NAvegue pelos canais

“Não existe transição energética sem mineração”, diz CEO da Anglo American na abertura da Exposibram
Ana Sanchez disse na abertura da Exposibram que é o momento de modernizar o setor. Warley Pereira / Agência Minera Brasil

“Não existe transição energética sem mineração”, diz CEO da Anglo American na abertura da Exposibram

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 28 de outubro de 2025

Ana Sanchez defende protagonismo do setor mineral na transição energética e reforça compromisso da Anglo American com inovação e governança socioambiental.

ESPECIAL EXPOSIBRAM
Por Warley Pereira

Na abertura da Exposibram 2025, a CEO da Anglo American Brasil, Ana Sanchez, destacou o papel essencial da mineração na vida moderna e, sobretudo, no futuro sustentável que o mundo busca construir. Em entrevista ao Minera Brasil, Sanchez afirmou que “não existe solução de transição energética sem a presença dos minerais”, ressaltando a importância dos recursos naturais como base da economia verde.

“Onde quer que a gente olhe, de alguma forma há a presença dos minerais. E quando pensamos no futuro e na necessidade de reduzir emissões de gases de efeito estufa, fica claro que a transição energética só é possível com a mineração — especialmente dos minerais críticos e estratégicos”, afirmou.

A executiva reforçou que o papel do setor mineral vai muito além do fornecimento de matérias-primas. Segundo ela, a mineração vive um momento de transformação, impulsionado pela necessidade de ouvir mais as comunidades, investir em inovação e tecnologia e adotar práticas cada vez mais sustentáveis e responsáveis.

“A mineração acordou para a necessidade de uma transformação. Precisamos ter uma escuta mais ativa, compreender as vocações das comunidades que nos acolhem e trazer a sociedade para o debate. É hora de modernizar o setor, buscar inovação e construir juntos uma mineração mais sustentável”, disse Sanchez.

A fala de Ana Sanchez reflete o tom predominante da edição deste ano da Exposibram, que reúne lideranças empresariais, especialistas e representantes do poder público para discutir o futuro dos minerais críticos na transição energética e o papel do Brasil na nova economia global de baixo carbono.

OESP não é responsável por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe