PR Newswire Brasil
Costa Rica: primeiro país do mundo a usar inteligência artificial para criar sua estratégia de Nation Brand
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 30 de outubro de 2024
PR NEWSWIRE
Juntamente com a Bloom Consulting, uma empresa internacional especializada em Nation Branding, a essential COSTA RICA usou quatro blocos de informações para desenvolver a Estratégia 2035: a) estudos anteriores sobre a percepção da Nation Brand como identidade digital e rankings; b) documentos estratégicos sobre a Costa Rica, como planos de descarbonização; c) relatórios globais sobre tendências futuras, como a Sitra Megatrends 2023, OECD Economic Outlook, Global Trends 2030 e mais de 10 relatórios adicionais; d) bem como entrevistas com partes interessadas nacionais de vários setores públicos e privados para conhecer sua percepção do país hoje e como eles percebem a Costa Rica em 10 anos.
Para se tornar o primeiro país do mundo a usar a IA no desenvolvimento de uma estratégia, a essential COSTA RICA e a Bloom Consulting inseriram os três primeiros blocos de informações em uma plataforma de inteligência artificial a ser processada e analisada em profundidade. Essa tecnologia não apenas permitiu identificar e avaliar as percepções atuais sobre a Costa Rica, mas também forneceu insights importantes sobre as tendências emergentes e o sentimento geral associado ao país na mídia internacional.
O sistema também gerou projeções sobre possíveis coberturas futuras da mídia, ajudando a antecipar áreas de oportunidade para aprimorar a imagem e a presença da Costa Rica em mercados globais estratégicos, bem como para tomar decisões mais informadas, permitindo que as estratégias de comunicação sejam ajustadas para maximizar o impacto positivo no público internacional.
Seguiu-se uma sessão de trabalho com as partes interessadas e as instituições que compõem a governança da Nation Brand, que definiu os projetos prioritários que receberiam a maior cobertura da mídia de acordo com os elementos do Modelo de Taxonomia de percepções da Nation Brand e da análise de IA, e que resultou nesse tema como foco da estratégia da Costa Rica: mudanças climáticas e preservação ambiental.
“Um dos cinco valores essenciais da COSTA RICA é a inovação; portanto, estamos procurando usá-la para criar a Estratégia 2035 aplicando IA e estamos muito satisfeitos com os resultados. Este roteiro nos levará a estabelecer o posicionamento da Costa Rica como líder mundial em sustentabilidade e na luta contra as mudanças climáticas”, afirmou Adriana Acosta, diretora da essential COSTA RICA.
A aplicação da IA representou vantagens no desenvolvimento desta Estratégia, algumas das quais foram:
- Eficiência: permitindo que grandes quantidades de dados fossem processadas de várias fontes, o que garantiu uma análise completa.
- Profundidade de perspectiva: a IA permitiu a detecção de padrões e correlações sutis nos dados, fornecendo insights mais profundos sobre a dinâmica das percepções.
- Análise prospectiva: por meio da IA, foram analisadas tendências futuras, possibilitando modelar cenários com base em múltiplas variáveis, com uma visão informada e completa.
- Modelos preditivos: que possibilitaram modelar o comportamento futuro com base nas tendências globais, obtendo previsões mais precisas sobre as tendências futuras da mídia.
“O fato de a Costa Rica ser o primeiro país a desenvolver a Estratégia de Nation Brand usando inteligência artificial demonstra o quão avançada ela é e como está liderando o caminho em nation branding”, acrescentou José Felipe Torres, diretor global de marca nacional e local da Bloom Consulting.
A Estratégia 2035 da essential COSTA RICA foi lançada no final de 2023 com o objetivo de criar mensagens poderosas focadas nas mudanças climáticas e na sustentabilidade por meio do conceito de Inteligência Natural. Até o momento, a Marca Nação Costa Rica vem implementando ações para fortalecer a imagem da Costa Rica como articuladora de inovação e conhecimento sobre mudanças climáticas e preservação ambiental em diversos fóruns nacionais e internacionais.
Também trabalha em conjunto com o setor privado da Costa Rica em uma série de oficinas para introduzir a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas nas empresas, ao mesmo tempo em que alinha o programa de licenciamento da Nation Brand a essa nova narrativa. Além disso, estão sendo realizadas campanhas digitais e diversos treinamentos para talentos locais, especialmente jovens, sobre os temas da Estratégia.
“A Costa Rica já está bem posicionada em mudanças climáticas e preservação ambiental, razão pela qual com a Estratégia 2035 – e graças aos cenários futuros analisados com a ajuda da IA – estamos trabalhando para capitalizar o que o país construiu ao longo de décadas com ações específicas que ajudem a aprimorar sua imagem internacional e promover a implementação de táticas que reforcem a liderança da Costa Rica nesses temas”, finalizou Adriana Acosta.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2542261/Essential_COSTA_RICA.jpg
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/costa-rica-primeiro-pais-do-mundo-a-usar-inteligencia-artificial-para-criar-sua-estrategia-de-nation-brand-302292225.html
FONTE Essential COSTA RICA
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Brasil Novavax e Gavi assinam contrato de compra antecipada para vacina contra COVID-19 para o COVAX Facility
7 de maio de 2021PR NEWSWIRE Novavax e Gavi assinam contrato de compra antecipada para vacina contra COVID-19 para o COVAX Facility PR Newswire GAITHERSBURG, Maryland, 7 de maio de 2021 Novavax entregará 350 milhões
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil PR NEWSWIRE – BRASIL :: Obras de arte multimídia de oito grupos de artistas estarão expostas nos aeroportos de Haneda e Narita a partir de 27 de fevereiro
11 de março de 2021Obras de arte multimídia de oito grupos de artistas estarão expostas nos aeroportos de Haneda e Narita a partir de 27 de fevereiro Agência de Assuntos Culturais apresenta a a exposição
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil PR NEWSWIRE – BRASIL :: Os apresentadores de transmissão ao vivo se unem para comemorar a resiliência e a criatividade na Premiação BIGO Gala Awards 2021
15 de janeiro de 2021Os apresentadores de transmissão ao vivo se unem para comemorar a resiliência e a criatividade na Premiação BIGO Gala Awards 2021 PR Newswire SINGAPURA, 15 de janeiro de 2021 SINGAPURA, 15 de
Saiba Mais