PR Newswire Economia
Hughes do Brasil usa legal design e abordagem lúdica para comunicar conteúdos jurídicos e de compliance
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 25 de novembro de 2024
PR NEWSWIRE
Intenção da empresa especializada em serviços de conectividade é assegurar assimilação de conceitos complexos de uma forma leve, simples e direta
SÃO PAULO, 25 de novembro de 2024 /PRNewswire/ — Como parte de seu compromisso com a inovação constante, a área jurídica da Hughes do Brasil, subsidiária da Hughes Network Systems, LLC (HUGHES), tem ganhado destaque ao adotar técnicas de legal design em sua comunicação dentro e fora da empresa. A ideia é tornar os conteúdos de contratos e outros documentos legais mais acessíveis para todos os seus stakeholders – de colaboradores a clientes, passando por terceiros, fornecedores e até o próprio Judiciário. A nova abordagem envolve, ainda, os treinamentos em áreas administrativas relevantes, como o de privacidade e compliance, que agora foram feitos com mais humor e leveza.
“Nossa intenção é aprimorar a apresentação desses conteúdos jurídicos e técnicos, de forma que possam ser recebidos com naturalidade e facilmente assimilados pelos públicos interno e externo, isso sem esvaziar as mensagens ou deixar de comunicar o que é necessário do ponto de vista legal”, afirma Sabrina Ferrari, vice-presidente Jurídico e Regulatório da Hughes do Brasil. “A ideia é também trazer o departamento jurídico como parceiro do dia a dia das outras áreas para melhorar processos e atuar na resolução de desafios enfrentados pela empresa”, acrescenta a executiva.
No caso dos documentos, a área jurídica da Hughes do Brasil se baseou no conceito de legal design, amplamente aceito mundo afora. Essa abordagem aposta em textos escritos em linguagem simples e direta, acompanhados de ferramentas visuais – como imagens, cores e infográficos – para facilitar a transmissão da mensagem de documentos jurídicos. Seria, grosso modo, o oposto do “jurisdiquês” e da apresentação visual dura e sisuda que tradicionalmente se vê em contratos e outros conteúdos jurídicos.
Para garantir a adesão ao legal design, a Hughes do Brasil ofereceu aos seus advogados um treinamento específico de design thinking para a preparação de textos, slides e outros conteúdos. “O esforço já está dando resultados. Recentemente, recebemos um elogio de um desembargador, que citou a clareza de um documento que produzimos”, comenta Ferrari. Ações como a adaptação dos conteúdos inclusive já renderam reconhecimento público. A empresa obteve o certificado Inovação Jurídica 4.0, concedido pela Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltehcs (AB2l). O selo atesta departamentos jurídicos e escritórios de advocacia que usam a tecnologia para colocar pessoas, consumidores e parceiros no centro do processo.
Para aumentar a chance de sucesso na transmissão de conteúdos de treinamento de privacidade, foi utilizado um formato gamificado. Já para os treinamentos de compliance, a Hughes do Brasil apostou numa iniciativa lúdica. Para o 2º Compliance Day da empresa, realizado recentemente, foi contratado um ator de stand-up comedy para falar sobre o tema com os colaboradores. O objetivo era usar o humor como ferramenta para afastar a ideia comum de que compliance é algo burocrático e pouco atrativo. Essa abordagem, na avaliação de Ferrari, ajudou a reforçar conceitos e a assegurar a assimilação do conteúdo apresentado. “E isso talvez não acontecesse na intensidade que queríamos com um treinamento convencional”, completa.
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/hughes-do-brasil-usa-legal-design-e-abordagem-ludica-para-comunicar-conteudos-juridicos-e-de-compliance-302315681.html
FONTE Hughes do Brasil
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Economia A estratégia de negócios que está conquistando o Brasil
29 de agosto de 2024Como a Branco Motores expandiu sua atuação de mercado do agro para a jardinagem e
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Faça acontecer: Snapmaker comemora seu quinto aniversário
2 de agosto de 2021PR NEWSWIRE Faça acontecer: Snapmaker comemora seu quinto aniversário A empresa de fabricação digital Snapmaker alcançou seu marco de cinco anos e inicia sua campanha de aniversário em 2 de
Saiba Mais -
PR Newswire Economia Huawei Network Summit 2024 | Net Master da Huawei revoluciona o gerenciamento de rede inteligente, impulsionando Serviços MSP
10 de setembro de 2024No evento Huawei Network Summit 2024 na América Latina, Wang Hui, presidente, da área NCE Data Communication da Huawei fez um discurso na sessão de Mercado Comercial
Saiba Mais