Agência Unico
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 5 de julho de 2022
Por Agência Unico
Empresas com maturidade digital lucram mais e gastam menos
Com a tendência de empresas operarem cada vez mais em ecossistemas integrados digitalmente a outros players, clientes e demais stakeholders, fica uma pergunta: a definição atual de Web 3.0 difere da concepção anterior dela porque ela depende de modelos de confiança? Como estabelecer uma arquitetura digital que construa essa confiança em cada processo?
O filósofo e economista político Francis Fukuyama descreveu que a confiança é 'a commodity mais importante na determinação do destino de uma sociedade'. Desde sempre ela é crítica para a continuidade dos negócios. Mas sua importância aumenta, à medida em que o mundo se digitaliza e novas tecnologias aparecem, aliadas à crescente complexidade dos dilemas contemporâneos.
Durante o Summit de Identidade Digital realizado pela IDtech Unico, Marcos Aguiar, sócio sênior e diretor do The Boston Consulting Group, revelou como a evolução da internet e da rede mundial de computadores foram fatores cruciais para compreensão de como a tecnologia transforma as relações humanas.
'Um estudo recente nosso revelou que as empresas mais confiáveis geram 2,5 vezes maior valor econômico aos acionistas do que índices de referência do mercado. Isso mostra que, na prática, a confiança digital gera valor e a internet reduz custos de transação para empresas. Tanto que empresas estão migrando para a Web 3.0, baseada na realidade virtual 3D, nas criptomoedas e em tecnologias como o blockchain', explica o executivo.
O tripé do 5G, IoT e Web 3.0 vai exponenciar a segurança e a confiança na Identidade Digital e autenticação, que se refletiu em produtos como tokens e o próprio PIX para democratização do acesso. Para Bruna Santos, diretoria de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), ainda há um teto de vidro para esta colaboração. 'Poder e recursos devem ser compartilhados. Tenho esperança de que o governo desenvolva tecnologias estruturantes, que seja corajoso, apesar de hoje o mundo digital e físico ainda não terem a mesma linguagem. Um bom exemplo do que já temos hoje no Brasil é o Pix, mas ainda há muito a avançarmos', afirma.
Já Anderson Nascimento, professor na Universidade de Washington, explicou que a sociedade está construindo essa confiança com as novas tecnologias e que a criptografia não é o futuro, mas sim o presente da Identidade Digital e da Web 3.0. 'Desde as tecnologias mais simples como a assinatura digital e as senhas até as mais complexas, que são baseadas na criptografia é preciso ter o fator humano. Uma analogia fácil é como proteger a casa; a criptografia seria a fechadura. Por isso, precisamos de mais especialistas em criptografia para estar cada vez mais perto de uma sociedade justa e democrática', conclui.
Isso significa que maiores oportunidades são frequentemente encontradas no surgimento de tecnologias novas e disruptivas. Por isso, empresas que tenham um investimento direto em protocolos de blockchain, por meio de criptografia, estão caminhando para começar a participar do crescimento da Web 3.0.
Leia também
-
Agência Unico Estudo comprova o impacto positivo da biometria facial
29 de novembro de 2023Seja na abertura de conta bancária, assinatura de documentos, compras on-line ou até em contratação de profissionais, a identificação digital...
Saiba Mais -
Agência Unico Novo crediário digital promete ampliar acesso às compras a prazo
16 de dezembro de 2022Por Agência Unico Conhecido pela sigla BNPL, o Buy Now, Pay Later tem como foco o e-commerce, mas também vai funcionar nas lojas físicas. Ainda pouco conhecida no Brasil, uma nova modalidade de
Saiba Mais -
Agência Unico Como a Identidade Digital está mudando a sociedade e eliminando a burocracia
29 de maio de 2023Pense em fazer uma compra com seu cartão de crédito, abrir uma conta no banco, solicitar um empréstimo, comprar um veículo novo ou mesmo...
Saiba Mais