NAvegue pelos canais

O que os reality shows ensinam sobre liderança estratégica e construção de imagem nos negócios?
Por Divulgação

O que os reality shows ensinam sobre liderança estratégica e construção de imagem nos negócios?

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 6 de fevereiro de 2026

Caroline Jurdi, CEO e fundadora da CJ Hub , explica como programas de confinamentos evidenciam liderança, comunicação e tomadas de decisão sob pressão e como esses fatores impactam a construção da imagem

Muito além do entretenimento, os reality shows se tornaram um espaço de análise do comportamento humano, liderança e estratégia. Em um ambiente de alta pressão, exposição constante e recursos limitados, os participantes lidam diariamente com desafios semelhantes aos enfrentados por líderes e empreendedores no mundo corporativo. Para Caroline Jurdi, CEO e fundadora da CJ Hub, agência de Marketing as a Service, esse convívio mostra, em tempo real, como decisões, relações e comunicação moldam resultados.

“O programa evidencia que não basta ser tecnicamente bom. É preciso saber se posicionar, construir alianças, comunicar com clareza e gerenciar conflitos. Os negócios, assim como o jogo, são feitos por e para pessoas e é nesse ambiente de relacionamento que as decisões realmente ganham sentido”, comenta Jurdi.

A tomada de decisão sob pressão é um dos principais aprendizados. Nos realities, escolhas precisam ser feitas rapidamente e com alto impacto na percepção do público. “Cada movimento contribui para a construção ou desgaste da imagem dos participantes. No ambiente empresarial, o cenário é semelhante, as marcas precisam de agilidade, assumir riscos quando necessário e compreender que toda decisão impacta o posicionamento, a reputação e o relacionamento com seus públicos”, explica a CEO.

Outro ponto-chave é a liderança e a influência, elementos centrais para o marketing e a gestão de marca. No reality, liderar não significa impor, mas engajar, ouvir e influenciar comportamentos. “Nas empresas, aqueles que se comunicam com propósito, geram identificação, inspiram confiança e constroem times e comunidades mais fortes e resilientes”, diz Jurdi.

Para uma gestão eficaz da imagem, a coerência entre discurso e prática é fundamental para preservar a credibilidade, construída diariamente por meio de ações, posicionamentos e comunicação. “No ambiente digital, cada gesto comunica e qualquer incoerência é rapidamente percebida pelo público. Reputação não se declara, se constrói. Além disso, as organizações que tratam conflitos de forma transparente e estratégica conseguem transformar tensão em inovação, aprendizado e crescimento”, reforça a CEO da CJ Hub.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe