De loja de açaí a rede com 8 unidades: restaurante de alimentação saudável prevê faturar R$ 12 milhões em 2025
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 4 de agosto de 2025
Com apenas R$ 50 mil e a ideia de vender açaí, Caique criou a Frutaria Ipiranga, que cresceu no bairro, virou franquia e agora mira expansão nacional com operação enxuta
O que nasceu em 2018 como uma pequena loja de 30m² no bairro do Ipiranga, em São Paulo, tornou-se uma rede focada em alimentação saudável. Com um investimento inicial de R$ 50 mil. Apesar de ter nascido como um negócio local, acabou se tornando uma operação escalável. Hoje a Frutaria Ipiranga, rede de restaurantes de comida saudável, idealizada por Caique Lima, um jovem empreendedor paulistano, filho de nordestinos, que desde os 14 anos já mostrava espírito de liderança ao trabalhar ao lado do pai na região. Movido pelo desejo de empreender e pela falta de opções acessíveis e saudáveis no bairro, o jovem transformou o pequeno negócio em uma rede com 8 unidades no estado de São Paulo, com a previsão de faturar R$ 12 milhões em 2025 e chegar a marca de 25 lojas até o final de 2026.
A expansão da rede é direcionada ao bom momento do setor de alimentação no franchising nacional. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam o crescimento de 16,1% em 2024 das franquias de food service, com o registro de R$ 46,8 bilhões de faturamento. Diante deste cenário de oportunidades, a história da Frutaria Ipiranga mostra o potencial do segmento. Ao lado de um amigo e ex-sócio, Caique queria apenas abrir um espaço focado na venda de açaí. Pouco tempo depois, o ex-sócio de Caíque, que havia morado na Europa, trouxe a ideia do “monte sua salada”, uma tendência que já se popularizava por lá. Com isso, aproveitaram todos os itens disponíveis e incluíram também os wraps no cardápio. Esse foi o impulso que faltava para diversificar o cardápio e transformar a proposta do negócio.
Raízes no bairro do Ipiranga impulsionaram o desejo de empreender
Determinado a tirar o projeto do papel, o empreendedor investiu os R$ 15 mil que havia economizado e contou com o limite dos cartões de crédito para completar a quantia inicial de R$ 50 mil de investimento. Para iniciar essa jornada no empreendedorismo, Caique escolheu o bairro do Ipiranga, na Zona Sul da cidade de São Paulo, onde passou boa parte da infância e da adolescência frequentando os restaurantes self-services que o pai administrava na localidade. Assim nasceu a primeira unidade que se tornaria o ponto de partida da rede de alimentação saudável. A loja deu tão certo que, após alguns anos de muito trabalho, em 2022 a marca lançou oficialmente seu modelo de franquias. Hoje, com oito unidades, a Frutaria Ipiranga segue presente em bairros como Ipiranga, Jardins, Vila Mariana, Itaim Bibi, Aclimação, República e Jabaquara, além de uma unidade em São Caetano do Sul.
A partir de um DNA com um propósito alinhado a saudabilidade e tecnologia, a rede trabalha amplamente a presença digital, principalmente com foco nas redes sociais, para a construção de um relacionamento direto com os consumidores, além de oferecer programas de fidelização para se conectar cada vez mais com o cliente final. Essa mesma proposta de personalização se reflete no cardápio, que oferece uma alimentação prática trazendo como o carro-chefe o “monte sua salada”, onde o cliente escolhe entre três tipos de base, mais de 40 toppings, proteínas e carboidratos variados. Além disso, wraps naturais, cremes, sucos e tortas completam o menu, tudo preparado com ingredientes frescos e de qualidade, padronizados para garantir a mesma experiência em todas as unidades.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação