Vale recebe licença de operação do Projeto Serra Sul
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 12 de setembro de 2025
Licença marca avanço estratégico para expansão sustentável da produção no Sistema Norte; com investimentos estimados em US$ 2,8 bilhões e comissionamento previsto para o segundo semestre de 2026.
A mineradora Vale recebeu a licença de operação (LO) para as atividades relacionadas à mina do Projeto Serra Sul +20 Mtpa, no Sistema Norte. A autorização foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e representa um marco relevante no cronograma da iniciativa, que prevê o início do comissionamento para o segundo semestre de 2026.
O Projeto prevê a expansão da capacidade anual da mina-planta S11D em 20 milhões de toneladas, por meio de iniciativas como a abertura de novas áreas de lavra; instalação de um novo britador semimóvel; duplicação da correia transportadora de longa distância existente; e a implantação de novas linhas de processamento na planta.
Com investimentos estimados em US$ 2,8 bilhões, o Serra Sul +20 Mtpa já atingiu 57% de avanço financeiro e 77% de progresso físico. Segundo a Vale, o projeto integra um conjunto de iniciativas estratégicas — junto aos projetos Vargem Grande e Capanema — voltadas à ampliação sustentável da produção e ao aumento da flexibilidade do portfólio de minério de ferro da companhia.
“A licença de operação do Serra Sul +20 Mtpa reforça a confiança nas nossas práticas ambientais e marca uma etapa decisiva para ampliar a nossa produção com responsabilidade. Estamos investindo em soluções tecnológicas e de baixo impacto para garantir uma mineração cada vez mais sustentável”, destacou a mineradora em nota.
O projeto também vai gerar benefícios socioeconômicos relevantes. A iniciativa está conectada a um ecossistema mais amplo de geração de emprego e renda na região, com ênfase em mão de obra local e iniciativas voltadas à inclusão e ao desenvolvimento social sustentável.
A OESP não é responsável por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil.