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CGTN: China amplia sistema educacional para se tornar um país líder em educação

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 12 de setembro de 2024

PR NEWSWIRE

PEQUIM, 12 de setembro de 2024 /PRNewswire/ — Trabalhando como professora primária no município de Taishitun, em Pequim, Diao Rongchun se manteve profundamente comprometida com a educação em áreas montanhosas.

Adotando o conceito de “tolerância, gentileza, cultivo e educação”, Diao emprega um método de ensino baseado na interação, apreciação mútua e promoção mútua, prestando atenção ao crescimento de cada aluno.

Para isso, ela percorreu todo o município, visitando crianças abandonadas e alunos de famílias monoparentais em áreas montanhosas, formulando planos de estudo especiais para eles e ganhando a confiança e gratidão de seus pais.

Durante uma cerimônia de premiação realizada no domingo para homenagear professores modelo e grupos e instituições destacadas no setor educacional da China, antes do 40º Dia dos Professores, que cai na terça-feira, Diao, entre um total de 716 pessoas, foi premiada com o título de professora modelo nacional.

Ao discursar em uma reunião nacional sobre educação em Pequim de segunda a terça-feira, o presidente chinês, Xi Jinping, enviou saudações aos professores e outros trabalhadores do setor educacional em todo o país, pedindo esforços para avançar de forma sólida em direção à meta estratégica de construir a China em um país líder em educação.

Construindo um sistema educacional de alta qualidade

Até hoje, a China desenvolveu o maior e mais qualificado sistema educacional do mundo, alcançando um salto histórico no nível de popularização da educação.

Segundo dados oficiais, em 2023, existem 498.300 escolas de todos os tipos e níveis em todo o país, com 291 milhões de alunos matriculados em educação acadêmica e 18,918 milhões de professores em tempo integral.

Enquanto isso, as qualificações acadêmicas dos professores também melhoraram constantemente. Em 2023, 78% dos professores do ensino fundamental e 93% dos professores do ensino médio possuíam diploma de bacharelado ou superior. A proporção de professores com títulos profissionais sênior aumentou significativamente, incluindo a criação de cargos de professores sênior em escolas primárias e secundárias.

A taxa de matrícula no ensino superior aumentou de 30% em 2012 para 57,8% em 2021, marcando um salto histórico que significa que o ensino superior na China entrou em uma fase de reconhecimento generalizado. Muitas universidades e disciplinas chinesas alcançaram um nível muito avançado globalmente.

Além disso, a China enfatiza a importância igual e o desenvolvimento coordenado da educação profissional e geral, acelerando a criação de um sistema moderno de educação profissional para ajudar os alunos com diversos talentos e interesses a realizarem seu potencial.

Descrevendo o esforço para construir um sistema educacional líder como complexo e sistemático, Xi Jinping enfatizou a necessidade de se concentrar na tarefa fundamental da educação de promover a virtude. Ele pediu esforços para cultivar uma força de trabalho docente de alto calibre e enfatizou a importância de melhorar o status, o pagamento e o bem-estar dos professores para tornar o ensino uma das profissões mais respeitadas.

Xi também destacou a necessidade de desenvolver uma educação obrigatória de alta qualidade e equilibrada e de reduzir as disparidades entre áreas urbanas e rurais, regiões, escolas e grupos sociais.

Abrindo o setor educacional da China para o mundo

Na China, muitos grandes projetos nacionais dependem fortemente de tecnologias-chave fornecidas por universidades, que desempenham um papel crucial na pesquisa básica e são a fonte de importantes avanços científicos e tecnológicos.

Na Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023, universidades e faculdades ganharam 75,5% dos Prêmios de Ciência Natural do Estado, 75,6% dos Prêmios de Invenção Tecnológica do Estado e 56,5% dos Prêmios de Progresso Científico e Tecnológico do Estado, respectivamente.

Além disso, a China colabora em grandes projetos de pesquisa científica com países relevantes por meio do estabelecimento de centros de cooperação científica e educacional no exterior para enfrentar desafios globais.

Por exemplo, o Centro de Pesquisa Conjunta China-África, criado em 2013, é a primeira instituição científica e educacional abrangente construída no exterior pela China. O centro reúne instituições de pesquisa científica e ensino de 16 países africanos e da China para colaborar em campos como pesquisas e avaliações de biodiversidade, recursos hídricos e monitoramento do ambiente ecológico, criando uma rede que integra pesquisa científica e formação de talentos.

Até hoje, pesquisadores do centro publicaram conjuntamente mais de 600 artigos, realizaram mais de 30 cursos de formação internacional e sessões técnicas e capacitaram mais de 300 alunos de 14 países africanos.

A China também sedia várias conferências internacionais, como a Conferência Mundial de Educação Digital, estabelece oficinas Luban em vários países e amplia as trocas entre jovens chineses e estrangeiros, com o objetivo de construir um importante centro global de educação.

Durante a reunião nacional sobre educação, Xi enfatizou a importância de abrir ainda mais o setor educacional da China para o mundo, incluindo expandir as trocas acadêmicas internacionais e ampliar a cooperação em educação e pesquisa científica.

https://news.cgtn.com/news/2024-09-10/President-Xi-stresses-building-China-into-leading-country-in-education-1wMHdgqzPBS/p.html

 

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-china-amplia-sistema-educacional-para-se-tornar-um-pais-lider-em-educacao-302246539.html

FONTE CGTN

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