NAvegue pelos canais

Presidente da Letônia visita o novo data center da Delska – um dos mais sustentáveis dos países bálticos

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 4 de fevereiro de 2026

RIGA, Letônia, 4 de fevereiro de 2026 /PRNewswire/ — O presidente da Letônia, Edgars Rinkevics, visitou o data center de 10 MW da Delska em Riga, no dia 3 de fevereiro, antes de seu lançamento oficial. O CEO da Delska, Andris Gailitis, e o CTO, Rihards Kaletovs, apresentaram a instalação e discutiram seu papel no suporte às cargas de trabalho de inteligência artificial (IA) e computação de alto desempenho (HPC), bem como na soberania digital europeia.

President of Latvia visits Delska new 10 MW data center in Riga, one of the most sustainable in the Baltic countries and tailored for AI & HPC needs. Photo source: Chancery of the President of Latvia.

“Os data centers localizados na Letônia são essenciais para o desenvolvimento de empresas de tecnologia e para a resiliência digital do país. Portanto, é importante que o Estado reconheça não apenas os desafios, mas também as oportunidades oferecidas pelos prestadores de serviços de data center no fortalecimento da competitividade da Letônia. O que vimos e discutimos com os representantes da empresa hoje demonstra que a empresa adotou uma abordagem voltada para o futuro no planejamento da capacidade do novo data center e no desenvolvimento de uma infraestrutura sustentável e eficiente em termos energéticos para garantir a prestação ininterrupta de serviços para seus clientes “, disse o presidente Rinkevics após a reunião.

Já reconhecida por profissionais e clientes em potencial, a instalação é um dos data centers mais avançados dos países bálticos. O local modular de 7.100 metros quadrados suporta até 250 kW de capacidade de rack e foi projetado para crescimento a longo prazo, com energia de rede segura e a capacidade de expandir até 30 MW em terrenos adquiridos.

Gailitis delineou as tendências globais que moldam o setor de data center, incluindo a rápida adoção da IA e a crescente pressão sobre a disponibilidade de energia nos centros estabelecidos na Europa. Com restrições de capacidade, as empresas estão realocando a infraestrutura para regiões com acesso à energia e espaço para expansão. Nesse contexto, foi destacada a crescente competitividade dos países bálticos como locais de data center. A nova instalação da Delska, desenvolvida com um investimento superior a 30 milhões de euros, demonstra um forte potencial de exportação e a sua capacidade de atrair clientes internacionais.

A sustentabilidade foi um tema central da visita. O data center é alimentado inteiramente por energia renovável de parques eólicos, parques solares e hidroeletricidade do norte da Europa, da mesma forma que todas as instalações da Delska na Letônia e na Lituânia. Os geradores de backup funcionam com Neste MY Renewable Diesel, enquanto a eletricidade gerada durante a manutenção será redirecionada para os consumidores para reduzir o desperdício. A Delska está em discussões com a empresa de aquecimento municipal de Riga sobre a reutilização de calor residual para abastecer edifícios residenciais.

Construída para alcançar eficiência no uso de energia abaixo de 1,3, a instalação usa contenção de corredor quente, soluções avançadas de resfriamento livre, sistemas Weiss Technik Vindur(R) CoolW@ll e resfriadores Trane. Ele suporta resfriamento a ar e líquido direto no chip para cargas de trabalho de GPU de alta densidade.

O data center é certificado pelo Uptime Institute Tier III Design e está programado para a Certificação de Instalação Tier III em março. O evento oficial de abertura do EU North Riga LV DC1 está programado para 8 de abril.

Sobre a Delska

A Delska é uma das principais operadoras de data center na região do Báltico, com mais de 26 anos de experiência em infraestrutura de TI e rede. A empresa fornece serviços de nuvem, aluguel de servidores, colocalização, rede, segurança e serviços gerenciados e opera instalações de 19 MW na Letônia e na Lituânia.

Photo – https://mma.prnewswire.com/media/2876073/Delska.jpg
Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/2753422/5750157/Delska_Logo.jpg

Delska Logo

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/presidente-da-letonia-visita-o-novo-data-center-da-delska–um-dos-mais-sustentaveis-dos-paises-balticos-302679063.html

FONTE Delska

Tópicos Relacionados: Novos Produtos/Serviços, Computação em Nuvem/Internet das Coisas, Serviços Públicos, Hardware de Computador, Concessionárias de Energia Elétrica, Produtos e Serviços Ambientais, Computador/Eletrônica

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe