Espaços de aprendizagem mais sustentáveis em contextos de crise
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 20 de novembro de 2025
Education Cannot Wait e Save the Children anunciam parceria, em consórcio com Arup e World Wildlife Fund, para estabelecer novos padrões de espaços temporários de aprendizagem ambientalmente responsáveis.
NOVA YORK, 20 de novembro de 2025 /PRNewswire/ — À medida que as mudanças climáticas intensificam a escala e a gravidade das crises em todo o mundo, a Education Cannot Wait (ECW) anunciou uma concessão de US$650.000 do Acceleration Facility para a Save the Children, em consórcio com a Arup e a World Wildlife Fund (WWF), para estabelecer novos padrões em espaços temporários de aprendizagem mais sustentáveis em contextos de crise. A iniciativa destaca o vínculo essencial entre a ação climática e a educação em situações de emergência, enquanto líderes mundiais se reúnem na COP30 para acelerar soluções em prol de um futuro mais sustentável e resiliente.
Os espaços temporários de aprendizagem oferecem linhas de vida para crianças em situações de emergência – desde campos de refugiados em Bangladesh até zonas de inundação no Sudão do Sul. Ainda assim, o setor carece de orientações claras sobre como projetar, construir e gerir essas estruturas de forma ambientalmente responsável, resiliente e inclusiva. Sem padrões adequados, eles podem contribuir para o desperdício e a degradação ambiental, impactando ainda mais as condições de aprendizagem.
Para enfrentar essa lacuna, esta concessão reúne a liderança da Save the Children em direitos das crianças e resposta a emergências, a expertise técnica da Arup e o profundo conhecimento ambiental da WWF em uma parceria inovadora que conecta resposta humanitária, engenharia e sustentabilidade ecológica.
Marian Hodgkin, Chefe Global de Educação, Learn Breakthrough da Save the Children, afirmou: “Nossos espaços temporários de aprendizagem oferecem estabilidade e esperança durante a crise – uma esperança que precisa se estender além do imediato e apoiar uma estabilidade duradoura – o que exige que unamos a expertise técnica às vozes das crianças. Quando as crianças ajudam a moldar esses espaços, nós os tornamos mais seguros, mais relevantes e inclusivos. E ao garantir que esses espaços de aprendizagem sejam ambientalmente responsáveis e resilientes, mostramos às crianças que estamos investindo em seu futuro.”
“A Arup tem orgulho de colaborar com a Save the Children e a WWF – graças ao apoio da Education Cannot Wait – para promover a criação de ambientes seguros, sustentáveis e resilientes ao clima para crianças em situação de crise”, disse Hayley Gryc, Diretora Associada e Líder de Negócios de Educação da UKIMEA na Arup. “Esta iniciativa é um passo vital para reinventar como a educação e a ação climática se unem, garantindo que, mesmo nos contextos mais desafiadores do mundo, os espaços temporários de aprendizagem apoiem tanto a dignidade humana quanto a responsabilidade ambiental.”
“Os espaços temporários de aprendizagem são refúgios que ajudam as crianças a recuperar um senso de normalidade após desastres. Mas, se não forem projetados levando em consideração o meio ambiente, corremos o risco de agravar os próprios desafios que as comunidades enfrentam diante de eventos extremos, como enchentes, terremotos e incêndios. Por meio desta parceria, estamos desenvolvendo ferramentas práticas para tornar cada sala de aula em situação de crise mais resiliente, inclusiva e sustentável”, afirmou Anita van Breda, Diretora Sênior de Meio Ambiente e Gestão de Desastres da WWF.
A iniciativa irá desenvolver, testar e compartilhar ferramentas práticas e intuitivas para praticantes da educação que atuam em áreas de crise. A orientação abrangerá todo o ciclo de vida dos espaços temporários de aprendizagem – desde o design e a seleção de materiais até a manutenção e a desativação – com ênfase na construção de baixo impacto e na adaptação local. Também terá como foco a inclusão de crianças com deficiência e daquelas que enfrentam barreiras de gênero.
Uma estrutura global para os espaços temporários de aprendizagem mais sustentáveis também será criada com a contribuição de parceiros locais e internacionais, acompanhado de orientações práticas e ferramentas de estimativa de custos, testadas em diferentes contextos de crise para garantir sua aplicabilidade em emergências. Essas ferramentas serão compartilhadas abertamente por meio de redes de educação, clima e humanitárias para apoiar uma ampla adoção e gerar impacto.
Esta concessão faz parte do compromisso estratégico da ECW com uma educação inteligente em relação ao clima em situações de emergência. A iniciativa reforça a necessidade urgente de investimento coletivo na educação como um pilar fundamental da ação climática. Está alinhado com os chamados à ação da COP30 e contribui para os esforços globais de tornar os sistemas educacionais mais resilientes, sustentáveis e inclusivos diante do aumento dos riscos climáticos e humanitários.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2826943/Education_Cannot_Wait_Refugee.jpg
Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/1656121/Education_Cannot_Wait_Logo.jpg
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/espacos-de-aprendizagem-mais-sustentaveis-em-contextos-de-crise-302622222.html
FONTE Education Cannot Wait

Tópicos Relacionados: Sem Fins Lucrativos, Educação, Questões Ambientais, Animais/Animais de Estimação, Bem-estar Animal, Notícias Relacionadas a Crianças, Produtos e Serviços Ambientais, Notícias de Interesse Público
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda