PR Newswire Brasil
PR NEWSWIRE – BRASIL :: CGTN: A China diz que deve colocar grandes esforços no mercado interno e busca ativamente oportunidades no exterior
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 19 de novembro de 2020
CGTN: A China diz que deve colocar grandes esforços no mercado interno e busca ativamente oportunidades no exterior
PR Newswire
PEQUIM, 19 de novembro de 2020
O novo padrão “dupla circulação” também conhecido como “dupla dinâmica de desenvolvimento” é referente aos dois círculos econômicos: o comércio interno e externo, mas desta vez, com mais ênfase no mercado interno. As discussões animadoras imediatamente suscitam sugestões de que a economia chinesa “se voltaria para dentro”, já que se argumenta que focar no comércio interno significa “fechar as portas” para o mundo exterior.
Leia o artigo original aqui.
Ainda assim, para Pequim, abrir bem as portas parece um plano de longo prazo do qual não quer desistir. Na terça-feira, o presidente chinês Xi Jinping disse na 12ª cúpula do BRICS que a China se “integrará mais ativamente ao mercado global”. Em vez de fechar a porta para a abertura, a China vai abraçar o mundo de braços mais abertos, observou o presidente Xi.
BRICS é a sigla para o bloco de mercados emergentes que agrupa Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A reunião de terça-feira foi organizada pela Rússia, que detém a presidência rotativa do BRICS este ano.
A China redobrará seus esforços para expandir a demanda doméstica, aprofundar as reformas em todos os aspectos e promover a inovação em ciência e tecnologia para impulsionar seu crescimento econômico, acrescentou.
“O fortalecimento da circulação interna não contradiz a política de abertura da China“, comentou o Prof. Gao Liankui da EU Business School, em um artigo de opinião para o Global Times. “O novo padrão de desenvolvimento … foi implementado com base no desenvolvimento objetivo da economia chinesa, que viu a modernização industrial e uma expansão do mercado interno.”
“Junto com o desenvolvimento tecnológico, uma entidade econômica verá suas vantagens comparativas mudarem, o que acarretará certo grau de substituição de importações. Não é o único caminho da China,” afirmou o Prof. Gao em seu artigo.
Ainda na reunião do BRICS, o presidente Xi destacou a necessidade de solidariedade internacional na luta contra o coronavírus. “Precisamos superar as divergências e os preconceitos com unidade e racionalidade e forjar a maior sinergia no combate ao vírus”, afirmou.
Compromisso de neutralidade de carbono da China
Também na reunião do BRICS, Xi dobrou o compromisso do país de alcançar a neutralidade de carbono antes de 2060. Essa meta, de acordo com especialistas, exigiria que Pequim atingisse emissões quase nulas até 2050.
A China aumentará suas contribuições nacionalmente determinadas e se esforçará para atingir o pico das emissões de dióxido de carbono até 2030, ele prometeu: “Podem contar que a China cumprirá sua promessa.”
“Alcançar a neutralidade de carbono até 2060 exige uma grande transformação em todos os aspectos dos sistemas sociais, econômicos, energéticos e tecnológicos”, disse à Xinhua He Jiankun, vice-presidente do Comitê Nacional de Especialistas em Mudanças Climáticas, o que significa que nova energia e energia renovável serão os pilares principais.
Dados oficiais mostram que as emissões de dióxido de carbono da China em 2018 foram 45,8% menores que as de 2005, o que significa que o país cumpriu sua meta de redução de emissões dois anos antes do previsto.
Além disso, o governo encontrou maneiras de promover o “desenvolvimento verde”. A China promove o comércio de emissões de carbono em sete de suas províncias e cidades, incluindo Pequim e Xangai, desde 2011 para explorar mecanismos com base no mercado para controlar as emissões de gases de efeito estufa.
A China está pronta para cumprir com suas responsabilidades internacionais de acordo com seu nível de desenvolvimento, disse Xi na reunião de terça-feira.
Desenvolvimento da parceria BRICS na nova revolução industrial
Com relação à parceria BRICS, Xi destacou que a China está disposta a trabalhar com outros membros do BRICS para acelerar a criação de uma parceria BRICS na nova revolução industrial.
Especificamente, a China estabelecerá um centro de inovação para essa parceria na cidade de Xiamen, no sudeste da província de Fujian, anunciou o presidente chinês na reunião. O centro de inovação facilitará a cooperação em áreas, tais como coordenação de políticas, treinamento de pessoal e desenvolvimento de projetos, de acordo com o presidente Xi.
Fundado em 2009, o grupo BRICS foi criado para estabelecer uma ordem mundial equitativa, democrática e multipolar e ajudar a moldar um sistema monetário internacional estável, previsível e mais diversificado.
“O BRICS serve como um antídoto para o G7 e outras instituições dominadas pelos EUA”, ressaltou o comentarista político Freddie Reidy, de Londres. “Isso (sua fundação) foi interpretado como a necessidade de encontrar uma nova moeda de reserva global, levando a uma imediata desvalorização do dólar, demonstrando a considerável influência do grupo.”
O Presidente Xi também pediu aos países do BRICS que mantenham bem alto a bandeira do multilateralismo, salvaguardando os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas e da ordem internacional sustentada pelo direito internacional.
O bem-estar das pessoas deve ser mantido sempre com atenção, enfatizou ele em seu discurso, também instando o bloco a buscar a visão de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
No momento, o mundo está preso entre a pandemia mais séria do século passado e mudanças importantes jamais vistas nos últimos cem anos, disse Xi, referindo-se à pandemia da COVID-19 que mergulhou o mundo na pior recessão desde a Grande Depressão na década de 1930.
“Apesar de tudo isso, continuamos convictos de que o tema da nossa época, paz e desenvolvimento, não mudou e que a tendência à multipolaridade e à globalização econômica não pode ser revertida”, afirmou.
Vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=7TrCaS4AHBw
FONTE CGTN
PR NEWSWIRE
Leia também
-
PR Newswire Brasil Xinhua Silk Road: A Seraphim lança novos módulos FV para aplicações em cenários completos na SNEC PV POWER EXPO 2024
23 de junho de 2024A Seraphim Energy Group Co., Ltd. (Seraphim), um dos principais fabricantes de produtos solares do mundo, lançou uma série de novos módulos fotovoltaicos, como o módulo bifacial T
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil A 133ª Canton Fair criará um novo ecossistema de construção e decoração de interiores, trazendo novo dinamismo para o desenvolvimento sustentável do setor
18 de abril de 2023PR NEWSWIRE CANTÃO, China, 18 de abril de 2023 /PRNewswire/ — Esta semana testemunha a abertura bem-sucedida da primeira fase da 133ª Feira de Importação e Exportação da China
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil Sem medo do calor, circulação Infinita: mais uma vez, a tecnologia de baterias da Farasis Energy realiza novos avanços
20 de junho de 2024De 18 a 19 de junho de 2024, a Conferência da Cadeia de Fornecimento Automotivo da ASEAN foi realizada na Tailândia. O Sr. Jack Peng, da Farasis Energy, participou da conferência
Saiba Mais