Apubra revela 10 cidades com mais pizzarias no estado de Santa Catarina
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 17 de dezembro de 2025
Florianópolis lidera o ranking, seguida por Joinville e Blumenau; estado somou 2.463 pizzarias ativas em 2024, crescimento de 7,46% em relação ao ano anterior
De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que há 23 anos atua no fomento de informações de qualidade, Santa Catarina é o quinto estado do país com maior número de pizzarias em operação, contabilizando 2.463 estabelecimentos no último ano, um avanço de 7,46% em comparação com 2023. Conforme o levantamento, as 10 cidades catarinenses com maior concentração de pizzarias são: Florianópolis (263), Joinville (185), Blumenau (133), Balneário Camboriú (119), Chapecó (97), Palhoça (87), São José (86), Itajaí (81), Criciúma (70) e Jaraguá do Sul (51).
O estudo mostra que Santa Catarina detém 34% das pizzarias de toda a região Sul, que por sua vez, concentra 7.252 estabelecimentos ativos, 20% do total de todas as pizzarias do país. Ao todo, o estado é responsável pela produção diária de 169.947 pizzas, o equivalente a mais de 5 milhões de ‘redondas’ por mês.
Para Leandro Goulart, presidente da Apubra, os dados evidenciam o papel estratégico que Santa Catarina possui como um dos pólos mais competitivos do setor de pizzarias no Brasil. “O estado catarinense vive um momento de expansão comedida, com empreendedores cada vez mais atentos à qualidade, gestão e inovação. É um mercado que combina tradição, turismo e consumo local forte, fatores que favorecem o crescimento sustentável do setor”, explica o executivo.Ainda conforme Goulart, o perfil do mercado de pizzarias catarinense reflete o que há de mais moderno no setor. “Santa Catarina possui estabelecimentos com forte identidade regional, mas abertos às novas tendências e modelos de negócio. Isso mostra o quanto o estado se tornou referência no equilíbrio entre tradição e modernização”, finaliza o presidente da Apubra.No âmbito nacional, o levantamento da Apubra revelou que, em 2024, com a inauguração de 3.867 estabelecimentos, o Brasil registrou crescimento de 7,5% no setor de pizzarias. No recorte regional, o Sudeste se destacou com a concentração de 51% dos estabelecimentos ativos do país e foi seguido pelo Sul com 20%, Nordeste com 16%, Centro-Oeste com 9% e Norte com 4%.
Metodologia
A quarta edição do estudo Mercado de Pizzarias no Brasil tem como propósito traçar um panorama abrangente do setor, levando em conta aspectos como a distribuição geográfica dos estabelecimentos, porte das empresas, além dos índices de abertura e encerramento de unidades. As informações foram extraídas de bases oficiais do governo, abrangendo empresas registradas na Receita Federal e ativas até dezembro de 2024. O levantamento incluiu ainda uma análise qualitativa realizada pela Apubra, que definiu como critério de inclusão apenas os negócios identificados como pizzarias em sua Razão Social ou Nome Fantasia, classificados no CNAE 56 e enquadrados nos portes ME, EPP ou LTDA.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação