Nestlé impulsiona a sustentabilidade na cadeia do leite por meio do Programa Nature por Ninho
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 30 de outubro de 2025
Iniciativa, existente no Brasil há mais de duas décadas, contribui para elevar qualidade e sustentabilidade no campo.
Vacas bem cuidadas, natureza preservada e produtividade em alta. Essa é a combinação promovida pelo Nature por NINHO (NPN), maior programa de sustentabilidade da cadeia leiteira no país. Com cerca de mil produtores parceiros da Nestlé em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, a iniciativa estimula práticas de produção regenerativa. Os resultados da safra 24/25 mostram avanços expressivos: aumento médio de 47% na produtividade animal, redução de 8% nos custos de produção e menor pegada de carbono nas fazendas participantes.
Com investimentos de R$ 150 milhões até 2027, a companhia acelera a transição para um modelo regenerativo e de baixo carbono, em linha com suas metas globais – reduzir em 50% as emissões até 2030 e alcançar emissões líquidas zero até 2050. Hoje, cerca de 70% das emissões da Nestlé vêm da produção de cacau, café e leite, sendo metade delas originadas na cadeia leiteira. Por isso, ações voltadas ao bem-estar animal, preservação do solo, uso eficiente da água e redução de emissões são essenciais para transformar o campo e construir um futuro sustentável.
Um impulso recente veio da parceria com o Banco do Brasil, que disponibilizará R$ 100 milhões em crédito rural para projetos de descarbonização nas fazendas participantes. O programa soma uma área em regeneração equivalente a 28 mil campos de futebol, com plantio direto, rotação de culturas, uso de dejetos bovinos como fertilizante e solo coberto a maior parte do ano – técnicas que ampliam o sequestro de carbono e fortalecem a biodiversidade. Ambientes confortáveis e climatizados para os animais também elevam a produtividade e reduzem o metano por litro de leite.
Terceiro maior produtor mundial (35 bilhões de litros por ano), o Brasil é o país onde a Nestlé mais compra esse produto – cerca de 1 bilhão de litros por ano.
No Nature por NINHO, os produtores são avaliados pela adoção de práticas regenerativas e podem alcançar quatro níveis – Bronze, Prata, Ouro e Diamante -, com bonificações de 2% a 6% no valor pago pelo leite. “É uma trilha de melhoria contínua que leva à excelência”, resume Barbara Sollero, head de agricultura regenerativa da Nestlé. Fazendas nível Diamante produzem, em média, 35 litros de leite por vaca/dia, contra a média nacional de oito.
Criado há mais de duas décadas como programa de qualidade, o Nature por NINHO é referência em sustentabilidade. Para celebrar essa trajetória, a Nestlé lançou a websérie “Gestos de Amor: do Campo ao Copo”, apresentada por Giovanna Antonelli e Rosana Jatobá, que mostra práticas reais que transformam o campo e inspiram o futuro.