Estacionamentos na mira da criminalidade: como shoppings e supermercados podem reforçar a segurança de clientes e veículos
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 23 de julho de 2025
Casos recentes de violência reacenderam o alerta sobre falhas na proteção de áreas de acesso público. Especialista aponta caminhos para aumentar a segurança e evitar prejuízos
Nos últimos meses, episódios de furtos, assaltos e até sequestros em estacionamentos de shoppings e supermercados vêm chamando a atenção da imprensa e da população. Se por um lado esses espaços deveriam ser extensões seguras da experiência de compra e lazer, por outro vêm se tornando alvos fáceis da criminalidade. O aumento na sensação de insegurança já impacta diretamente a reputação dos empreendimentos e a decisão de frequentadores.
Segundo Harrison Júnior, CEO da Singular Segurança, empresa especializada em segurança, as falhas de seguranças mais frequentes observados nesses locais incluem: Número insuficiente de vigilantes e rondas; Falta de integração entre segurança física e tecnologia (como câmeras com monitoramento em tempo real e cercamento eletrônico); Iluminação deficiente em áreas estratégicas; Controle de acesso falho ou inexistente, sobretudo nas entradas e saídas de veículos; Ausência de protocolos claros em casos de emergência.
“O consumidor precisa se sentir protegido do momento em que entra até o momento em que deixa o estabelecimento. Isso exige uma operação bem treinada, com tecnologia de apoio e gestão de riscos baseada em dados e prevenção”, destaca Harrison.
Harrison elenca os principais investimentos que esses empreendimentos podem adotar para fortalecer sua segurança:
Vigilância ativa e treinada: equipes com preparo técnico e tático, capacidade de reação e protocolos de abordagem humanizada.
Monitoramento 24h com inteligência artificial: uso de câmeras com reconhecimento facial, leitura de placas e alertas automáticos.
Controle de acesso automatizado: barreiras físicas, QR codes, tags e aplicativos que registram entrada e saída de veículos.
Sistema de comunicação ágil: botão de pânico em totens, app do shopping, ou canais diretos com a segurança.
Iluminação e sinalização estratégica: ambientes claros e bem sinalizados inibem ações criminosas.
Cultura de segurança: campanhas internas e com os frequentadores, incentivando cuidados e comunicação de atitudes suspeitas.
“Além de proteger vidas, investir em segurança tem reflexo direto na fidelização de clientes e na imagem do negócio. Um ambiente percebido como seguro gera mais permanência, mais compras e maior frequência. Já a negligência pode afastar consumidores e até gerar processos judiciais por omissão”, finaliza o CEO da Singular Segurança.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação