O poder do ‘boca a boca’: estratégia da Maria Brasileira impulsiona crescimento no franchising
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 25 de novembro de 2025
Na contramão do marketing digital, maior rede de limpeza do Brasil cresce através de indicações dos próprios franqueados
Em meio ao avanço do marketing digital, inteligência artificial e campanhas segmentadas, o bom e velho: ‘boca a boca’ continua em ascensão. Na Maria Brasileira, maior rede de serviços residenciais e empresariais do país, grande parte da expansão acontece a partir da indicação de franqueados que recomendam o modelo de negócio a familiares, amigos e conhecidos.
“Quando o próprio franqueado recomenda a marca, isso vale mais do que qualquer estratégia de mídia, porque mostra que ele acredita no negócio e se sente seguro em compartilhar essa experiência com pessoas próximas”, afirma Juliana Pitelli, diretora de Expansão da Maria Brasileira. Hoje, das mais de 500 unidades em operação em todos os estados brasileiros, cerca de 40% surgiram a partir de indicações diretas, seja de franqueados que trouxeram novos investidores para a rede, seja de empreendedores que decidiram abrir uma segunda ou terceira unidade após o sucesso da primeira. “Temos diversos multifranqueados que repetiram a dose porque viram resultado, retorno e propósito no negócio”, complementa Juliana.
Outro ponto que explica esse fenômeno é o perfil engajado da rede, que construiu uma cultura de apoio mútuo entre franqueados. Longe de enxergar concorrência interna, os empreendedores se ajudam, trocam experiências e compartilham aprendizados. “Temos franqueados que se tornam amigos, que se apoiam no dia a dia e que reconhecem o quanto a rede agrega em suas vidas. Esse senso de comunidade é um dos diferenciais culturais da Maria Brasileira”, destaca Juliana. “Ao transformar a satisfação dos parceiros em combustível para expansão, a rede mostra que, mesmo na era da tecnologia, o fator humano segue indispensável para gerar confiança, atrair novos investidores e sustentar um crescimento sólido”, finaliza a diretora de Expansão da Maria Brasileira.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação