A economia real que move o Brasil
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 13 de setembro de 2026
Uma viagem por uma rodovia, a passagem por um aeroporto, uma compra para o animal de estimação e o funcionamento de um edifício corporativo parecem situações distantes do mercado financeiro. Todas, porém, dependem de capital para incorporar tecnologia, melhorar serviços e ampliar sua capacidade.
É nesse ponto que os investimentos se encontram com a economia real — formada por empresas, imóveis, infraestrutura e serviços que produzem efeitos concretos no cotidiano. São recursos que ajudam a modernizar instalações, financiar companhias e desenvolver negócios capazes de gerar empregos, renda e produtividade.
Projetos dessa natureza exigem grandes volumes de capital, conhecimento especializado e visão de longo prazo. Os investimentos alternativos conectam essas necessidades aos recursos dos investidores por meio de estratégias como infraestrutura, private equity, real estate e crédito.
O Patria é uma gestora de investimentos alternativos voltada à economia real. Seus fundos direcionam recursos a empresas e projetos, enquanto a gestora seleciona oportunidades, estrutura os investimentos e acompanha sua evolução.
Na infraestrutura, a Entrevias mostra como o capital de longo prazo pode transformar uma concessão rodoviária. Criada por um fundo gerido pelo Patria em 2017, a empresa assumiu a operação e modernização de 570 quilômetros de estradas em São Paulo. Mais de R$ 2 bilhões foram destinados a duplicações, novos acessos e modernização operacional.
Em private equity, modalidade na qual fundos aportam recursos e participam do desenvolvimento de empresas, o Patria acompanha a Petlove desde 2019. Com capital, governança e apoio à expansão, a companhia deixou de ser apenas um comércio eletrônico e se tornou um ecossistema de produtos, clínicas, diagnósticos e planos de saúde para animais. Em 2025, sua receita superou R$ 2,4 bilhões.
No setor imobiliário, a Torre Norte do Centro Empresarial Nações Unidas, em São Paulo, exemplifica a gestão ativa de um patrimônio consolidado. Desde que o Patria assumiu sua gestão, em 2023, a vacância caiu de 40% para 7%, após melhorias operacionais e uma estratégia voltada à atratividade do ativo.
O crédito também pode financiar a economia real. Em uma operação estruturada para a Socicam, recursos foram direcionados aos aeroportos de Ilhéus, na Bahia, e Chapecó, em Santa Catarina, por meio de debêntures incentivadas.
Em cada caso, o capital percorre um caminho diferente. O resultado aparece de forma concreta: uma estrada modernizada, uma empresa que amplia seus serviços, um edifício mais eficiente ou aeroportos preparados para atender melhor seus usuários. Assim, os investimentos de longo prazo aproximam o mercado financeiro das transformações do país e permitem ao investidor participar, ainda que indiretamente, do desenvolvimento da economia real.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Engrenagens do Crescimento