Seminário debate avanços da legislação de mineração subterrânea no Brasil
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 12 de agosto de 2025
Avanços tecnológicos impulsionam debate sobre novas regras para mineração subterrânea no Brasil.
A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) promove, no próximo dia 23 de setembro, em Brasília, o seminário “Avanços da Legislação de Mineração Subterrânea”, reunindo especialistas, representantes do poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além de executivos de mineradoras, para discutir o futuro do trabalho em minas subterrâneas no país.
O evento abordará como a evolução tecnológica e operacional nas últimas seis décadas alterou significativamente as condições de trabalho em subsolo e como a legislação vigente precisa ser modernizada. Atualmente, o Brasil conta com 31 minas subterrâneas em operação, e a tendência é que a extração ocorra cada vez mais em maiores profundidades exigindo novas regras adaptadas à realidade tecnológica.
A programação inclui três painéis onde serão abordados tecnologia e segurança do trabalho, legislação e impactos econômicos. O encontro busca consolidar entendimentos e avançar em soluções negociadas para elevar os padrões de saúde e segurança ocupacional, reduzir riscos, promover qualidade de vida no trabalho e alinhar práticas ao desenvolvimento técnico e econômico do setor.
Inscrições em: https://mineracao-subterranea.abpm.net.br/
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil.