Comida asiática com delivery é igual a lucro certo? Entenda a tendência que está movimentando bilhões
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 7 de outubro de 2025
Fernando Andrade, diretor comercial e sócio-fundador do Grupo Harõ, explica porque a culinária asiática é um mercado promissor para investidores
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou recentemente sua Pesquisa Trimestral de Desempenho referente ao segundo trimestre deste ano, e os números confirmam o bom momento do setor de Alimentação – Food Service, que foi um dos que mais cresceu, alcançando um faturamento de R$ 10,5 bilhões — alta de 14,2%. Surfando nessa onda crescente está o Grupo Harõ, holding de franquias detentora das marcas Harõ Sushi, Hapoke, The Roll, Redwok, Mango Salad e Tio Parma, que registrou um avanço de 25% no primeiro semestre deste ano.
Parte desse sucesso se dá pela popularidade da cultura asiática no Brasil — da música ao consumo alimentar — as franquias de comida oriental ganham cada vez mais espaço. De acordo com dados da Mosaiclab, até setembro de 2024, o gasto acumulado com pedidos de comida asiática atingiu R$ 1,6 bilhões, um aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano passado. “Essa é uma área que não vai saturar. A culinária asiática já conquistou o paladar brasileiro e agora começa a dominar também o mercado de franquias. Quem investir com planejamento e autenticidade tem grandes chances de colher bons resultados”, afirma Andrade.
Além de contar com uma demanda em expansão sólida, o segmento também oferece modelos de negócio mais enxutos, como as dark kitchens, que reduzem custos operacionais e se alinham ao novo comportamento de consumo, mais focado no delivery.
Pensando nisso, Andrade preparou algumas dicas para quem quer aproveitar esse mercado promissor que só tende a crescer e investir em uma franquia de comida asiática com mais segurança e estratégia. Confira:
Antes de investir, observe o que a franqueadora oferece além do nome. “Treinamento de qualidade, logística eficiente e um marketing bem estruturado são pilares essenciais para o sucesso de qualquer franquia. Esses fatores garantem que a operação funcione bem desde o início e que a marca se mantenha forte no mercado”, recomenda.
Um bom ponto pode ser decisivo para o desempenho da unidade. “Áreas com grande fluxo urbano e presença de público jovem tendem a trazer melhores resultados. A Geração Z, por exemplo, representa 51% dos pedidos de delivery no Brasil, segundo pesquisa da Ticket. Ou seja, escolher um local alinhado com esse comportamento pode ser um diferencial competitivo”, avalia.
Os clássicos da culinária asiática são sempre bem-vindos, mas variedade e inovação também contam pontos. “Oferecer opções que respeitem o gosto local e tragam novidades ao cardápio ajuda a manter o interesse dos clientes e atrair novos públicos. Personalizar sem perder a essência é uma estratégia poderosa”, conclui o executivo.
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