PR Newswire Economia
Aprovada a Fusão da GLA e Smiles; Companhia Prepara-se para Aceleração da Demanda no 2T21
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 29 de abril de 2021
PR NEWSWIRE
Aprovada a Fusão da GLA e Smiles; Companhia Prepara-se para Aceleração da Demanda no 2T21
Acionistas da GOL e Smiles aprovam reorganização societária, que proporcionará sinergias operacionais e financeiras significativas, e melhorará a competitividade do Grupo;
Forte disciplina na gestão da capacidade mantém rentabilidade das operações;
Neutralidade de consumo de caixa em março em meio ao arrefecimento da demanda por transporte aéreo no Brasil, combinada com a transição para a baixa temporada.
PR Newswire
SÃO PAULO, 29 de abril de 2021
Todas as informações são apresentadas em Reais (R$), de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS) e com métricas ajustadas e estão disponibilizadas para possibilitar a comparabilidade nesse trimestre com o mesmo período do ano anterior. Tais indicadores ajustados excluem os gastos relacionados ao percentual da frota não operacional que a GOL manteve em solo nesse período, e estão detalhados na tabela da seção “despesas operacionais”. As comparações são em relação ao primeiro trimestre de 2020 (1T20), exceto quando especificadas de outra forma.
O 1T21 foi marcado por três tendências relevantes para a retomada do crescimento da GOL no futuro próximo:
A primeira delas refere-se à fusão entre GLA (“GOL Linhas Aéreas”) e Smiles, cuja aprovação foi concedida pelos acionistas nas respectivas assembleias extraordinárias de 24/03/21. Essa transação deve proporcionar sinergias operacionais e financeiras para ambas as empresas que podem ultrapassar R$400 milhões por ano, principalmente por meio da gestão mais dinâmica do estoque de assentos, da unificação das ações de marketing, de otimização da gestão dos yields e de maior eficiência tributária.
“Os acionistas da GOL e da Smiles reconhecem o alto potencial de geração de valor das entidades integradas, bem como o diferencial gerado pelas sinergias na maximização do desempenho competitivo do Grupo,” disse Paulo Kakinoff, Diretor-Presidente. “A transação será autofinanciada pela própria geração de caixa da Smiles, e possui significativos benefícios quanto a potenciais sinergias operacionais, financeiras e fiscais que não estavam disponíveis na configuração de empresas apartadas”.
A outra tendência importante contempla a segunda onda da pandemia de Covid-19 no Brasil, que atingiu seu pico no final de março. Essa situação, combinada com o início da baixa temporada, interrompeu o processo de recuperação do mercado no primeiro trimestre. A GOL utilizou de sua flexibilidade e reajustou a malha aérea em resposta à menor demanda, protegendo o balanço e a liquidez.
“Desde o início da pandemia, a Companhia mantém a agilidade necessária para ajustar sua oferta de acordo com as oscilações de demanda, e isso permanece como nosso diferencial. Felizmente, já estamos constatando um declínio promissor nessa segunda onda de casos de Covid-19, com a taxa de transmissão do vírus no Brasil caindo abaixo de 1 pela primeira vez desde novembro/20. A GOL tem observado a correspondente retomada da recuperação das vendas de passagens ao longo das últimas semanas. Tendo por base a experiência de outras empresas aéreas nos EUA e Reino Unido, países que estão mais avançados que o Brasil no ritmo de vacinação, nós esperamos que o Programa Nacional de Imunização impacte positivamente na normalização da demanda por transporte aéreo no Brasil”, adicionou Kakinoff.
A terceira tendência é o compromisso de longo prazo da Companhia com a sustentabilidade. Isso é um componente chave no combate aos efeitos da pandemia e é um direcionador estratégico para perpetuidade e crescimento do negócio no futuro próximo. A GOL segue comprometida em permanecer na liderança de sustentabilidade e está focada em alcançar emissões líquidas zero de carbono em 2050. Recentemente, a Companhia expandiu a transparência de seu reporting de ESG, incluindo informações detalhadas de métricas SASB e TCFD e, pela primeira vez, uma subseção específica para projeções em seu website de RI (www.voegol.com.br/ri). Ao adotar esses padrões e fornecer informações relevantes adicionais ao público em geral, a GOL reforça a transparência e a responsabilidade com seus stakeholders.
Sumário dos Resultados do 1T21
- O número de Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK) reduziu 44% comparativamente ao 1T20, totalizando 5,6 bilhões;
- O Assento Quilômetro Ofertado (ASK) diminuiu 44% em relação ao 1T20;
- A GOL transportou 4,5 milhões de Clientes no trimestre, uma redução de 46% versus o 1T20;
- A receita líquida foi de R$1,6 bilhão, uma queda de 50% em relação ao 1T20. As outras receitas (principalmente cargas e fidelidade) totalizaram R$151 milhões, equivalente a 9,7% das receitas totais;
- A Receita Líquida por Assento Quilômetro Ofertado (RASK) foi de 22,40 centavos (R$), redução de 11,3% em relação ao 1T20. A Receita de Passageiros Líquida por Assento Quilômetro Ofertado (PRASK) foi 20,24 centavos (R$), queda de 14,2% em relação ao 1T20;
- O EBITDA ajustado e o EBIT ajustado foram de R$354 milhões (margem de 23%) e R$208 milhões (margem de 13%), respectivamente, e refletem o resultado do gerenciamento racional e responsável da GOL quanto a oferta em relação à demanda; e
- O prejuízo líquido após participação de minoritários foi de R$892 milhões, excluindo variações cambiais e monetárias, despesas líquidas não recorrentes, ganhos relacionados a Exchangeable Notes e resultados não realizados de capped calls.
VÍDEOS DA ADMINISTRAÇÃO COM A APRESENTAÇÃO & ÍNTEGRA DO RELEASE DE RESULTADOS
Acesse release de resultados, vídeos da administração, apresentação e demonstrações financeiras completas em: www.voegol.com.br/ri
Teleconferência 1T21: 29 de abril de 2021, 13h30 (Brasil), Telefone: +55 (11) 3181-8565, Código: GOL, com transmissão via webcast (https://webcastlite.mziq.com/cover.html?webcastId=f03299f7-72b8-4595-ad24-1a17ff80351c).
Relações com Investidores: ri@voegol.com.br, +55(11) 2128-4700
Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (www.voegol.com.br): O maior grupo de serviços de transporte e viagens aéreas do Brasil, com atuação em transporte de passageiros, transporte de carga e programas de fidelidade de coalizão.
FONTE GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
Leia também
-
PR Newswire Economia A Huawei lança a rede de campus de 10 Gbps de alta qualidade
29 de fevereiro de 2024PR NEWSWIRE -Centrada na experiência, acelerando sua jornada digital e inteligente BARCELONA, Espanha, 29 de fevereiro de 2024 /PRNewswire/ — No MWC Barcelona 2024, a Huawei lançou o white
Saiba Mais -
PR Newswire Economia França caminha para o faturamento eletrônico obrigatório – com a Comarch, certificada como sua PDP
22 de outubro de 2024Como a França - juntamente com muitos países europeus - está caminhando para um sistema de faturamento totalmente eletrônico, a Comarch recebeu a certificação como uma Platafor
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Empresa do ramo financeiro, Limite na Hora, tem destaque internacional na Times Square, em NY
13 de março de 2024A empresa Limite na Hora, pertencente ao ramo financeiro, teve sua imagem projetada nos telões da Times Square, em Nova Iorque, no primeiro dia do mês de março.
Saiba Mais