PR Newswire Brasil
CGTN: Como o Porto de Chancay estimulou a cooperação Ásia-Pacífic?
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 18 de novembro de 2024
PR NEWSWIRE
O porto, que é um projeto de cooperação entre o Peru e a China no âmbito da inciativa Cinturão e Rota (BRI, Belt and Road), reduzirã para 23 dias o tempo de transporte marítimo do Peru para a China, cortando os custos de logística em pelo menos 20%. A expectativa é gerar US$ 4,5 bilhões em receita anual para o Peru e criar mais de 8.000 empregos diretos. O porto, que tem capacidade para acomodar navios porta-contêineres ultragrandes da ordem de 18.000 unidades equivalentes a vinte pés (TEUs), tem também uma capacidade de movimentação anual projetada de 1 milhão de TEUs no curto prazo e de 1,5 milhão de TEUs no longo prazo, o que o torna um importante centro de comércio entre a América Latina e a Ásia.
O presidente chinês, Xi Jinping, durante seu discurso por vídeo na cerimônia de inauguração do porto, observou que “o que estamos testemunhando não é apenas a raiz e o florescimento da iniciativa BRI no Peru, mas também o nascimento de um novo portal que conecta terra e mar, Ásia e América Latina”.
Autoridades peruanas: “Mais oportunidades de emprego e crescimento econômico” trazidos ao Peru
Altos funcionários peruanos e cidadãos disseram estar ansiosos para se beneficiar do primeiro porto inteligente e ambientalmente correto da América do Sul.
O primeiro-ministro do Peru, Gustavo Adrianzen, disse que a cooperação entre a China e o Peru, incluindo o projeto do Porto de Chancay e outros setores, trará mais oportunidades de emprego e crescimento econômico para o país, melhorando o padrão de vida das pessoas.
Jose Tam, presidente da Câmara de Comércio Chinês-Peruana, falou à CGTN sobre a importância do megaporto de Chancay, no Peru, dizendo que o porto será uma “locomotiva” para a economia local.
Juan Carlos Capunay, ex-diretor executivo da Secretaria da APEC e ex-embaixador peruano na China, também afirmou que o porto será importante para aprofundar as relações bilaterais e promover a cooperação prática entre a China e o Peru.
O empresário Cielo Augusto, de Chancay, disse que está ansioso para estabelecer os primeiros níveis de negócios e observou que setores como o de hospitalidade também serão estimulados, pois haverá um fluxo considerável de pessoas vindas do exterior.
“O porto economizará tempo, aumentará a eficiência e trará novas oportunidades para o Peru“, afirmou Karla Santuyomarca, cidadã peruana, à CGTN.
Em uma pesquisa da CGTN com peruanos, cerca de 78,3% dos entrevistados disseram que apoiam a participação de seu país na BRI, da qual faz parte o Porto de Chancay. Além disso, 93,6% dos entrevistados manifestaram apoio ao aumento da cooperação prática em vários setores entre a China, o Peru e outros países latino-americanos.
Cooperação aberta e interconectada entre a Ásia e o Pacífico
Com sua abertura oficial na quinta-feira, espera-se que o Porto de Chancay possa integrar toda a região da América Latina à dinâmica estrutura econômica da Ásia-Pacífico, aumentando consideravelmente a conectividade dentro e fora do continente.
O Ministro das Relações Exteriores do Peru, Elmer Schialer Salcedo, disse que “O Oceano Pacífico não nos separa, mas nos conecta”, acrescentando que o Porto de Chancay reduzirá pela metade o tempo e os custos da conexão entre a América do Sul e a Ásia.
Carlos Aquino Aquino Rodriguez, professor de economias asiáticas na Universidade Nacional de San Marcos, disse que o porto é essencial para o desenvolvimento econômico e a conexão da Ásia-Pacífico e também pode gerar benefícios mútuos para compradores de matérias-primas, fornecedores de produtos manufaturados e investidores.
Em uma pesquisa global da CGTN sobre a cooperação Ásia-Pacífico, 93,7% dos entrevistados pediram a todos os participantes da região que chegassem a um consenso e estabelecessem uma comunidade da Ásia-Pacífico com um futuro comum, com abertura e inclusão, crescimento com inovação, conectividade e cooperação vantajosa para todos.
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-como-o-porto-de-chancay-estimulou-a-cooperacao-asia-pacific-302308120.html
FONTE CGTN
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Brasil Primeira vacina recombinante multivalente de proteína COVID-19 no mundo contra variantes XBB pela Biopharma/West China Medical Center (Universidade de Sichuan) aprovada para estudos clínicos pela Administração Nacional de Produtos Médicos da China.
18 de maio de 2023PR NEWSWIRE CHENGDU, China, 18 de maio de 2023 /PRNewswire/ — Em 17 de maio de 2023, a vacina bivalente de proteína COVID-19 recombinante (células Sf9) e a vacina trivalente de proteína
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil VENTURE GLOBAL ANUNCIA ELEVACÃO DE TETO BEM-SUCEDIDA DO SEGUNDO TANQUE DE ARMAZENAMENTO NA PLAQUEMINES LNG
18 de abril de 2023PR NEWSWIRE ARLINGTON, Virgínia, 18 de Abril de 2023 /PRNewswire/ — Hoje, aVenture Global LNG anunciou o levantamento bem-sucedido do teto do segundo tanque de armazenamento de GNL na
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil CGTN: China faz novas promessas para ajudar países em desenvolvimento a derrotar a COVID-19
21 de maio de 2021PR NEWSWIRE CGTN: China faz novas promessas para ajudar países em desenvolvimento a derrotar a COVID-19 PR Newswire PEQUIM, 21 de maio de 2021 PEQUIM, 21 de maio de 2021 /PRNewswire/ — A China
Saiba Mais