4 motivos para empreender em um negócio autônomo em 2026
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 19 de dezembro de 2025
Negócios autônomos ganham espaço na economia brasileira por oferecer mais liberdade para empreender e maximizar ganhos
Empreender no Brasil, há alguns anos, deixou de ser um plano B ou apenas uma renda extra e tornou-se a realidade de milhões de brasileiros. É o que mostram os dados do relatório Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024) elaborado, no Brasil, pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), com números saltando de 31,6% para 33,4% em 2024. A pesquisa revela ainda que o Brasil é uma das economias com maior intenção empreendedora do mundo, em que 39,5% têm intenção real de empreender nos próximos três anos.
O ramo dos empreendimentos autônomos, como minimercados instalados em condomínios estão em plena expansão, com um aumento de 53,5% em 2024, conforme dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Segundo Douglas Pena, sócio fundador e CRO da Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, esse tipo de negócio traz mais flexibilidade para o empreendedor e maximização dos lucros.
“ Apresentamos uma solução de negócio que responde diretamente à busca do empreendedor por flexibilidade e maximização de lucros. Nosso modelo de autoatendimento permite ao investidor gerenciar múltiplos pontos de venda com uma estrutura operacional enxuta. Isso oferece um ganho real de tempo e escalabilidade, transformando o desafio logístico dos mercados tradicionais em um fluxo de receita otimizado e de baixo atrito operacional ”, explica.
Diante dos benefícios deste modelo de negócio, Pena listou quatro motivos para empreender neste segmento em 2026:
Negócios que não exigem a presença física do empreendedor diariamente trazem mais liberdade à rotina e, consequentemente, um aumento expressivo na qualidade de vida. “Como não é necessário estar em um ponto fixo para controlar as demandas do trabalho, o empreendedor pode trabalhar de forma remota, deixando a necessidade de estar presencialmente nos pontos de venda nos horários mais convenientes para ele. Assim, fica mais fácil incorporar hábitos saudáveis no dia a dia e conquistar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, destaca o executivo.
A busca por experiências de compra rápidas, fluidas e que se encaixem na rotina acelerada é a principal tendência que sustenta este setor. “Hoje, o consumidor está mais exigente, atento às inovações e busca, prioritariamente, praticidade e agilidade. Os minimercados autônomos entregam soluções eficientes e com formas de pagamentos totalmente automatizadas, elementos cruciais para que empreendedores possam se destacar neste cenário competitivo”, explica.
Como esse tipo de negócio demanda baixo investimento inicial e alto potencial de crescimento, iniciar um negócio autônomo é mais acessível para empreendedores de primeira viagem. “Muitos desses modelos de negócios, atuam no modelo de franquia, e facilitam a abertura de novas unidades, com possibilidade de parcelamento da taxa de franquia, por exemplo. Dessa maneira, ampliam-se as redes de lojas, disponibilizando comodidade para uma maior parcela de clientes, ou seja, um benefício mútuo”, avalia Pena.
Além de atender à demanda por agilidade, em que as compras podem ser realizadas a qualquer hora, esse formato inovador capitaliza a preferência do cliente por meio de eficiência tecnológica, tornando a experiência de compra cada vez mais personalizada. “Essa eficiência operacional não apenas atrai novos públicos, mas também é um fator chave para a fidelização, criando um diferencial competitivo sólido e sustentável no varejo moderno, o que entrega um negócio duradouro para o empreendedor”, conclui.
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