Maringá e Região Metropolitana adotam Bilhetagem Digital e passam a aceitar pagamento por aproximação com Mastercard
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de setembro de 2025
Projeto da Prefeitura de Maringá, conduzido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) em conjunto com a Mastercard, Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), Cidade Verde Transporte Rodoviário e ONBOARD atualiza 65 linhas urbanas e 26 metropolitanas com a tecnologia de pagamento por aproximação, para pagamento da tarifa
MARINGÁ, Brasil, 22 de setembro de 2025 /PRNewswire/ — Conduzido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) em conjunto com a Mastercard, Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), Cidade Verde Transporte Rodoviário e ONBOARD – provedor oficial da solução de Bilhetagem Digital, a novidade possibilita aos passageiros do transporte da cidade de Maringá e Região Metropolitana o pagamento da tarifa com cartões de débito e crédito habilitados com a tecnologia de pagamento por aproximação. A nova modalidade de pagamento já está disponível em todas as linhas do transporte da cidade de Maringá e região metropolitana.
O prefeito, Silvio Barros, aponta que “Maringá tem vocação para inovar, e a Bilhetagem Digital é mais um salto na direção de uma cidade inteligente. Com o pagamento por aproximação — seja cartão, celular ou smartwatch — tornamos o embarque tão simples quanto passar pela catraca do metrô em grandes capitais do mundo. Isso devolve competitividade ao transporte coletivo, reduz filas, melhora a segurança a bordo e gera dados em tempo real que nos ajudam a planejar melhor rotas e investimentos. É um avanço que beneficia quem embarca todos os dias e fortalece a sustentabilidade do sistema para o futuro”, reforça.
As tarifas poderão ser pagas apenas aproximando do Dispositivo de Bilhetagem Digital (DBD) cartões de crédito, débito, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento.
“Levar a Bilhetagem Digital para Sarandi, Paiçandu e demais cidades do anel metropolitano era fundamental para garantir uma experiência única a quem cruza fronteiras todos os dias, mantendo o protagonismo de Maringá em sua região.” destaca Roberto Jacomelli, diretor operacional da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e Cidade Verde Transporte Rodoviário. Ele destaca ainda que “este é parte de um investimento maior das empresas na melhoria do conforto e experiência de seus clientes. A TCCC e Cidade Verde investem muito em renovação de frota, sendo importante lembrar que todos os veículos ainda dispõem de Wi-Fi gratuito e câmeras de segurança, e agora a praticidade de pagamentos da tarifa por aproximação”.
“O sistema de pagamentos brasileiro é um dos mais modernos e inovadores do mundo. Colocar o transporte público nessa rota de inovação é fundamental para resgatar sua competitividade e manter sua relevância. Maringá ostenta a melhor qualidade de vida do país, e contribuir com esse resultado nos enche de orgulho”, afirma Luiz Renato M. Mattos, CEO e cofundador da ONBOARD.
Para a Mastercard, a iniciativa permite que o Transporte Público de Maringá e região metropolitana se torne mais conectado, inclusivo, eficiente e responsivo às necessidades dos seus usuários. “Na Mastercard, trabalhamos em conjunto com nossos parceiros para desenvolver soluções que facilitem a vida das pessoas e contribuam para o desenvolvimento inclusivo e sustentável das cidades. Por isso, a aceitação de cartões de débito e crédito através da tecnologia de pagamento por aproximação no transporte público é um pilar importante. Além de trazer eficiência, o pagamento por aproximação oferece mais facilidade e segurança para o dia a dia dos cidadãos”, diz Fernanda Caraballo, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios nos segmentos de Governo, Bancos Públicos e Transporte na Mastercard Brasil. “No último ano, expandimos nossa solução de pagamentos de tarifa por aproximação em 10 novos municípios; chegando agora em Maringá para facilitar a experiência do usuário e promover uma nova fase do transporte público na região”, conclui. A Mastercard é pioneira na implementação da tecnologia de pagamento por aproximação no transporte público na América Latina. No Brasil, está presente em 21 cidades e no Distrito Federal, com destaques para sistemas em ônibus, metrôs, trens e barcas.
Sobre o pagamento por aproximação
Rápido, prático e seguro, o pagamento por aproximação oferece a conveniência de fazer transações apenas aproximando os dispositivos em um leitor habilitado. Os pagamentos por aproximação são ideais para transações de baixo valor e situações que requerem uma velocidade de pagamento maior para diminuir filas.
Sobre a ONBOARD
A ONBOARD é a empresa brasileira de mobilidade e tecnologia que concebe, desenvolve, implanta e sustenta a Bilhetagem Digital (oficial), combinando hardwares e softwares para ampliar métodos de pagamento e fornecer dados em tempo real. Pioneira na digitalização do transporte público, a ONBOARD introduziu o primeiro chatbot do setor e lançou o primeiro sistema baseado em contas (account-based ticketing) do país, reunindo quatro equipamentos em um único dispositivo de bilhetagem — um salto de eficiência, flexibilidade e segurança para gestores e passageiros. O impacto dessas inovações rendeu à ONBOARD o portfólio de premiações nacionais e internacionais mais amplo e diverso do segmento. Com atuação em diversos sistemas de transporte, a ONBOARD segue liderando a transformação digital da mobilidade urbana no Brasil.
Sobre a TCCC
A Transporte Coletivo Cidade Canção opera 65 rotas urbanas em Maringá, realizando mais de 85 mil viagens dias, e conta com uma frota 230 veículos, completamente renovada, com idade média abaixo de 2 anos de idade, sendo que todos os ônibus dispõem de Wi-Fi gratuito e câmeras de segurança.
Sobre a Cidade Verde
A Cidade Verde Transporte Rodoviário Ltda. opera 26 linhas intermunicipais que conectam Maringá aos principais municípios vizinhos, movimentando milhares de passageiros diariamente e conta com uma frota 100 veículos, completamente renovada, com idade média abaixo de 2 anos de idade, com todos os veículos com Wi-Fi gratuito e câmeras de segurança.
Sobre a Mastercard
A Mastercard impulsiona economias e empodera pessoas em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Junto com nossos clientes, estamos construindo uma economia sustentável onde todos possam prosperar. Oferecemos uma variedade de opções de pagamentos digitais, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Nossas redes, tecnologia, inovação e parcerias se combinam para fornecer um conjunto único de produtos e serviços que ajudam pessoas, empresas e governos a alcançar seu mais elevado potencial.
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/maringa-e-regiao-metropolitana-adotam-bilhetagem-digital-e-passam-a-aceitar-pagamento-por-aproximacao-com-mastercard-302563365.html
FONTE Mastercard

Tópicos Relacionados: Novos Produtos/Serviços, Transporte / Caminhões / Ferrovias, Ferrovias e Transporte Intermodal, Serviços Bancários/Financeiros, Contratos
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda