Dupla de empreendedores conecta pessoas por áreas de interesse e transforma o ensino de idiomas em networking estratégico
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 23 de dezembro de 2025
Com foco em conversação e uso de IA, a Spaceclass soma 50 unidades e projeta chegar em 60 franquias até o fim de 2025
O inglês é considerado a língua global mais falada no mundo, mas no Brasil, apenas 5% dos brasileiros têm conhecimento e desses, apenas 1% possui fluência, segundo um estudo realizado pelo British Council. Em busca de estratégias e métodos inovadores para mudar essa estatística, a Spaceclass foi criada em 2022 por dois empreendedores com o objetivo de ressignificar o ensino de idiomas através da conversação e de um algoritmo que une perfis profissionais de áreas de interesse semelhantes em um mesmo treinamento, ao vivo. Com um modelo de negócio 100% digital, que se tornou franquia há menos de um ano, a marca soma 50 unidades, oferece ensino de inglês, espanhol e italiano, e tem um faturamento projetado na casa de R$ 10 milhões até 2026.
A inspiração veio da experiência de Lucca Lacerda, 31, professor de inglês e vice-presidente da rede. Aos 18 anos, ele foi para os Estados Unidos jogar futebol sem saber se comunicar e precisou desenvolver, por necessidade, um método de aprendizado baseado na prática, através da conversação. De volta ao Brasil em 2020, durante a pandemia, começou a dar aulas para pessoas próximas. Sua metodologia se mostrou tão eficaz que em pouco tempo reuniu de 80 a 100 alunos.
A virada de chave aconteceu quando Raphael Brito, 32, CEO da Spaceclass, conheceu o formato de ensino de Lucca e identificou o potencial de escalar a empresa em um formato estruturado de franquias. A marca propõe aos alunos alcançar a fluência em até três anos, com base na prática diária e na conversação, sem o uso excessivo do ensino gramatical. Foram criados dois modelos de negócio, para quem deseja empreender, um voltado para o perfil de ensino, que pode faturar uma média de R$ 8 mil por mês, e outro para vendas, podendo chegar a R$ 15 mil mensais.
União de forças
Os dois se conheceram ainda na adolescência em Passos, sul de Minas Gerais, quando moravam na cidade. Lucca lembrou que Raphael tinha seguido na área do empreendedorismo com a Solarprime, que se consolidou como a maior rede de franquias de energia solar no Brasil, criada em 2014, quando ele tinha apenas 21 anos e poucos recursos.
Na infância e na adolescência, antes de adquirir experiência no mundo dos negócios e expertise em estruturar redes de franquias, Raphael trabalhou por necessidade, em diversas áreas até se encontrar a sua vocação. Já foi ajudante de borracheiro, garçom, panfleteiro, empacotador de supermercado, lavador de carros, office-boy, carregador de malas e tinha o sonho de ser piloto de avião. Em 2022, ano de criação da Spaceclass, o empresário já tinha uma empresa cons olidada no setor de franquias, com mais de 500 unidades e faturava cerca de R$ 300 milhões ao ano.
Ao perceber a experiência de Raphael, Lucca buscou sua orientação para expandir seu método. Com visão empreendedora, ele enxergou o potencial inovador da metodologia do professor e sua escalabilidade no mercado de educação. Foi assim que se tornaram sócios e, naquele mesmo ano, os dois criaram a Spaceclass que, em 2024, se tornou franquia e faturou R$ 327 mil. Para 2025, a marca projeta um faturamento entre R$ 3 milhões e R$ 4 milhões.
Foco em conversação e uso da IA
Posicionada como EdTech, a marca desenvolveu uma plataforma própria para treinamentos 100% online e ao vivo, com turmas de até oito alunos. A marca usa diferentes tecnologias desde o início do processo, através de um algoritmo que agrupa seus alunos por área de atuação ou interesse, como médicos, CEOs ou atletas, favorecendo a prática contextualizada e o networking.
Através de pesquisas e estudos, os dois entenderam que a prática da conversação somada à consultoria de aplicação no dia a dia, era a forma mais eficaz para ensinar o idioma aos alunos. Diferente de outras empresas, que focam mais na gramática. Até para os exercícios após os encontros, eles passam atividades como envios de áudios em inglês, assistir filmes, séries e interagir com a Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pela própria empresa.
Esse é um dos grandes diferenciais da rede, que criou uma ferramenta personalizada que interage com os alunos por texto, voz e imagens, identificando objetos e avaliando o nível de proficiência. O próximo passo é desenvolver ainda mais essa tecnologia para que ela seja capaz de simular situações específicas, como gestão de agenda diária e relatórios financeiros em inglês, por exemplo, incentivando a prática diária do idioma. A Inteligência Artificial é comercializada como um produto individual para quem ainda não é aluno, e para quem se torna aluno, o serviço já faz parte do investimento.
Franquia digital
A Spaceclass opera com dois modelos de franquia, a Executiva de Ensino e a de Vendas. O investimento inicial varia de R$ 9 mil a R$ 27 mil e por ser digital, não exige exclusividade territorial e não há necessidade de estrutura física, o que aumenta o potencial de vendas, reduz custos e amplia a margem de lucro. A rede está presente no Brasil, Estados Unidos e Finlândia.
Um franqueado de ensino é o professor que vai ensinar os idiomas para alunos do país inteiro. Ele pode faturar cerca de R$ 8 mil por mês, enquanto um de vendas, responsável por captar novos estudantes, pode faturar entre R$ 12 mil a $ 15 mil mensais. Com um payback estimado entre 3 e 6 meses, a proposta da rede é oferecer rentabilidade alta com baixo custo e complexidade operacional, com uma maior margem de lucro.
A empresa também aposta no mercado B2B, oferecendo treinamentos customizados para empresas que precisam capacitar equipes inteiras em inglês. Nesse modelo, gestores têm acesso a dashboards que acompanham o desempenho dos colaboradores em tempo real.
Com o preço médio a partir de R$ 329,00 por mês, com dois treinamentos semanais de uma hora de duração, a Spaceclass compete diretamente com grandes players do setor e se posiciona como uma empresa de treinamento em comunicação e idiomas.
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