Agência Minera Brasil
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 8 de outubro de 2024
O ex-ministro da Fazenda e diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercados do Safra, Joaquim Levy destacou que impacto da transição energética terá no PIB do país será positivo. Levy citou projeção investimentos de cerca de R$ 2 trilhões em infraestrutura de energia e mineração, além da criação de 3 milhões de empregos nos próximos dez anos. Segundo ele, esses setores serão os motores para elevar a taxa de investimento em 20% do PIB até 2030.
“A transformação no setor mineral, impulsionada pela exploração de minerais críticos como lítio, cobre e níquel, deverá fortalecer a posição do Brasil como líder global na produção de insumos essenciais para a transição energética”, afirmou Levy.
Joaquim Levy fez uma palestra para executivos do setor de mineração e do mercado financeiro nesta terça-feira (5/10), durante o Invest Mining Sumit, realizado na B3, em Paulo. Ele abordou importantes questões econômicas globais, com foco no impacto dos juros nos Estados Unidos e as projeções para o Brasil. Ele citou ainda o papel crucial das políticas fiscais e monetárias na recuperação econômica e na sustentabilidade do crescimento. “Com legislação e regulação adequadas investimento estrangeiro virá”, disse.
Levy apresentou análises sobre a taxa de câmbio e da taxa Selic, que segundo, ele, desempenharão papéis chave na economia brasileira nos próximos anos, com a previsão de uma taxa Selic de 11,50% em 2024, caindo progressivamente até 8,50% em 2026. Esse declínio deve ser facilitado pelo cumprimento do arcabouço fiscal e ajustes em gastos específicos a partir de 2025. Com isso, espera-se um impacto positivo na dinâmica da dívida pública e no ambiente econômico.
Projeções e Desempenho Econômico
Levy ressaltou que, apesar de desafios econômicos e um cenário contracionista no curto prazo, a disciplina nos gastos públicos e o crescimento do PIB serão fundamentais para a trajetória positiva da economia. A previsão, segundo ele, é de que o PIB brasileiro cresça a uma taxa de 2,5% ao ano com uma política fiscal equilibrada e receitas adicionais geradas pelos investimentos em infraestrutura e setores como mineração e energia.
Leia também
-
Agência Minera Brasil ANM diz que não há risco iminente de ruptura de barragem da Vale em MG
12 de agosto de 2024Agência Nacional de Mineração (ANM) disse em nota que a trinca da barragem Forquilha V, em Ouro Preto (MG) foi devidamente tratada e fechada pela Vale e a área está em monitoramento constante
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil PEC DA AUTONOMIA ORÇAMENTÁRIA LEVA CENTENAS DE ADVOGADOS PÚBLICOS AO CONGRESSO NACIONAL
14 de maio de 2024Um ato no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, realizado nesta terça-feira (14), reuniu parlamentares e cerca...
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil SISMOLOGIA NA MINERAÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA MITIGAÇÃO DE RISCOS
25 de janeiro de 2024Os sismólogos estudam os movimentos da Terra, incluindo terremotos e vibrações causadas por atividades humanas, como...
Saiba Mais