NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

Costa Rica: primeiro país do mundo a usar inteligência artificial para criar sua estratégia de Nation Brand

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 30 de outubro de 2024

PR NEWSWIRE

SAN JOSÉ, Costa Rica, 30 de outubro de 2024 /PRNewswire/ — Dez anos após o lançamento da essential COSTA RICA, esta Nation Brand (Marca Nacional) tomou a iniciativa de definir sua estratégia para a próxima década, aplicando um de seus valores, a inovação, tornando-se a primeira marca nacional do mundo a usar inteligência artificial para definir sua visão para 2035.

Juntamente com a Bloom Consulting, uma empresa internacional especializada em Nation Branding, a essential COSTA RICA usou quatro blocos de informações para desenvolver a Estratégia 2035: a) estudos anteriores sobre a percepção da Nation Brand como identidade digital e rankings; b) documentos estratégicos sobre a Costa Rica, como planos de descarbonização; c) relatórios globais sobre tendências futuras, como a Sitra Megatrends 2023, OECD Economic Outlook, Global Trends 2030 e mais de 10 relatórios adicionais; d) bem como entrevistas com partes interessadas nacionais de vários setores públicos e privados para conhecer sua percepção do país hoje e como eles percebem a Costa Rica em 10 anos.

Para se tornar o primeiro país do mundo a usar a IA no desenvolvimento de uma estratégia, a essential COSTA RICA e a Bloom Consulting inseriram os três primeiros blocos de informações em uma plataforma de inteligência artificial a ser processada e analisada em profundidade. Essa tecnologia não apenas permitiu identificar e avaliar as percepções atuais sobre a Costa Rica, mas também forneceu insights importantes sobre as tendências emergentes e o sentimento geral associado ao país na mídia internacional.

O sistema também gerou projeções sobre possíveis coberturas futuras da mídia, ajudando a antecipar áreas de oportunidade para aprimorar a imagem e a presença da Costa Rica em mercados globais estratégicos, bem como para tomar decisões mais informadas, permitindo que as estratégias de comunicação sejam ajustadas para maximizar o impacto positivo no público internacional.

Seguiu-se uma sessão de trabalho com as partes interessadas e as instituições que compõem a governança da Nation Brand, que definiu os projetos prioritários que receberiam a maior cobertura da mídia de acordo com os elementos do Modelo de Taxonomia de percepções da Nation Brand e da análise de IA, e que resultou nesse tema como foco da estratégia da Costa Rica: mudanças climáticas e preservação ambiental.

“Um dos cinco valores essenciais da COSTA RICA é a inovação; portanto, estamos procurando usá-la para criar a Estratégia 2035 aplicando IA e estamos muito satisfeitos com os resultados. Este roteiro nos levará a estabelecer o posicionamento da Costa Rica como líder mundial em sustentabilidade e na luta contra as mudanças climáticas”, afirmou Adriana Acosta, diretora da essential COSTA RICA.

A aplicação da IA representou vantagens no desenvolvimento desta Estratégia, algumas das quais foram:

  • Eficiência: permitindo que grandes quantidades de dados fossem processadas de várias fontes, o que garantiu uma análise completa.
  • Profundidade de perspectiva: a IA permitiu a detecção de padrões e correlações sutis nos dados, fornecendo insights mais profundos sobre a dinâmica das percepções.
  • Análise prospectiva: por meio da IA, foram analisadas tendências futuras, possibilitando modelar cenários com base em múltiplas variáveis, com uma visão informada e completa.
  • Modelos preditivos: que possibilitaram modelar o comportamento futuro com base nas tendências globais, obtendo previsões mais precisas sobre as tendências futuras da mídia.

“O fato de a Costa Rica ser o primeiro país a desenvolver a Estratégia de Nation Brand usando inteligência artificial demonstra o quão avançada ela é e como está liderando o caminho em nation branding”, acrescentou José Felipe Torres, diretor global de marca nacional e local da Bloom Consulting.

A Estratégia 2035 da essential COSTA RICA foi lançada no final de 2023 com o objetivo de criar mensagens poderosas focadas nas mudanças climáticas e na sustentabilidade por meio do conceito de Inteligência Natural. Até o momento, a Marca Nação Costa Rica vem implementando ações para fortalecer a imagem da Costa Rica como articuladora de inovação e conhecimento sobre mudanças climáticas e preservação ambiental em diversos fóruns nacionais e internacionais.

Também trabalha em conjunto com o setor privado da Costa Rica em uma série de oficinas para introduzir a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas nas empresas, ao mesmo tempo em que alinha o programa de licenciamento da Nation Brand a essa nova narrativa. Além disso, estão sendo realizadas campanhas digitais e diversos treinamentos para talentos locais, especialmente jovens, sobre os temas da Estratégia.

“A Costa Rica já está bem posicionada em mudanças climáticas e preservação ambiental, razão pela qual com a Estratégia 2035 – e graças aos cenários futuros analisados com a ajuda da IA – estamos trabalhando para capitalizar o que o país construiu ao longo de décadas com ações específicas que ajudem a aprimorar sua imagem internacional e promover a implementação de táticas que reforcem a liderança da Costa Rica nesses temas”, finalizou Adriana Acosta.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2542261/Essential_COSTA_RICA.jpg

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/costa-rica-primeiro-pais-do-mundo-a-usar-inteligencia-artificial-para-criar-sua-estrategia-de-nation-brand-302292225.html

FONTE Essential COSTA RICA

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe