NAvegue pelos canais

ADIMB destaca potencial geológico da Província Mineral de Carajás durante o Latin Rocks, no Chile
Apresentação reforçou o potencial de cobre, ouro e níquel na Província de Carajás. Ricardo Lima / Agência Minera

ADIMB destaca potencial geológico da Província Mineral de Carajás durante o Latin Rocks, no Chile

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 9 de outubro de 2025

Diretor Executivo da entidade, Roberto Xavier apresentou palestra sobre Cráton Amazônico na seção dedicada ao Brasil no evento.

Por Redação

A Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB) marcou presença na edição 2025 do Latin Rocks, evento técnico voltado à exploração mineral na América Latina, realizado nos dias 8 e 9 de outubro, em Santiago, Chile.

O Diretor Executivo da ADIMB, Roberto Xavier, foi um dos palestrantes convidados da sessão especial dedicada ao Brasil, e apresentou o tema: “Geology and exploration of Neoarchean and Paleoproterozoic Cu–(Au-Ni) systems of the Carajás Domain, Amazon Craton, Brazil”.

A apresentação reforçou o potencial geológico da Província Mineral de Carajás, no Pará, reconhecida como uma das mais importantes do mundo em depósitos de cobre, ouro e níquel associados a sistemas hidrotermais paleoproterozoicos e neoarqueanos.

“Participar do Latin Rocks é uma oportunidade estratégica para reforçar o papel do Brasil no cenário mineral latino-americano e mostrar ao público internacional os avanços técnico-científicos em nossas províncias minerais”, destacou Roberto Xavier após a apresentação.

Roberto Xavier, diretor executivo da ADIMB, apresenta potencial geológico da Província Mineral de Carajás no Latin Rocks 2025, no Chile.
O diretor executivo da ADIMB foi um dos palestrantes convidados da sessão especial dedicada ao Brasil. Ricardo Lima / Agência Minera

Oportunidade para o Brasil

O Latin Rocks é promovido pelo Chile Explore Group e reúne anualmente pesquisadores, empresas de exploração, investidores e representantes de governos de toda a América Latina. A edição de 2025 contou com mais de 300 participantes de 10 países e foco em minerais críticos, com sessões voltadas para ouro, prata, cobre e outros metais estratégicos para a transição energética e desenvolvimento tecnológico.

“A presença da ADIMB no evento reforça sua missão de promover a integração do Brasil com o circuito técnico e científico internacional, além de fomentar a atração de investimentos e o intercâmbio de boas práticas na área de geologia e mineração”, comenta Marcos André Gonçalves, presidente do Conselho Superior da entidade.

Segundo Marcos André, a participação da ADIMB no evento também foi uma oportunidade para divulgar o Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral, que acontece em maio de 2026, em Ouro Preto. O evento é considerado um fórum relevante para o desenvolvimento da pesquisa mineral do Brasil.

Com presença crescente no cenário internacional da mineração, empresas brasileiras encontram no Latin Rocks um espaço estratégico para apresentar projetos, buscar parcerias e acompanhar as últimas tendências em tecnologia, geologia econômica e ESG.

Além da parte técnica, o evento oferece uma área de exposição, reuniões de negócios, sessões de networking, essenciais para quem busca financiamento, inovação ou novos mercados na área de exploração mineral.

A OESP não é responsável por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe