoas assumam o comando
PR Newswire
BEIJING, 21 de outubro de 2022
Na sessão de abertura do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) no domingo, Xi Jinping destacou que a democracia popular de processo integral é o elemento que define a democracia socialista e que também é a democracia em sua forma mais ampla, mais genuína e mais efetiva.
Xi disse que a China incentivará a participação ordenada do povo nos assuntos políticos e garantirá sua capacidade de se envolver em eleições democráticas, consultas, tomada de decisões, gestão e supervisão, de acordo com a lei.
“Melhoraremos o sistema de instituições por meio do qual o povo comanda o país”, disse Xi.
Poder para o povo
A democracia popular de processo integral é uma marca fundamental da democracia socialista, que a distingue dos sistemas democráticos capitalistas, de acordo com Wang Chen, vice-presidente do Comitê Permanente do Congresso Popular Nacional (CPN).
Diferentemente da política eleitoral multipartidária dos países ocidentais, segundo a qual os partidos muitas vezes fazem promessas aos eleitores e acusações aos opositores para ganhar as eleições, a democracia socialista da China engloba todos os processos, incluindo eleições, tomada de decisões, gestão e supervisão.
O CPN, que é a principal legislatura da China, tem um papel fundamental na implementação da democracia popular de processo integral.
Como o órgão mais alto do poder estatal, o atual 13º CPN é composto por mais de 2.900 deputados eleitos democraticamente com diversas profissões e origens, de advogados e professores universitários a agricultores e operários.
Durante seu mandato de cinco anos, esses deputados votaram em uma série de decisões e políticas com implicações de longo alcance. Eles elegeram o Presidente da República Popular da China, adotaram o primeiro Código Civil do país e aprovaram o 14º Plano Quinquenal, um plano que traça o curso do desenvolvimento do país de 2021 a 2025.
No final de 2020, 2,62 milhões de pessoas estavam atuando como deputados de congressos populares em todos os níveis e em todo o país, de acordo com estatísticas oficiais. Entre eles, os de condados e municípios respondiam por aproximadamente 95%. Independentemente do sexo, da idade, da etnia e da profissão, o voto de cada representante tem peso igual.
Além disso, como órgão consultivo, a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CPPCC) atua como uma plataforma para os partidos obterem cooperação multipartidária e garantirem boa governança em prol da nação chinesa, em vez de ser uma arena para os partidos conquistarem interesses para si próprios.
Com a unidade da liderança do partido, o PCCh dá importância ao papel significativo da democracia consultiva socialista por meio de uma abordagem coordenada, o que não só garante a operação eficiente dos comitês partidários, congressos populares, departamentos governamentais, tribunais populares e outros órgãos administrativos, mas também garante a ampla participação de diferentes partidos.
Reconhecimento mundial
“Meu entendimento dessa ‘democracia popular de processo integral’ é que ela é um processo democrático interno dos partidos pelo qual você identifica, com base na meritocracia, quem são as pessoas mais qualificadas para o trabalho e quem são os [melhores] servidores para o bem comum”, disse Helga Zepp-LaRouche, fundadora e presidente do Schiller Institute, em entrevista à CGTN.
O professor brasileiro de Direito Evandro Menezes de Carvalho acredita que a democracia da China concentra-se em duas perguntas principais: o que o povo quer?, e o que o governo precisa fazer?
Ele disse que, em comparação com muitos países ocidentais, a democracia da China permite que uma gama mais ampla de pessoas participe e se aproxime das necessidades e dos interesses reais do povo.
A democracia popular de processo integral “é um modelo único de governança”, disse Mustafa Hyder Sayed, diretor executivo do Instituto Paquistão-China. “Quando se fala sobre a China, vemos que a democracia popular de processo integral foi concretizada.”
Wilson Lee Flores, analista econômico e político e presidente honorário do Anvil Business Club, em Manila, nas Filipinas, descreve o sistema de governança progressiva da China como uma “democracia popular com características chinesas”, uma vez que é um sistema cujo objetivo é dar apoio às políticas econômicas e políticas, colocando o povo no centro.
Flores disse que o sistema “consulta diretamente e realmente representa as necessidades, vozes e aspirações do povo”, e é “confuciano em valores morais”.
Vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=X44TtFsi5zY
FONTE CGTN
Leia também
-
PR Newswire Brasil OKX lança campanha de marca global “Negocie como um profissional”, destacando histórias reais de usuários envolvendo criptomoedas
14 de agosto de 2023PR NEWSWIRE NASSAU, Bahamas, 14 de agosto de 2023 /PRNewswire/ — A OKX, uma exchange de cripto líder e uma empresa inovadora de tecnologia Web3, lançou hoje a campanha de marca global
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil CGTN: Quando os contos abraçam os versos: Uma sinfonia de ‘Poesia sem Fronteiras’
5 de fevereiro de 2024PR NEWSWIRE PEQUIM, 5 de fevereiro de 2024 /PRNewswire/ — No abraço de mais uma primavera, à medida que o Ano do Dragão se aproxima, a série de documentários “Poesia sem
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil IASDR 2025 lançada oficialmente! Anunciando o tema da conferência “Design Next”
12 de março de 2024O Taiwan Design Research Institute (TDRI) e o Chinese Institute of Design (CID) uniram forças para conquistar o reconhecimento da comunidade internacional de pesquisa em design, g
Saiba Mais