Hub digital aproxima empreendedores e trabalhadores da gastronomia paulistana
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de setembro de 2025
Iniciativa vinculada ao Observatório da Gastronomia da Prefeitura de São Paulo faz parte da missão de aprimorar o ambiente de negócios do setor.
Poucas cidades do mundo oferecem diversidade gastronômica comparável à de São Paulo. A qualquer hora do dia ou da noite, moradores e turistas dispõem de uma grande variedade de opções: é possível encontrar estabelecimentos especializados em mais de 50 tipos de cozinha, tanto regionais brasileiras quanto internacionais.
Dos 23 mil estabelecimentos comerciais em funcionamento na capital paulista, cerca de 9 mil são restaurantes e similares – para experimentar todos, seria preciso comer fora diariamente durante 25 anos. O setor, de grande relevância econômica, gera quase 400 mil empregos.
Funcionar como uma ponte entre os empresários do setor de gastronomia e as pessoas que gostariam de trabalhar na área é um dos objetivos do hub digital que está sendo lançado pelo Observatório da Gastronomia da Prefeitura de São Paulo, iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). Mesmo com a menor taxa de desemprego (5,4%) registrada na cidade desde 2012, quando começou a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), ainda há muitas vagas em aberto no setor.
Diante da forte concorrência pela força de trabalho, o caminho para preencher essas vagas e reduzir a rotatividade nos empregos em restaurantes e similares passa por tornar mais atraentes as condições oferecidas aos trabalhadores. Ao mesmo tempo, é preciso qualificar as pessoas que ainda estão desempregadas para ocupar essas posições. O hub atuará nas duas pontas, com cursos de qualificação para empregadores e funcionários e um amplo material de informação sobre o mercado e as políticas públicas relacionadas ao setor.
“Além de ser um motor para a economia da cidade, a gastronomia paulistana é um ecossistema de inovação, de empregabilidade e de desenvolvimento. Nesse cenário, políticas públicas se tornam fundamentais para estruturar e potencializar a força do setor”, disse o secretário da SMDET, Rodrigo Goulart, em vodcast sobre o lançamento do hub de inovação promovido pelo Estadão Blue Studio, conduzido pela jornalista Michelle Trombelli.
Troca de experiências
O secretário lembra que todos os segmentos da gastronomia paulistana, dos pequenos estabelecimentos às grandes redes – além de diversas entidades relacionadas ao setor -, já estão bem integrados ao Observatório, espaço de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia.
O Observatório atua por meio de comitês temáticos, que têm o objetivo de unir a expertise dos diversos atores de forma a potencializar a busca por soluções no setor da alimentação. Algumas das atividades são reuniões periódicas e eventos para promover a integração e a troca de experiências.
Agora, o hub digital surge como uma ferramenta para potencializar os objetivos da iniciativa, proporcionando agilidade e uma série de facilidades para quem integra a cadeia da gastronomia na cidade – órgãos e instituições municipais, associações, cooperativas, ONGs, instituições de ensino, sindicatos, chefs de cozinha, bares, restaurantes, empresas do setor de alimentação e de distribuição, comida de rua e produtores agrícolas.
A aproximação entre o poder público municipal e o setor se tornou especialmente facilitada pelo fato de Goulart ser um empresário da gastronomia, proprietário de estabelecimentos especializados em comida árabe e baiana. Ele estava cumprindo o terceiro mandato como vereador quando se licenciou para aceitar o convite do prefeito Ricardo Nunes, interessado em ter na pasta alguém com vivência real no mundo do empreendedorismo, já que a missão da SMDET é trabalhar para melhorar e qualificar o ambiente de negócios.
“É um trabalho que vem dando resultados excelentes ao longo dessa gestão. Além do menor desemprego da série histórica, a cidade ganhou mais de 800 mil novas empresas nos últimos cinco anos”, descreve o secretário. Ele enfatiza que, além da criação de novos negócios, 10% dessas empresas transferiram a sede de outras cidades para a capital paulista.