PR Newswire Economia
A “DIFERENÇA DE USO” DA INTERNET MÓVEL É QUASE OITO VEZES MAIOR DO QUE O TAMANHO DA “LACUNA DE COBERTURA”, REVELOU A PESQUISA DA GSMA
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 20 de outubro de 2022
PR NEWSWIRE
A “DIFERENÇA DE USO” DA INTERNET MÓVEL É QUASE OITO VEZES MAIOR DO QUE O TAMANHO DA “LACUNA DE COBERTURA”, REVELOU A PESQUISA DA GSMA
PR Newswire
LONDRES, 20 de outubro de 2022
LONDRES, 20 de outubro de 2022 /PRNewswire/ — Garantir que as pessoas possam usar a internet móvel, em vez de se concentrar somente na cobertura da rede, é a chave para impulsionar a inclusão digital para 3,2 bilhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com as estatísticas divulgadas hoje pela GSMA.
O relatório anual State of Mobile Internet Connectivity da organização mostra que 95% da população global agora vive em áreas atendidas pela conectividade de banda larga móvel e que , graças a essa base de cobertura, 55% da população mundial agora está conectada à internet móvel. Oferecer cobertura aos 5% restantes (a “lacuna de cobertura”) continua sendo um desafio importante.
No entanto, o problema maior são os 3,2 bilhões de pessoas, o equivalente a 40% da população mundial, que são cobertas por uma rede de banda larga móvel, mas enfrentam barreiras que as impedem de ficar on-line (a “lacuna de uso”). Entre elas estão:
- Falta de conhecimento e habilidades digitais
- Acessibilidade (particularmente acessibilidade ao aparelho)
- Acesso a conteúdo e serviços relevantes
- Preocupações e acesso à segurança e proteção
Os impactos desses desafios têm consequências de longo alcance, especialmente em países de renda baixa e média (LMICs) onde o celular é a principal e, em muitos casos, a única forma de acesso à internet.
Da população “não conectada” do mundo, que tem maior probabilidade de ser pobre, mulher e morar em áreas rurais, 94% vive em países de renda baixa e média. A falta de acesso à internet os impede de desempenhar um papel ativo em um mundo cada vez mais on-line, tornando-os menos capazes de lidar com as perturbações econômicas e sociais contínuas causadas pela pandemia de COVID-19, mudanças climáticas, aumento dos preços de energia e a crise do custo de vida. Essas barreiras também os impedem de acessar informações e serviços fundamentais, como saúde, educação, comércio eletrônico, serviços financeiros e oportunidades de geração de renda.
O diretor geral da GSMA, Mats Granryd, disse: “Mais de 55% das pessoas em todo o mundo agora estão se beneficiando do poder transformador da conectividade à internet móvel. As operadoras móveis em todo o mundo agora estenderam a cobertura móvel para 95% da população global e continuam investindo todos os dias para aumentar essa participação. Devemos celebrar essa conquista, mas não devemos deixá-la nos cegar para o desafio ainda maior.
“Está na hora de fazer avanços reais na jornada para atingir os 3,2 bilhões de pessoas que ainda não estão usando a internet móvel, apesar de viverem em ambientes de redes de banda larga móvel. Solicitamos que governos e organizações em todo o mundo trabalhem ao lado do setor móvel e tornem a inclusão digital uma prioridade genuína. Remover barreiras à adoção da internet móvel impulsionará a recuperação econômica, melhorará a mobilidade social e a igualdade de gênero e transformará a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.”
Tendências importantes
Embora o relatório tenha destacado a importância do aumento do foco em abordar a “lacuna de uso”, também revelou uma série de tendências importantes:
- O uso da internet móvel ainda está crescendo e impulsionando a inclusão digital. Até o final de 2021, 4,3 bilhões de pessoas, ou 55% da população mundial, utilizavam internet móvel, um aumento de 43% com relação a 2017.
- Quase 300 milhões de pessoas estiveram on-line no ano passado. A maioria das pessoas que começaram a usar internet móvel em 2021 veio de países LMICs, onde vivem 94% da população não conectada. Como resultado, pela primeira vez, a metade da população que vive em países de renda baixa ou média agora está usando a internet móvel.
- Globalmente, a lacuna de cobertura diminuiu substancialmente nos últimos sete anos. A porcentagem de pessoas fora do alcance das redes de banda larga móvel caiu de 19% em 2015 para 5% no final de 2021. No entanto, não há espaço para complacência: 400 milhões de pessoas em todo o mundo ainda não vivem em uma área coberta por uma rede de banda larga móvel, e o progresso tem diminuído desde 2018.
Embora tenha havido um progresso importante no aumento da adoção e do uso da internet, o relatório, que foi financiado pelo Foreign, Commonwealth and Development Office (FCDO) do Reino Unido e pela Swedish International Development Cooperation Agency (Sida) por meio da GSMA Mobile for Development Foundation, demonstra que o crescimento foi desigual e que há uma crescente divisão digital entre e dentro dos países. O relatório conclui que é necessário um forte esforço coletivo para fechar o abismo digital. Isso requer ações informadas e direcionadas de todas as partes interessadas, incluindo operadoras móveis, formuladores de políticas, parceiros internacionais e o setor privado mais amplo para atender às necessidades dos não conectados e às barreiras que eles enfrentam para acessar e usar a internet.
Abordar a lacuna de uso da internet móvel será um foco do evento MWC Africa deste ano em Kigali, Ruanda, que começará na próxima semana. Para mais informações sobre a MWC Africa, incluindo como participar, acesse: https://www.mwc-africa.com/.
O State of Mobile Internet Connectivity Report 2022 da GSMA está disponível em: https://www.gsma.com/r/somic/.
Sobre a GSMA
A GSMA é uma organização global que unifica o ecossistema móvel para descobrir, desenvolver e fornecer inovação fundamental para ambientes de negócios positivos e mudanças sociais. Nossa visão é liberar todo o poder da conectividade para que as pessoas, o setor e a sociedade prosperem. Ao representar operadoras e organizações móveis em todo o ecossistema móvel e setores adjacentes, a GSMA oferece aos seus membros três grandes pilares: Conectividade para o Bem, Serviços e Soluções do Setor e Alcance. Essa atividade inclui o avanço da política, o enfrentamento dos maiores desafios sociais atuais, a sustentação da tecnologia e da interoperabilidade que fazem o sistema móvel funcionar e fornecer a maior plataforma do mundo para reunir o ecossistema móvel nas séries de eventos MWC e M360.
Convidamos você a conhecer mais em gsma.com.
Sobre o Connected Society da GMSA
O programa Connected Society trabalha com o setor móvel, empresas de tecnologia, comunidade de desenvolvimento e governos para aumentar o acesso e a adoção da internet móvel, com foco em grupos populacionais carentes nos mercados em desenvolvimento.
Esse relatório é o resultado de um projeto da GSMA Mobile for Development Foundation financiado pelo Foreign, Commonwealth and Development Office (FCDO) do Reino Unido e pela Swedish International Development Cooperation Agency (Sida). As opiniões expressas não são necessariamente as de ambas organizações.
Para mais informações, acesse https://www.gsma.com/mobilefordevelopment/connected-society/.
Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/1882833/GSMA_Logo.jpg
FONTE GSMA
Leia também
-
PR Newswire Economia Expansão contínua da rede global da UnionPay International resulta na emissão de mais de 200 milhões de cartões fora da China Continental
30 de dezembro de 2022PR NEWSWIRE Expansão contínua da rede global da UnionPay International resulta na emissão de mais de 200 milhões de cartões fora da China Continental PR Newswire XANGAI, 30 de dezembro de 2022
Saiba Mais -
PR Newswire Economia QCY lança AilyBuds Pro+: fones de ouvido sem fio semi-intra-auriculares avançados
30 de maio de 2024A QCY, marca de áudio premium da Hele Electronics, lançou a série AilyBuds Pro em 25 de maio. Esses fones de ouvido semi-intra-auriculares com cancelamento de ruído ativo adaptati
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Co-CEO da Dengo compartilha estratégias de expansão da marca no videocast ‘Pod do Varejo’, da Linx
26 de julho de 2023PR NEWSWIRE SÃO PAULO, 26 de julho de 2023 O quarto episódio do ‘PDV – Pod do Varejo’, videocast da Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, traz
Saiba Mais