Construindo juntos o caminho para o futuro | Huawei divulga as 10 principais tendências do setor de redes de carregamento em 2026
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 17 de janeiro de 2026
Tendência 1: Desenvolvimento de alta qualidade
De veículos de passeio a veículos comerciais, a “alta qualidade” se tornou indispensável para infraestrutura de carregamento ultrarrápido, impulsionando a atualização em larga escala de dispositivos de carregamento legados para atender às necessidades energéticas de diferentes modelos de veículos. O desenvolvimento de alta qualidade irá de “cidades de carregamento ultrarrápido” às “cidades de carregamento de megawatts” por meio de planejamento, padrões, supervisão, operação e manutenção unificados, permitindo que os parceiros do setor transformem alta qualidade em altos retornos.
Tendência 2: Carregamento ultrarrápido abrangente
Veículos com carregamento ultrarrápido, antes itens de luxo, serão adotados por todos. A aplicação extensiva de materiais semicondutores de terceira geração e baterias de tração de alta taxa C aumentará ainda mais a participação de mercado dos veículos de carregamento ultrarrápido. Veículos comerciais com capacidade de carregamento em megawatts dominarão o mercado.
Tendência 3: Eletrificação logística em escala de megawatt
A conversão de “combustível em eletricidade” para negócios viáveis expandirá rapidamente de veículos pesados de aplicações limitadas e restritas para adoção generalizada em todos os cenários. A redução de custos das baterias de tração e a inovação das tecnologias de carregamento em megawatts farão da eletrificação logística em escala de megawatts uma tendência imparável, trazendo valores econômicos e sociais significativos.
Tendência 4: Usinas de escala de cem megawatts
Na tendência da logística eletrificada, estações de carregamento com capacidade de 100 MW se tornarão a infraestrutura essencial para operações de alto rendimento. Fatores como pontos fortes técnicos, preços competitivos da eletricidade e implantação escalável desbloquearão poderosos efeitos de cluster e garantirão lucratividade sustentável e de longo prazo para investimentos em estações de recarga.
Tendência 5: Segurança e confiabilidade
Comparados aos veículos de passeio, veículos comerciais exigem maior potência de recarga e uma maior proporção da capacidade do sistema de armazenamento de energia (ESS) nas estações de recarga. Portanto, segurança e confiabilidade se tornarão requisitos fundamentais para as redes de carregamento. A arquitetura abrangente de proteção de segurança elétrica protegerá perfeitamente pessoas, veículos e carregadores, reforçada por uma base robusta de cibersegurança.
Tendência 6: Carregamento ultrarrápido com refrigeração líquida
O carregamento ultrarrápido refrigerado a líquido oferece dissipação e proteção superior ao calor, permitindo desempenho confiável em cenários de carregamento cada vez mais distribuídos. Em contraste, sistemas convencionais refrigerados a ar enfrentam dificuldades em ambientes exigentes como alta temperatura, umidade, névoa salina e poeira pesada. No futuro, a tecnologia de resfriamento líquido será aplicada em veículos e carregadores, permitindo um carregamento eficiente em megawatts e contribuindo para a redução geral do custo dos veículos.
Tendência 7: Sistema de armazenamento de energia (ESS) baseado em corrente contínua + carregador
Um sistema ESS+carregador baseado em CC pode aumentar efetivamente a capacidade de energia, ajudando os clientes a implantar estações de carregamento ultrarrápido de forma rápida e econômica, mesmo em locais com energia de rede limitada. Esse sistema é ideal para modernizar estações antigas de baixa capacidade, permitindo que estações de carregamento ultrarrápido sejam rapidamente reaproveitadas ou instaladas com energia mínima na rede, e maximizando a capacidade de atender à demanda de carregamento de veículos.
Tendência 8: Construção de estação modular
A solução modular em nível de estação é projetada para engenharia de construção e comissionamento de dispositivos, se adaptando a uma ampla variedade de cenários de carregamento. Seu baixo custo, implantação rápida e fácil realocação a tornam uma escolha flexível, enquanto seu design durável garante valor e proteção a longo prazo para os investidores.
Tendência 9: Microrrede do campus
O sistema FV+ESS de formação de rede integra a tecnologia de carregamento ultrarrápido refrigerado a líquido, podendo operar tanto conectado à rede quanto em sistemas isolados. Isso forma uma solução única de “FV+ESS+carregador+veículo+rede” que aumenta a capacidade de geração energia, maximiza o uso de energia limpa e incrementa a receita por meio de arbitragem de tempo de uso.
Tendência 10: Capacitação da IA
A evolução inteligente das redes de carregamento permitirá uma colaboração perfeita entre redes, estações, carregadores e veículos. Ao derrubar silos digitais, melhorará a experiência de carregamento de ponta a ponta para os proprietários de veículos e aumentará a eficiência geral da logística e do transporte.
A Huawei continuará a trabalhar com parceiros para acelerar a implantação de redes de carregamento ultrarrápido, contínuas e de alta qualidade, e aproveitar oportunidades de eletrificação da mobilidade.
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/construindo-juntos-o-caminho-para-o-futuro–huawei-divulga-as-10-principais-tendencias-do-setor-de-redes-de-carregamento-em-2026-302663975.html
FONTE Huawei Digital Power

Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Serviços Públicos, Transporte / Caminhões / Ferrovias, Redes de Computadores, Concessionárias de Energia Elétrica, Automotivo, Telecomunicações, Computador/Eletrônica
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
