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Com trajetória sólida no franchising, master franqueado do Johnny Rockets no Brasil tem grupo multimarcas especializado em alimentação
Por Divulgação

Com trajetória sólida no franchising, master franqueado do Johnny Rockets no Brasil tem grupo multimarcas especializado em alimentação

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 11 de agosto de 2025

Dos macarons e gelatos até american burger, o empresário Antônio Augusto de Souza projeta ampliar em 25% o trabalho da holding até o fim de 2025

Se o objetivo de muitos empresários é conquistar um patamar de sucesso e manter a estabilidade, de outros é não parar de se reinventar. Esse é o caso de Antônio Augusto Ribeiro de Souza, engenheiro de formação, com 61 anos e que, aos 20, decidiu não trabalhar mais com carteira assinada. Durante a faculdade, começou a atuar como corretor de grãos. Em pouco tempo, já havia montado sua própria corretora: comprava a soja de produtores rurais, esmagava em indústrias arrendadas, produzindo farelo e óleo, vendendo às indústrias, granjas e varejo. Agora, quase quatro décadas depois, lidera a holding Antaris Foods Brands Franchising. O grupo começou o ano de 2025 com pouco mais de 50 lojas e quer fechar com 80 unidades entre todas as redes.

Criada em 2021 sob o nome Antaris Franchising, a holding começou com o Johnny Rockets, rede californiana de hamburguerias ambientadas na década de 50, que tem o executivo como master franqueado no Brasil, além das redes Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, e Boulangerie Carioca, pâtisserie inspirada no estilo francês, fundadas em 2012 e 2015, respectivamente, ambas compradas pelo empresário Antônio Augusto Ribeiro de Souza em 2020.

Para fortalecer ainda mais a marca diante do mercado, em 2024 a Antaris Franchising realizou joint-venture com o grupo carioca Foods Brands, somando operações de Rock&Ribs, Afrika Park, entre outras redes.

Empreendedorismo e gestão do CEO

A robustez do negócio só é possível por meio da persistência de Augusto e a expertise que adquiriu por começar a trabalhar desde cedo, o que lhe permitiu conquistar espaço no franchising. A corretora de grãos foi vendida e a partir daí teve contato com grandes redes na gestão de postos de gasolina. Atuou na área até a década de 1990, quando conheceu o franchising. No ano em que a Seleção conquistou o tetracampeonato nos Estados Unidos, Augusto se associou à maior rede de fast-food na América e no mundo. Foram mais de dez anos de parceria que lhe abriu as portas no segmento de alimentação e bebidas.

Contudo, para o empresário, aquela experiência não era o suficiente e Augusto queria ir além e trazer ao público novas opções de produtos e sabores. Foi então que, em 2003, vendeu as lojas e tentou, pela primeira vez, trazer ao país uma marca até então desconhecida por aqui, mas com muito potencial. Criado em 1986, os restaurantes Johnny Rockets entregavam mais que a comida: ofereciam toda uma experiência ao consumidor. A ambientação, fiel aos anos 1950, dá direito a jukebox, decoração típica, milkshakes, american fries, onion rings, garçons dançarinos e muitos outros detalhes para uma viagem a outro país e época. No entanto, a proposta foi frustrada quando ele descobriu a existência de um `clone’ da marca, que registrou o nome no Brasil e o impediu de franquear a original. Por quase dez anos, o empresário dedicou-se a outras redes, na expectativa de concretizar o objetivo de ser o responsável pelo Johnny Rockets no país.

Em 2010, um fundo de investimentos comprou a marca global, o que gerou oportunidade para novo contato de Augusto e um pedido de ajuda. Junto aos novos donos, ele entrou na justiça brasileira para recuperar os direitos do nome. No fim de 2013, com tudo regularizado, o empreendedor abriu as primeiras lojas do Johnny Rockets em território brasileiro no Shopping Internacional de Guarulhos. Em pouco menos de 3 anos já totalizava dez lojas no Brasil.

Na última década, a expansão da rede desenvolveu logística necessária de transporte entre sul e norte do país, além de negociação com fornecedores e estabelecimentos comerciais para abrir portas a todas as marcas da Antaris Foods Brands Franchising.

Além dos próprios negócios, o empresário atua também como gestor de expansão de outras marcas, a exemplo do Vassoura Quebrada, hamburgueria pioneira na temática de magia e bruxaria. Com parceria da Antaris Foods Brands Franchising, a rede entrará no mercado de franquias com planos de expandir nacionalmente.

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