Agência 99
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de agosto de 2020
Por Agência 99
-
Rastreador de Comentários e atendimento humanizado colaboram com a prevenção desse tipo de caso
-
Tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Think Eva, um braço da organização feminista Think Olga
-
Outras ferramentas disponíveis são o 99Mulher, o Monitoramento de Corridas e a Gravação de Áudio
São Paulo, 21 agosto de 2020 – O aplicativo de transporte 99 reduziu em 23% as ocorrências de assédio em sua plataforma, por milhão de corridas, no primeiro semestre de 2020. De acordo com a empresa, o resultado aconteceu após investimentos em inteligência artificial para facilitar denúncias e bloquear instantaneamente agressores, assim como em novas ferramentas focadas na segurança das mulheres.
Um dos destaques é o Rastreador de Comentários, um algoritmo da 99 contra o assédio sexual. A tecnologia vasculha avaliações de passageiras, passageiros e motoristas, identificando denúncias automaticamente. O sistema consegue ler os comentários deixados no app após o término das corridas e detectar uma série de palavras e contextos que possam estar relacionados a assédios. A iniciativa, que também contemplou a criação de um protocolo de atendimento humanizado, foi desenvolvida em parceria com a consultoria feminista Think Eva, um braço da organização Think Olga que desenvolve estratégias para promover igualdade de gênero.
'Com o Rastreador de Comentários, conseguimos priorizar melhor esses casos. Isso significa que acolhemos as vítimas mais rapidamente e tomamos medidas como o bloqueio dos agressores de forma imediata', diz Thiago Hipólito, Diretor de Segurança da 99. 'Hoje, 80% das denúncias deixadas nos comentários são detectadas pela ferramenta.'
Gravação de Áudio, 99Mulher e Monitoramento de Corridas
No primeiro semestre, o aplicativo implementou ainda a opção de Gravação de Áudio disponível para 100% da plataforma. Os arquivos ficam armazenados no base de dados da empresa e podem ser usados como evidência em caso de conversas inadequadas.
Além disso, a empresa está lançando outras funcionalidades contra a violência sexual. Um deles é o 99Mulher, que está disponível em oito cidades e oferece a oportunidade das motoristas mulheres escolherem atender apenas a passageiras com perfil do mesmo gênero. Outro é o Monitoramento de Corridas, que funciona por meio de algoritmo que detecta automaticamente paradas longas ou trajetos com tempo acima do previsto. A tecnologia está em fase de implementação e em breve estará disponível para todas as viagens.
Plataforma de educação contra assédio
A 99 também investe em material educativo para orientar usuários a terem uma postura adequada com todos. Além de campanhas constantes no app e nas redes sociais, a empresa disponibiliza para 100% dos condutores uma plataforma digital de cursos com foco em respeito à diversidade e promoção da cidadania em vários temas, entre eles o combate ao assédio — um dos módulos mais acessados desde o seu lançamento em 2019.
As iniciativas fazem parte de uma série de medidas que aumentam a proteção de passageiras, passageiros e motoristas. Antes das corridas, o app realiza um processo de cadastro dos usuários com checagem de documentos. Durante os trajetos, existem recursos como câmeras embarcadas, compartilhamento de rotas e botão para ligar para a polícia. Depois das viagens, uma central de emergência responde prontamente em caso de necessidade. A equipe de segurança é formada por mais de 150 profissionais e oferece assistência 24 horas, 7 dias por semana.
Sobre a 99
A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). O aplicativo conecta mais de 750 mil motoristas a 20 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a empresa oferece sete tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Poupa, categoria econômica de carros particulares disponível em horários de baixa demanda nas capitais Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM); 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Comfort, que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível em algumas capitais do país – Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP); 99Entrega, categoria de entrega de itens pessoais presente em mais de 30 cidades do país; e 99Pay, primeira carteira digital criada por um aplicativo de mobilidade urbana no Brasil que oferece vantagens como descontos em corridas e pedidos de delivery, bem como o pagamento online de boletos de consumo (água, luz, gás, etc).
99
Leia também
-
Agência 99 Entenda os impactos da transformação digital na mobilidade
16 de setembro de 2021Por Agência 99 Acordar todos os dias no mesmo horário com a ajuda do despertador, tomar café da manhã cronometrado, isso sem falar no banho. Principalmente para quem depende
Saiba Mais -
Agência 99 Novas soluções para um futuro sustentável são cada vez mais urgentes
2 de junho de 2023Em um mundo cada vez mais consciente dos desafios ambientais, é essencial buscar soluções inovadoras para reduzir o impacto das atividades humanas no meio ambiente. À medida que nos aproximamos do
Saiba Mais -
Agência 99 Documentos e chaves estão entre os itens mais esquecidos no transporte
28 de julho de 2022Por Agência 99 Quem nunca esqueceu algum item em um transporte público ou carro por aplicativo? Pois é, mas é preciso ficar atento. Os documentos são campeões
Saiba Mais